15.5.14

Leite bovino?

Desenho Vaca leiteira pintado por vaquinha
Existem na Net e na boquinha das nutricionistas, muitas apologias ao consumir e ao abolir seu consumo. A questão da baixa tolerância à lactose, das alergias, acaba sendo um pormenor ante tantos outros fatores.
Relacionado à lactose, a partir dos 4 anos, nosso corpo começa a digerir mal este açúcar. Quem se dava bem com o leite, pode "ficar de mal" com o passar das décadas. É meu caso. 
Em minha adolescência, trabalhando numa fábrica desde o final da déc. de 70 até 1985, recebíamos toda tarde (15 h 30), um copo de leite com café. O leite vinha fresquinho do sítio do proprietário da confecção.
Semente mais tarde vim a saber que se tratava duma lei, obrigando empregadores a fornecê-lo, pois "limpariam" os pulmões dos funcionários expostos a pó (E. P. I.?).
A fábrica era uma confecção de roupas de brim e gerava poeira de algodão. Muitas outras empresas forneciam meio litro de leite a seus colaboradores, devido à estranha lei.
Me lembro que este "lanchinho da tarde" era um momento de intenso prazer, frente a uma rotina extenuante de cumprir metas, produzir e produzir. Conversávamos por uns minutos, matávamos a fome que já se instalava e voltávamos revigoradas às respectivas máquinas de costura (a minha era overlock).
Os leites atuais, armazenados há meses na caixinha, são muito diferentes daqueles de minha infância, tirado e fervido na hora. Se sobresse um gole ao final do dia, ia para os animais.
Nossas vaquinhas caipiras e orgânicas (Fortuna, Fortaleza, Favorita e Fumaça), produziam no máximo quatro  litros de leite, num tempo curto, enquanto o bezerro fosse bebezinho. Hoje, quarenta litros é o mínimo, e o tempo de lactação, imenso.
A pasteurização/esterilização elimina micro organismos, inclusive os probióticos; a industrialização dos derivados lácteos suga dele boa parte de sua gordura (não tão necessária).
Também é notório que o leite atual está contaminado com pesticidas (carrapaticidas, vermífugos e afins), agrotóxicos das pastagens artificiais, antibióticos e hormônios. 
O hormônio de crescimento, aplicado para ampliar o período de lactação das vacas, aparentemente faz nosso pâncreas produzir mais insulina, causando picos de açúcar e possível hipoglicemia, que pode causar mal estar e reserva de gordura (engordar).
Eu, que sempre ingeri o mínimo de antibióticos, poderia estar recebendo dozezinhas "grátis" através de certos alimentos (não apenas leite) e deixando meu organismo  perigosamente resistente a eles.
Consta na Net, que a China ingere pouco leite, tendo vegetais como principal fonte alimentar, e apresenta um índice baixo de casos de osteoporose. Os USA, ao contrário, pelo excesso de leite, tem grande incidência da doença, sendo que absorvemos 32% do cálcio deste leite, que é para bezerros e não humanos.
Certa vez, um médico me disse que a osteoporose começa na infância: quem vivia nas goiabeiras, como eu, não quebra. Nunca quebrei mesmo, apesar de ingerir leite de vez em quando.
Tais agentes nocivos podem acelerar processos cancerígenos e agravar doenças crônicas. Em contrapartida, sempre soubemos dos benefícios deste alimento quase completo, inclusive sendo de fácil consumo a pessoas debilitadas.
Em substituição ou complementação, há os leites de cereais, oleaginosas ou leguminosas, inclusive com receitas fáceis a rolar na Net. Na verdade, são extratos: de soja, arroz, aveia, amêndoas diversas.
Tais bebidas concentram elevados índices glicêmicos, suas proteínas são inferiores e a absorção é ligeira. Cálcio e vitamina D também são deficitários. O correto seria consorciá-los com derivados do leite bovino.
Há quem adore leite, sempre tomou e não sente malefícios. Eu consumo com moderação, pois sinto o aumento de gases intestinais quando ingiro em excesso. Meus familiares também fazem uso, contudo consciente. 
Extratos, apenas a avó usa, devido à diverticulite. Creio que informação atualizada e de várias fontes, equilíbrio e diversificação alimentar são as melhores formas de rebater as polêmicas que envolvem todos os alimentos, água mineral e até o ar que respiramos.
Você aceita uma xícara bem fininha, repleta de leite semi quase fervendo, com café solúvel e tiquinho de açúcar? Um bolinho de fubá com erva doce acompanha.
Imagem: essa

9 comentários:

  1. Eu aceito, até porque sou cafezeira e tomo leite numa boa desde sempre! Quem não tem alergia à lactose, mas tem excesso de produção de muco, não pode tomar leite ou qualquer laticínio. Se tiver a dúvida, melhor tomar na forma de iogurte.
    Eu começo o dia tomando café com leite, adoro! Eu espero que isso nunca me seja tirado pois é uma mania que carrego desde a infância.
    Não dá para ingerir cálcio e ficar parado! O ser humano só produz osso quando realiza exercício de impacto e toma sol, por isso fazer uma caminhada nos horários de sol "bom" é recomendável!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luma!
    Já fui muito mais "leiteira" que hoje, porém no inverno ingiro bem mais que no verão (à noite).
    Quanto ao muco, li mesmo que pessoas com problemas respiratórios devem ter mais cautela com laticínios.
    Preciso adiantar minhas corridas, ao menos aos sábados e domingos, para me beneficiar do sol das 16 h 00, neste período do ano. Mudarei a mania de aguardar o sol se por.
    Grata pelas informações, sempre tão completas,
    Outros beijões.

    ResponderExcluir
  3. ~ ~ Quem não bebe leite habitualmente não tem desenvolvidas algumas bactérias da flora intestinal que ajudam a sua digestão e a fixação do cálcio. Será preferível optar no Inverno, por café com um pouco de leite e queijo, iogurtes naturais no resto do ano.

    ~ ~ ~ O teu artigo sobre o leite, está excelente! Parabéns amiga. ~ ~ ~

    ~ ~ ~ Gostas de aprender e és muito estudiosa. ~ ~ ~

    ~ ~ ~ ~ ~ Beijinhos chuviscados. ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  4. Ótima tarde, Majo!
    São tantas informações nutricionais sobre a maioria dos alimentos, que algumas vezes acabam controversas entre si.
    Será que três copos de leite na semana, além de queijo e esporadicamente iogurtes, é suficiente para manter a flora?
    A Luma me ensinou que para melhor fixar o cálcio, também devemos correr/caminhar antes do sol se por, absorvendo a vitamina D.

    Fico grata pelo elogio, pena que o tempo seja curto...

    Beijos ressequidos deste sudeste brasileiro.

    ResponderExcluir
  5. ~ ~ É verdade, Cris.
    ~ O exercício físico e a vitamina D, são fundamentais para a fixação do cálcio que evita a osteoporose, mas não só, ambos são excelentes na prevenção do câncer.

    ~ A quantidade ótima depende da idade. Para os adultos, três copos de leite ou o equivalente. É preciso ter cuidado com o excesso de colesterol.
    ~ Eu tomo, no Inverno, suplemento de vitamiba D.
    ~ Vós não precisais, pois sol é um bem que tendes com fartura.

    ~ ~ ~ Abraço amigo. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Majo!
    Meu consumo diário, equivale em média a um copo apenas. Em finais de semana, consumo mais, considerando também o uso em pães, bolos, mingaus, os queijos, iogurte e creme de ricota.
    Marido e filho consomem mais: usam queijo branco no café da manhã e leite fermentado no lanche matinal (que eles não tinham o hábito). À noite, eles tomam leite, eu não. Preciso intensificar os mingaus de aveia...
    Quanto à vitamina D, eu uso a motocicleta, então fico exposta ao sol (com protetor solar). Realmente temo sol demais, principalmente no inverno, onde o céu é límpido.
    As minhas corridas tem sido diárias (com raras exceções). O que me falta é aproveitar melhor os derivados do leite, pois estes não me fazem mal.

    Um abraço apertado de volta!

    ResponderExcluir
  7. ~ Realmente um copo é muito pouco, Cris.

    ~ Toma muito cuidado pois os ossos perdem muita densidade antes da carência de cálcio ser notada nas análises.

    ~ Mas já nos disseste que na tua região há queijo bom e barato, repara que 30g de queijo curado equivale a um copo de leite, meio curado, 50 - 70g.

    ~ ~ ~ Beijos. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  8. Vou intensificar o consumo das fatias de queijo branco, visto que o leite acabo não tomando... ainda mais agora, com o hábito do suco verde!
    Aqui em casa, consumimos um queijo médio por semana, com cerca de meio kg, porém preparo mais lanches com ele para meus dois que para mim. Devo ficar mais atenta.

    Grata pela dica, abreijos paulistas.

    ResponderExcluir
  9. ~ ~ ~ Beijos. ~ ~ ~

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.