20.5.14

Dengue

Mosquito da dengue
Meu filho contraiu a doença... há epidemia, tanto aqui no bairro, quanto em São Carlos, onde ele estuda aos finais de semana.
Desde quarta à tarde com dores no corpo e febre, passou pelo médico na quinta após o trabalho e ficou de sobreaviso: hidratação, antitérmico (paracetamol) e repouso.
Trabalhou na sexta, foi para São Carlos e passou o restante do tempo repousando. Ontem de manhã, nova consulta e exame em mãos: modalidade clássica. 
Amanhã cedo, fará hemograma de acompanhamento. No momento, está no trabalho, deixando algumas coisas em ordem.
O paracetamol não deve ser usado pois mais de 7 dias, devendo ser trocado por dipirona, para evitar lesão no fígado. O ideal é espaçar ao máximo as doses de ambos, pois o vírus da dengue já fere o fígado por si só.
Muitos medicamentos que afinam o sangue são perigosos, principalmente à base de AAS (Ácido Acetil salicílico) e são totalmente contra-indicados. Sempre há risco de hemorragia, mesmo na modalidade clássica, e a imunidade cai muito, devido à briga do organismo com a colônia viral.
A alimentação deve ser leve, ministrada a cada três horas, rica em proteína: carne vermelha magra, ovos, oleaginosas e alimentos probióticos como leite fermentado e iogurtes. 
A água de coco e determinados sucos ajudam na hidratação. Abacate, kiwi, folhas escuras, brócolis, beterraba, também auxiliam no aumento de plaquetas, que caem demais com a dengue.

Descobri que alguns alimentos que contêm salicilatos (contendo concentrações maiores de ácido salicílico) e os de ação antitrombótica (que evitam coagulação) devem ser evitados em caso de dengue, devido ao risco de hemorragias.
Por outro lado, como oferecer uma alimentação balanceada, restringindo tantos alimentos como suco de maçã, sopinha com batatas, água com limão? Se não é seguro ingerir limão e tangerina, como oferecer suco de laranja? 
Sem contar, que a lista dos salicilatos mais concentrados é controversa. Em determinados textos, abacate é benéfico, em outros é maléfico!
Os que mais aparecem nos textos são: ABRICÓ, AMEIXA FRESCA, AMÊNDOA, AMORA, BATATA, CEREJA, GROSELHA, LIMÃO, MAÇÃ, MELÃO, MORANGO, NECTARINA, NOZES, PASSA, PEPINO, PÊSSEGO, PIMENTA, TANGERINA, TOMATE e UVA.
Os alimentos que contém ação antitrombótica são: ALHO, CEBOLA, GENGIBRE (segundo a Associação Brasileira de Nutrição - Asbran).
Se tais alimentos podem realmente pioram o quadro da pessoa com dengue, melhor evitá-los por estes dias, contudo será que a concentração do ácido é mesmo significativa? E o inhame, é realmente milagroso ou apenas mito? estou com a pulga atrás da orelha. 

12 comentários:

  1. Não se consegue exterminar esse mosquito horroroso! Pena!1 Que fique bem o teu filho e temos que cuidar!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Cris,
    essa epidemia horrorosa é de amargar.Não sei destes fundamentos sobre alimentação, mas é sempre bom cafucar até descobrir.Desejo melhoras rápidas pra teu filho.
    Bjos mil.
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico-lhe grata, Calu!
      Ontem ele fez o hemograma e o resultado foi ótimo, incluindo as plaquetas, que estão dentro do limite mínimo (sem risco de hemorragia).

      Abreijos a ti também.

      Excluir
  3. Olá, Chiquinha!
    Olha, com esta falta d'água terrível ainda temos surto de dengue... imagine se fosse na estação molhada?
    De agora em diante, a doença requer mais cuidados, pois já sugou o organismo. Quem já passou por ela aqui no bairro, não teve maiores problemas.
    Fico grata por seu apoio,
    Grande beijo também a ti.

    ResponderExcluir
  4. Poxa, espero que seu filho já esteja se recuperando e tenha forças para combater rapidinho esta moléstia!
    Mas, com uma mãezona tão bem preparada e sabedora dos bons alimentos, ele certamente ficará ótimo rapidinho.
    Dizem que o inhame é mesmo curativo para muitos casos, só não sei se para este também o é, melhor consultar alguém bem informado no assunto.
    Melhoras pro filhão!
    um abraço carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Beth, o inhame ele descartou totalmente, contudo aceitou reduzir aqueles alimentos de maior risco, visto que são poucos dias.
      Como é difícil uma vacina, e tão imprescindível!

      Grata pelo apoio,
      Grande abraço interiorano.

      Excluir
  5. Desejo que o filho ja esteja em boa forma e que as autoridades juntamente com a comunidade trabalhem no sentido de exterminar esta coisa de nosso meio.
    Boas orientações e pesquisas Cristina, a gente fica mesmo numa corda bamba sobre o que faz ou não mal.
    Desde criança que meus pais tinham muita fé no Inhame aquele chinês de cor cinza quando cozido.
    Alguns afirmam que é excelente depurativo do sangue.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Tonin!
    Quem sabe a vacina contra dengue esteja disponível em breve... estávamos na maior seca, e não sei como o mosquito se reproduziu tanto.
    Na minha infância rural, cozinhávamos inhame (daquele normal) para os porcos e comíamos saladinha. Meu pai curava inflamações com raspinhas de inhame, feito pomada; usava inclusive nos animais.
    Deveríamos deixar o monopólio da batata inglesa e voltar a essas fontes alternativas (e mais ricas) de carboidratos.
    Grata pelo apoio a filho, que está melhor.
    Outro abraço procê.

    ResponderExcluir
  7. ~
    ~ Fiquei muito admirada!
    ~ Pensava que havia um tratamento próprio e eficaz contra o dengue!
    ~ As águas paradas e mortas de que nos falaste são um perigo, pois o mosquito adora-as.

    ~ Entre os alimentos antitrombóticos, está a salsa que é um fluidificante do sangue.

    ~ Gosto de inclui-la no meu suco verde, mas só uns raminhos.

    ~ ~ ~ Boa recuperação para o teu filho. ~ ~ ~

    ~ ~ ~ ~ Abraço amigo, ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  8. Você viu, Majo? O tratamento para esta virose tão perigosa é Paracetamol, líquidos e cama... mais nada.
    Ansiamos por uma vacina, visto que as águas paradas estão muito longe daqui. Estávamos em plena seca, sem quase nem água corrente, e mesmo assim, há epidemia em grande parte do interior paulista - uma vasta região.
    Não sabia que a salsinha é antitrombo, também a uso no suco verde.

    Grata pela preocupação com o filho, a dengue dele foi bem leve - só perdeu 1 dia de trabalho.

    Outros abraços apertados.

    ResponderExcluir
  9. ~ Nunca imaginei que não houvesse tratamento para o dengue! ~

    Recentemente, descobriram um medicamento para a gripe-- um tal Tamiflu, mas agora só receitam em casos muito graves, pois têm receio que os virus criem resistências.

    ~ O Tamiflu foi criado à base de um princípio ativo existente no anis estrelado. Então, lembrei-me que a prima que tem problemas de imunidade, bebe chá preparado com estas estrelinhas.

    ~ ~ ~ Beijos. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Majo, até agora o repelente é o paliativo mais eficiente, contudo nem tanto, pois as fêmeas picam inclusive sobre o jeans.
      Um problema de países tropicais, onde mosquitos proliferam com facilidade.
      Não sabia do poder do anis estrelado... seu sabor é parecido ao da erva doce, comum aqui.

      Beijoquitas.

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.