13.4.14

Comes

Estou segurando meu peso em 64 kg até o final do inverno, para tanto é necessário manter o controle alimentar, contudo menos severo.
Nestas idas constantes à serra, fiz estoque de compota de goiabas, que necessito desovar. O bolo de fubá com a compota tem sido uma opção saudável e bem aceita aqui em casa.
O primeiro fiz em forma retangular, com meio pote (daqueles de sorvete) de compota. Por estar mal acondicionado, mesmo em geladeira, tive medo que azedasse, então usei no bolo.
Este é o segundo. 
As goiabas meia-lua ficam no fundo, devido ao peso. A massa deve conter pouco açúcar. 
Vai sendo devorado pouco a pouco. O fubá combina com goiaba.
Neste, usei este frasco com compota. Eu havia esterilizado em micro-ondas e estava ótimo, apesar de ser da primeira remessa.
Um pedacin procê com goiabas  caipiras, orgânicas!
Aqui, uma banana felipe. Há muitas frutas felipe (siamesas) lá na serra. Na infância, eu colecionava grãos felipe de café. Ainda acho estranho pessoas colocarem este  nome nos filhos.
Tenho trazido muitas frutas da serra. As jaboticabeiras estão floridas e as mexericas estão de-vez, assim como o pé de nêsperas.
Neste início de outono, com o fim de mandacarus, mangas e goiabas, temos anonas, caquis, limões (que duram vários meses) e abacates. Bananas, mamões e coquinhos, temos o ano todo.
Eu deixo um pouco na geladeira, verde, e vou abastecendo a fruteira conforme consumimos. Estes abacates, ao começar a amadurecer, vão arroxeando.
O abacate é fruta oleaginosa, o Par consome um pedaço todo dia, ao café da manhã, e eu consumo no lanche da tarde, com amêndoas de macaúba. É bom para saciar.
Aqui, fiz uma torta de frango e azeitonas, aproveitando as sobras.
Usei dois pedaços de polenta, um pouco de ovo pochê (tomate refogado com cebola e um ovo mexido) e caruru refogado: verdura (matinho) similar ao brócolis, que nasce sozinho. Tudo sobra de refeições.
Compus a torta com ingredientes normais: ovo, farinha, fermento, óleo. Enriqueci com frango desfiado e azeitonas pecadas. 
E também vai sumindo, sumindo.... olhe o verdinho do caruru.

2 comentários:

  1. ~ Meu Deus, tantas delícias!
    ~ Se eu estivesse aí, comia e chorava por mais.
    ~ Manda-me as porções da tua torta!

    ~ Cntinuação de bons passeios pela roça, boas coletas, saúde e boa disposição para degustar essas maravilhas ecológicas e viver com tão boa qualidade de vida.

    ~ ~ ~ ~ Beijo navegante! ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  2. Olá, Majo!
    Quem sabe um dia não viajes para o sudeste brasileiro... eu terei prazer em lhe servir alimentos caipiras, desde que seja lá no casarão da serra, em meio à natureza.
    Eu não possuo a opção de fazer longas viagens; mesmo nas férias, Marido tem sua oficina para cuidar. Também não temos a cultura de passar tempo longo fora de casa, então desfrutamos dos arredores!
    Abreijos campestres.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.