20.5.14

É o fim da picada!

Esta expressão mateira diz respeito às trilhas que os caboclos faziam para procurar caça nas capoeiras. Quando não havia mais picada, a situação ficava nebulosa, encrencada, sem saída.
Minha segunda-feira começou quente na escola. Lá estava eu ajeitando a sala, quando exatamente sete horas, soou estrondosamente o sinal, a ponto de rachar a parede.
Fui ao pátio buscar minhas duas filas de 22 crianças, e pelo caminho ouvi choro e reclamações. Ao acomodá-los nas carteiras, fui sendo bombardeada com lamúrias: L estava encapetado brabo. 
Havia dado uma imensa cabeçada no E; beliscou a V a ponto de "sair o corinho" ; empurrou A pelo ombro, jogando-a na parede; deu um muro na boca da I, que chorava compulsivamente. Tudo isso já havia acontecido na segunda-feira, 7 h 00 da manhã!
Admoestando-o no corredor, senti que havia prazer naqueles olhinhos, sensação de puro poder. L não apresenta Transtorno Desafiador, apenas teve um final de semana de absoluta falta de limites. 
Então vamos lá:  atitudes ruins trazem consequências ruim. Ele queria pedir desculpas rápidas (sem aperto de mão - exigiu) e se isentar das responsabilidades. Fácil, fácil, mole, mole.
Não! Se divertiu `as custas da turma, então não precisa se divertir mais no recreio. Fará reforço comigo; pois necessita muito. E serão quatro recreios, um para cada "divertimento". A coisa está funcionando; trabalho alfabetização e intensifico os pontos comportamentais preocupantes.
Para não deixar barato, ao final dos castigos das consequências, ele faz questão de frisar:
_Moeza, moezinha (comendo os /L/ )!
Tão bonitinho naqueles olhões azuis, que dá vontade de morder!
Ao final da semana, o avanço em alfabetização será visível pelas "aulas particulares" que L vem recebendo; espero que também os avanços em cidadania ocorram, mesmo que lentamente.
Daqui a imagem.

11 comentários:

  1. Bom dia Cris:)
    Tenho certeza que vai resultar:))))
    ...estou com um problema de lingua, porque eu sei que vocês chamam de um jeito diferente, mas não me lembro: Estes livros de banda desenhada (será tirinhas que vocês chamam...) foram a minha companhia quando eu era bemmmmm pequena:) o tio patinhas, o pateta, a mónica, o bolinha, o cebola...e aquele que deus me livre de tomar banho...os livros chegavam a Portugal diretos do Brasil, a linguagem nos balões era completamente diferente da nossa e eu AMAVA!!!!! Aprendi a falar muita coisa do vosso jeito docinho MUITO antes de haver novela por cá:)))) primeiro chegou a banda desenhada:)))))

    Jinhoooooooosssssss (Já soprei bastante, logo, logo a chuva tá chegando:) viu, Amiga?!?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gê!
      São os gibis! As tirinhas são aqueles pedacinhos de gibis que aparecem nos jornais; só uma tirinha mesmo.
      Maurício de Souza é muito trabalhado nas escolas (seus personagens). O que eu mais gosto é do caipira "Chico Bento"... por que será?
      O Cascão é xodó da criançada, justamente por ser tão sujinho.
      Eu amo ler livros no português de Portugal, todavia só tive acesso a eles na vida adulta, pena.
      Quantos às chuvas, para amanhã há previsão de 8 mm. Melhor que nada. A última chuva que tivemos foi no dia 2, porém branda.
      Agradeço seu apoio, e continue assoprando.
      Grandes beijocas esperançosas às três.

      Excluir
  2. Não é mole essa tarefa!Tomara as mudanças apareçam!!bjs,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Chiquinha!
      E não é que os comportamentos de L estão mais conscientes desde segunda-feira? Esta família se deixa chantagear por ele, não limita as ações negativas.

      Beijão interiorano!

      Excluir
  3. E com certeza os avanços virão com tanto empenho...nossas crianças precisam receber essa educação de valor...além da educação formal...Gostei de teu trabalho por aqui..também sou dessa área educacional e muito me anima encontrar parceiros de área que trabalham com afinco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda, Colega!
      Na idade de meus miudinhos, a educação formal se entrelaça o tempo todo com a moralidade infantil, tão necessária nesta época.
      Às vezes, algumas questões são tão complicadas, que deixo-as "de molho", para resolver com calma e diminuição de erros.
      Até Breve.

      Excluir
  4. Eu tiro meu chapéu para os professores, pois não é nada fácil lidar com crianças.Haja psicologia e paciência. Senti uma saudade quando você diz que foi buscar sua fila.
    Um carinhoso abraço Cristina.
    Belo fim de semana a você.

    ResponderExcluir
  5. Então, Tonin, a criançada vive em ebulição. Respirar fundo (1000 vezes) antes de agir é a melhor solução.
    Nós fazemos as filas, para trabalhar matemática: correspondência biunívoca ( pares menino - menina); seriação (do menor para o maior); organização espacial (distância inteligento do outro); sendo estético (sem fila torta).
    sabe, nunca pensei nestes conceitos quando era aluna (em fila).
    Tenha você também um final de semana tranquilo!

    ResponderExcluir
  6. ~ Uma santa paciência Cris!

    ~ E há quem insista em representar os anjinhos, louros e de olhos azuis...

    ~ ~ ~ Beijos muito amigos. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  7. Então, Majo, nossos anjinhos tropicais são bem mais tostadinhos... contudo o L, apesar dos cabelos negros, é dono de enormes olhos azuis, o levadinho.

    Beijoquitas mil.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.