19.3.14

Suco verde


A base para um bom suco verde deve conter quatro categorias de substâncias: erva aromática/condimentar; fruta (suco/cascas); folha; legume. Opcionalmente pode-se acrescentar sementes, porém tornarão o suco mais calórico.
Erva aromática, eu uso salsinha, melissa, capim cidreira ou alfavaca que tenho gratuitamente; quando encontro hortelã na feira livre também compro e congelo. Pode-se usar condimentos secos como orégano ou louro. 
Umas folhas ou um ramo de uma variedade é suficiente. Tenho um limoeiro e uma goiabeira em vasos, de vez em quando coloco umas folhas velhinhas no suco.
Da fruta, eu prefiro a casca, deixo a polpa para comer noutra refeição: um pedacinho de casca de banana; minha querida casca de mandacaru (ou pitaia - para "varrer" os intestinos); casca de manga ou melancia/melão. Todas pode-se congelar; uma lasca de uma variedade basta.
Suco de laranja lima ameniza o sabor. Eu dou preferência para consumir a fruta inteira num outro lanche. Água de canela é ótimo para a base, contudo não uso porque prefiro tomar esta água noutra ocasião.
Gotas de limão, tomo em água e não no suco verde. Também não desperdiço minha aguinha de coco com o suco, saboreio-a a sós. Minha base é água geladíssima.
As folhas eu vario bastante, couve me empacha (causa gases) e uso apenas meia folha, que congelo enroladinha, sem talo. Gosto demais da chicória (escarola), acelga sem o talo ou as partes não tão estéticas da alface, como talos e folhas velhas (são calmantes).
Também busco folhas silvestres no sítio, com caruru, beldroega, trapoeraba, serralha (meio amarga), trevo (azedeira), brotos de amor-seco e outras, que congelo. A serralha deve ser um tipo de "dente de leão", pois suas sementes voam como tal. 
Grama também serve pro suco verde. Todas as mais comuns são comestíveis e adocicadas (não amargas). Ainda não precisei usar por ter abundância das outras, contudo grama geralmente é orgânica, dependendo do local onde vive. Não tenho pré-conceitos para com ela, pois a comemos na carne bovina.
Legumes eu utilizo os tradicionais: um pedacinho de beterraba, cenoura, tomate ou pepino. Uma variedade é suficiente, para não engrossar demais o suco. Se usei casca de melancia/melão, não uso pepino, pois são primos. 
Gengibre não coloco devido à gastrite: é ardido demais, assim como rúcula e agrião. Tomo o suco verde em jejum toda segunda e sexta-feira (pelo menos). É necessário aguardar meia hora, caso queiramos ingerir outros alimentos.
Para adoçar, o mel é boa pedida, seguido do açúcar mascavo ou demerara. Adoçantes artificiais deixam químicas cumulativas em nosso organismo - evitemos.
Eu não adoço meu suco verde. Prefiro encará-lo como um remédio: apesar do sabor rabugento, seus nutrientes me farão bem.
Para quem não consegue tomá-lo sem adoçar, lembre-se de que em 100 gramas do açúcar mascavo, há 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. No refinado,  há 2 miligramas de cada nutriente.
Quanto mais escuro, mais vitaminado e com menos aditivos químicos. O enxofre enfeita o açúcar mas rouba nutrientes, deixando calorias vazias. 
O açúcar demerara perde um pouco em nutrientes, se comparado ao mascavo, contudo não escurece tanto os alimentos, nem deixa o retrogosto característico de rapadura (que eu adoro). É mais difícil de dissolver, levando a maior consumo/ ingestão de calorias e é bem mais caro que o mascavo.
Imagem Net.

8 comentários:

  1. Uma bela variedade para se fazer um bom e saudavel suco verde, tão em evidencia.
    Ainda não os experimentei mas familiares usam muito.
    Um abração Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Tonin, "bão, bão" não é... compensa pela promessa (Promessa!) de pele jovial, cabelo brilhoso, emagrecimento.
      Quando chegamos aos 50, apelamos para tudo quanto é santo, esta é a verdade.
      Se meu pai estivesse vivo, nem sei o que diria sobre o sacrilégio de se pensar em comer grama!
      É claro que este exagerozinho é uma metáfora ao próprio ato de aderirmos ( como manada de vacas) aos modismos.

      Abraços também procê.

      Excluir
  2. Faz bem à saúde ,mas eu ainda não consigo encarar,rs...Lindo Outono! bjs,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Chiquinha!
      É realmente um ato heroico engolir aquilo, por isso introduzi uma pequena dose de grama ao texto. Quando a moda for substituída por outra, ao menos teremos lembranças engraçadas. Será?

      Beijão campesino.

      Excluir
  3. Cris,
    teu suco verde é um luxo! O meu é pobrinho,srsrs...vai suco de laranja ou abacaxi, cenoura,castanha do Pará e folhas de couve.Tudo sem açúcar.Anotei a dica sobre o adoçante e o açúcar demerara.
    " Fessora chama criatividade":)
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima noite, Calu!
      Eu, a cada vez faço uma gororoba diferente, porém sempre com erva, folha e casca. Legume, nem sempre.

      "Fessora" puxa criatividade, e como puxa!
      Outras beijocas caboclas.

      Excluir
  4. ~ Cris, eu não tomo o meu suco verde como um remédio! ~

    ~ Faço com cuidado para que fique muito saboroso!
    ~ E apreci-o em paz, num momento muito especial.
    ~ Adoço com sumo de maçã e uma colherinha de mel.
    ~ Além de sumo de limão, não deve conter mais fruta.
    ~ Mistura de frutas e vegetais provocam fermentações.

    ~ ~ ~ Beijinhos primaveris. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Majo!
      Eu só tomo suco verde pensando na pele, no cabelo, na silhueta, na energia... não ligo muito para o sabor.
      Na verdade, prefiro mais as frutas que os seus respectivos sucos, sou mais adepta da mastigação.
      Estou evitando a couve, pois não me cai bem. Meu pai sempre dizia que couve é veneno; meu avô, sogro dele, proibia a couve ao jantar, dizendo que não faz digestão. A mim, causa gases, incomoda.
      Eu me adaptei muito bem com as cascas de frutas, aliadas a ervas e uma hortaliça qualquer. Nem sempre coloco legume.
      O suco de limão, tomo com água, nos outros dias - em jejum.
      O mel, uso como sobremesa - uma colher de chá num pires (não todo dia, claro).

      Outros beijinhos, porém outonais (ainda sem queda de temperatura, mas a previsão é que tenhamos mínimas de 15 a 18 graus na próxima semana)

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.