13.4.14

Cuecada

O domingo foi intenso lá na serra: os cavaleiros da vigésima quarta "cuecada" fizeram parada na venda do primo. Foram três horas num chega e sai de cavalos e homens, todos manqueteando devido ao ardor da cela.
O evento reuniu mais de 100 cavaleiros, inclusive de outros estados. Havia fazendeiro da Bahia, de Mato Grosso... os cavalos magníficos (e vários caríssimos), eram tantos que faltou mourão na minha cerca para poder amarrá-los.
Há homens de toda classe social no grupo devidamente uniformizado, pois aqui no interior muitas pessoas urbanas mantém seus cavalos em haras. Este é um hobby caro.
Dois jipes de apoio, também muito bonitos, carregavam carretinhas repletas de tralhas, inclusive um freezer onde vendiam bebidas e água aos participantes.
Alguns senhores já idosos reclamavam por estarem a quase quatro horas montados, pois saíram cedo duma fazenda no município de Poços de Caldas, aqui perto, e vieram cortando estradinhas de chão batido.
A nomenclatura "cuecada" diz respeito ao fato de ser vetada a presença feminina, o que originou em contrapartida, a caravana de amazonas "sutianzada", que já mencionei aqui, e acontece no segundo semestre. 
O evento calhou com uma reunião da parentalha rural numa fazenda próxima, deixando o primo com apenas dois auxiliares para servir petiscos e bebidas àquela "homarada". Um fuzuê.
O almoço (tardio) ocorreu logo abaixo, na fazenda Morro Grande. Quando passamos por lá, na volta prá casa, a mesma estava coalhada de caminhões para gado, vãs, caminhonetes, carretas para cavalos e afins. Uma animação.
E assim se ficha mais um fim de semana campestre tão simplezinho.

4 comentários:

  1. Simplezinho mas tão bem aproveitado! Coisa boa isso,não é? beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Chiquinha!
      A roça é sossegada, contudo tem seus atrativos. Caravana de cavaleiro é bonito demais, mesmo.
      Grande beijo a ti também, e uma semana tranquila!

      Excluir
  2. ~ Costumes bizarros, para nós, que também temos alguns, muito insólitos, como por exemplo, as touradas. ~

    ~ Como se chama essa serra?

    ~ ~ ~ ~ Abraço amigo. ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  3. Oi, Majo!
    Esta serra é um pedacinho à borda da famosa "Serra da Mantiqueira", pedacinho este chamado "Serra do Caracol".
    O local onde minha família vive se chama "Bairro Rural Mamonal".
    Sei que em Portugal, "cueca" é a peça íntima feminina, aqui é ao contrário: "cuecada" trata-se de um evento masculino, onde mulher não entra.

    Beijões procê.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.