1.4.14

Emoções

Estou aproveitando as malfadadas aulas de "Ensino Religioso" para trabalhar o melhor controle emocional por parte dos miudinhos. Há crianças que não controlam a própria raiva e explodem sobre o colega por motivos fúteis; há aqueles cujas mães reclamam ao portão:
_ Tia, ele não quer vir à escola... o que está acontecendo?  (?) a Inspetora de alunos fica irritada...
Há quem chore horrores por perder dentre os pertences, um marcador de textos, parecendo que morreu um ente querido. Tudo bem que à época do animismo, um marca-textos pode mesmo ser um ente querido, porém agora todos estão com seis anos!
Há também aquele que não entra sozinho com a fila, a mãe tem que levá-lo até a sala de aulas toda manhã.
Então estamos realizando comunicação oral sobre os sentimentos que temos e como expressá-los ou resguardá-los. Podemos sentir qualquer emoção, contudo não devemos descarregar nossos sentimentos sobre o grupo.
Sempre saliento com a criança quando ela se descontrola:
_ Eu gosto muito de você, todavia não gosto nada deste tipo de descontrole, ele não combina com uma criança de seis anos, forte e bonita. Quando há conflito, procure o "Ajudante do dia" para auxiliar na resolução.
Para registrar as aulas, sempre finalizamos com as caretinhas:
O que me deixa triste? Como resolvo?
 O que me causa medo? A quem recorro?
 O que me faz chorar tanto? Como controlar melhor este rio de lágrimas?
 O que me faz feliz? Como expressar minha alegria?
 O que me deixa irritado? Como controlar a raiva?
E é muito gratificante ver as crianças puxando o coleguinha "Ajudante do dia" pela mão, para moderar e conciliar conflitos banais que surgem a toda hora entre eles. Assim não paro tanto a aula para "apagar fogo" e o trabalho rende.

5 comentários:

  1. ~ ~ Ótima ideia, ter um auxiliar para resolver conflitos.

    ~ É uma época em que as crianças são muito egocêntricas e ainda não desenvolveram comportamentos socializantes, a época das "queixinhas", de fato, um sufoco!

    ~ Vai sair desse grupo, muito boa gente, quiçá um ministro da educação!
    ~ Que te deêm muitas alegrias!

    ~ ~ ~ ~ Abraço amigo. ~ ~ ~ ~

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  2. Oi, Majo!
    Esta estratégia de se ajudarem mutuamente, tendo uma "autoridade" a postos: o "Ajudante do dia", faz com que exercitem a autonomia e independência.
    Espero mesmo que se tornem adultos íntegros, cooperativos e senhores de si.
    Outro abração a ti.

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  3. Olá amiga Cristina.

    Educar crianças não é, de todo uma tarefa/trabalho fácil. Devemos ensiná-la a ter respeito, amor e a perdoar o seu colega, a ser amigo. Estes valores são deveras importantes, exprimem emoções.

    Bom fim-de-semana.

    Beijinhos,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

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  4. Olá, Cris!
    Realmente a responsabilidade sobre a turminha é imensa: é o tempo todo instruindo e educando, educando e instruindo... contudo vale a pena, pois é algo concreto em prol de um Brasil melhor.

    Excelente semana que se inicia.
    Abreijos!

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