4.5.14

Reima

   

Ontem, no lanche da tarde, ingeri melancia, jabuticaba (que trouxe da serra) e inadvertidamente provei alguns pedacinhos de rebarba de carne bovina, junto ao meu Par.
Rebarbas são aquelas aparazinhas que sobram ao limpar a parte nobre da peça de carne. Eu costumo eliminar a gordura e aproveitar as rebarbinhas, cozinhando-as em pressão. Ao sentir aquela queimadinha, grudando ao fundo da panela, é só desligar, atirar uma cebola mal picada, acertar o sal e degustar como petisco. "Bão"!
Mas prá quê eu fui ingerir os petiscos bovinos sobre melancia e jabuticaba? É claro que prejudicou a digestão. Já passava das 16 h 00, então continuei despreocupadamente a limpar a cozinha, lavar panelas.
Por volta das 17 h 15 percebi que estava ficando com mal estar, "empachada". Fui fazer minha corrida, pois não havia sol. Lá na pista, me lembrei da asneira que havia cometido. Claro que a corrida amenizou um pouco os sintomas.
Após o banho noturno, fiz o suco verde e ingeri. Ih, a situação apenas piorou... fui preparar atividades escolares até a hora de dormir, já temendo a noite esperadamente mal dormida.
Acordei duas horas após o sono, com enjoo e boca amarga, salivando. Passei um tempo sentada na sala de jantar copa, tomando água, até que conseguisse verter tudo.
Continuei a tomar água bem gelada para abrandar o esôfago ardente. A noite foi de pesadelo, sonhos estranhos, até 4 h 40, quando enfim o celular despertou. Ufa! Vamos pedalar para espairecer.
Resumindo: eu sempre tive respeito pelos alimentos tabus. Na minha infância roceira, os alimentos reimosos eram muitos. Dentre eles, jabuticaba (com caroço) e melancia (incluindo os primos melão e pepino), por serem de difícil digestão.
Minha mãe conta que quando eu tinha três anos, comi paca que meu pai caçou; fiquei cheia de feridinhas (ela não sabia que era alergia: cozinha-se bem a caça, mata-se os micro-organismos, mas as toxinas ficam).
Aos onze anos, comi muita carne bovina pela primeira vez, na matança de um boi para o natal. Era época de manga, outro alimento reimoso. Tive treze furúnculos (cabeça de prego) nas nádegas e coxas, que doeram muito e duraram duas semanas. Há algumas marcas até hoje.
Os antigos diziam:
_Cedo é ouro, meio-dia é prata, à noite mata.
Ovo frito, carne suína e de caça, laranja com bagaço (mexerica, bergamota, tangerina, lima), manga de-vez (quase madura), amendoim, couve refogada, banana verdolenga (não tão madura) sujavam o sangue.
Quando alguém se feria, ficava doente, paria bebê, menstruava, esses alimentos eram terminantemente proibidos, a qualquer hora do dia, incluindo salada de folhas (devido ao tempero com limão cavalo e gordura animal), pimentão, tomate cru, pela acidez (não se sabia da solanina) e leite de vaca (o leite caipira era muito gordo - ignoravam a lactose).
Os alimentos "quentes" também eram controlados: diversos chás, como de canela; feijão; pimentas; chocolate; gengibre; carnes vermelhas; ovos; café, eram considerados bons para resfriados (frio) e frigidez sexual (frio). Para o sistema digestivo eram considerados preocupantes, assim como em febres e inflamações, necessitando um período de pousio.
Os alimentos mansos, como arroz, frango caipira, legumes e verduras refogados, sopas, mingaus, derivados do milho eram considerados hígidos e podiam ser consumidos livremente, evitando-se alimentos "pesados" durante a noite: pães e outras massas, feijoada, carnes assadas, frituras, molhos com queijo.
Hoje, pouco se pensa nestas categorizações do senso comum, da experimentação e observação empírica, pois há nutricionistas a orientar a alimentação, contudo realmente necessitamos observar os horários para ingerir certos alimentos, evitando mal estar.

8 comentários:

  1. Olá, querida
    Me lembrei que na gravidez da filha, comi pepino e tive uma noite de terror...
    temos que ter cuidado... Nos 60 ainda mais...rs... como é o meu caso...
    Seja feliz e abençoada!!!
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosélia! Como vai?
      Realmente, eu aqui nos 50...
      Os antigos, pelo ensaio e erro, sabiam que certos alimentos devem ser ingeridos pela manhã (de ouro), pois ao longo do dia vão ficando mais indigestos.
      Alimentos casados com produtos gorduros são perigosos. Até a inofensiva alface, se temperada com muito óleo ou azeite, forma uma película quase "plástica", que não dissolve no estômago.

      Outro beijo sereno e abençoado a ti.

      Excluir
  2. ~ Já tive digestões difíceis com o melão e pepino, mas agora não, talvez porque os utilize ao pequeno almoço-- o pepino em suco vegetal.
    ~ Continuo a ter muito cuidado com a melancia: só a como no intervalo das refeilões, nos lanches, acompanhas de tosta ou biscoito.
    ~ Com a sua composição á base de água, dilui demasiado os sucos gástricos, tornando a digestão muito complicada, especialmente a dos lípidos.

    ~ Não há dúvida que fruta, salada e refeições gordurosas, é comida para o dia e não para a noite.

    ~ ~ ~ Grata pela partilha.~ ~ ~

    ~~ ~ ~ ~ A b r a ç o. ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Majo!
      É mesmo importante observar os horários e as combinações. Se eu não tevesse ingerido a carne bovina meio gordurosa, talvez fizesse menos mal.
      Eu que agradeço sua amizade,
      Outro grande abraço!

      Excluir
  3. Que coisa,Cristina!

    Essa sensação de peso no estômago durante uma noite é chata, horrivel, Temos mesmo que tentar manter comidas leves, principalmente à noite,né? beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Chiquinha!
      Atrapalhar o sono devido a uma trabalhada não é perdoável. Alimentos reimosos à tardinha e noite é pura burrice, mesmo.

      Grande beijo a ti também!

      Excluir
  4. Cris,
    as vezes fazemos umas imprudências que acabam em arrependimentos desagradáveis.Sou meio sensível aos reimosos e aos ácidos.Sabedoria antiga tem suas razões.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Calu! Falta de avisos não foi... displicência pura, que ocasionou a perda da noite.
      Os ácidos também me assustam, pois agora a gastrite está boazinha e não quero acordá-la.

      Outras beijokitas procê.

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.