13.5.14

Até o diabo sai de perto...

Sou perseverante neste tal de suco verde, ao qual conhecia apenas em teoria e fui apresentada fisicamente no início deste ano, com a reeducação alimentar.
Me adaptei bravamente à meleca e sinto falta. Em janeiro, só tomava uma vez por semana; em fevereiro passei para a dosagem correta: toda segunda e sexta, de manhã.
Em março, comecei a tomar também de vez em quando à tarde, antes da corrida... em abril já estava sentindo "vontade". Não é bem vontade, é uma saudade da sensação de leveza, de missão cumprida.
Ainda a pouco, no lanche da tarde, a única coisa que me apeteceu ingerir foi esta pasta verdolenga! Fui lá em casa (aqui ao lado) e preparei minha alquimia. A poção mágica, para ser radical como eu gosto, precisa conter coisas exóticas.
Botei um rabo de calango (deixei o pobre sangrando e rabicó), o sangue de um sapinho que morava no quintal, as patas da barata que matei ontem, e para mostrar que sou uma moça urbana e civilizada, hoje coloquei alface!
Nem tão poderosa. Coloquei meia banana com casca e tudo, alguns brotos de trapoeraba, um pezinho de beldroega com flor, algumas azedetes (trevo), uma tampinha de limão (com a casca), o último broto de picão (amor seco). Todas essas plantas eu conheço da infância.
Para aproveitar os talos da alface que o meu Par almoçou, também pus no suco. Normalzinha! O sabor? Aguardo, aguardo... dizem que com o passar das décadas, o paladar se acostumará.  
Estou me sentindo uma fada, quase a flutuar. O danado é mágico mesmo, e falando sério, a tampinha de limão (limão cavalo) tapeia o sabor excêntrico da "mataiada" e o torna sorvível.
E a minha gastrite "milenar" que sumiu? As bactérias estomacais fugiram das ervas.
Casca de mexerica, mamão com casca, melancia com casca e semente, tudo vale para encorpar e enriquecer o suco. Eu não o gosto doce, então evito a parte vermelha da melancia. O fundamental é higienizar tudo muito bem. E boníssimo apetite!
Imagem daqui

9 comentários:

  1. Sério!!!!!??? Você consegue tomar esta gororoba? Hirrrc!
    Eu tentei, mas não gostei, não me apeteceu este treco verde, mas agora você falando tão bem do tal suco, fiquei aqui pensando, pensando, pensando ... e, ainda continuo não gostando do mesmo, mas acho que vou tentar de novo. Quem sabe!?
    Você tá parecendo uma bruxinha na narração desta mistureba.
    kkkk
    um beijinho carioca


    ResponderExcluir
  2. Olá, Alfazema!
    Tente novamente ao acordar. Mas não pense que irá gostar do sabor. Irá adorar dos efeitos: ótima hidratação, excelente trânsito intestinal, sensação prolongada de saciedade (não coe).
    Quanto às propriedades do suco, dependerá dos ingredientes, que devem variar ao máximo, pois algumas folhas em excesso são tóxicas: espinafre, por exemplo.
    É bom constar folhas, legumes, frutas (cascas) e uma oleaginosa (mas este item engorda).
    Hoje fiz com chuchu, prevaleceu o sabor da casca de mexerica. O suco é como uma sopa crua, ou uma salada líquida.
    Se tomar, escreva sobre!
    Beijitos daqui também.

    ResponderExcluir
  3. ~ Cris querida, bem dispenso o teu suco amargo!

    ~ Que não me falte uma maçã ou laranja e stévia para adoçar!
    ~ Faço o suco na máquina e depois bato com a fruta e aromáticas.
    ~ É diferente.

    ~ ~ ~ Ventosos, mas amistosos beijos do sudoeste europeu. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Majo!
      Não é amargo, porém tem sabor de mato, de grama cortada, amenizado pelo azedo do limão. Meu suco verde é bem denso, tipo sopa fria ou uma salada líquida (pastosa). Estranho até.
      Quando boto laranja, ela vai inteira, retirando-se apenas as sementes e excesso da casca fina. Por isso a consistência é de mingau.
      Este suco docinho, normal, feito com polpa de frutas, faço para o filho.
      Outros beijões do sudeste brasileiro, sem ventos por enquanto.

      Excluir
    2. ~ Não entendeste.
      ~ Eu faço sumo de vegetais e bato com uma fruta inteira, aromáticas e sumo de limão.
      ~ Também fica grosso.
      ~ ~ ~ XX ~ ~ ~

      Excluir
    3. Ah, então o seu é tão pastoso quanto o meu e vale por uma refeição tambem! apenas você equilibra melhor o sabor! Eu, doidinha, em vez da fruta, uso as cascas.
      Vou colocar espinafre pela primeira vez, porém com muita moderação, devido ao ácido oxálico.
      Estou gostando de usar chuchu. Me deixa tão calma durante a aula...
      Bom apetite para nós duas!

      Excluir
    4. ~ ~ ~ XX ~ ~ ~

      Excluir
  4. Cris,
    essa mistura está mais pra feitiço de bruxa...abracadabra, pé de cabra, rsrsrsrs
    O meu suco verde é pobrinho perto do teu.Ele recebe o nome que a folha de couve lhe dá.Vou me aprimorar e acrescentar alguns ingredientes que vc aconselha...só alguns:)
    Bjkas e bom final de semana.
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Calu!
      Vá mesmo com calma nos ingredientes, todavia a couve pode ser enriquecida com todas as hortaliças da feira: couve, salsinha e acelga, por exemplo.
      Só não pode usar espinafre todo dia devido à grande quantidade de ácido oxálico que a planta possui para autodefesa!
      As cascas de frutas são para aproveitar os nutrientes, e para agregar fibras. Só um pedacinho não encorpa tanto o "creme".
      O limão (ou outra fruta cítrica) enriquece e ajuda no sabor. Se acrescentar uma oleaginosa, terá um café da manhã completo.
      Um beijinho enfeitiçado aqui do interior.

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.