16.5.14

Solanina

Alguns exemplos de vegetais da família das solanáceas: tomate, berinjela, batatas e pimentões. Créditos: janeshealthykitchen.com
Adicionar legenda
Não é nome de aluna minha, é um veneno existente nas plantas solanáceas. Há uma gama enorme de plantas venenosas oriundas sobretudo da América do Sul. Possivelmente elas utilizam a substância como forma de autodefesa.
O tabaco é um exemplo dessas plantas, cujos frutos mudam de cor: a berinjela se escurece quando madura; a batata fica esverdeada se exposta ao sol; outros frutos desta família são negros. Daí o nome "erva moura" para uma plantinha silvestre bem venenosa.
Em minha adolescência, me lembro que alguns colegas do ensino médio viviam loucos por determinados lírios (alucinógenos) para fazer chá. Fazem parte desta família, são "beladonas".
O que me assustou nesta pesquisa dos venenos, enquanto procurava por alimentos que diminuem a inflamação do esporão do meu Par, foi tê-los dentro de casa!
Eu não sabia que dentre eles, em menor grau de gravidade, estão a batata inglesa, a berinjela, pimentão/pimentas e tomate. Na minha infância rural, o tomate era alimento esporádico,  reimoso . O tomate cru é mais carregado de solanina, então prefira cozido. Esta moda de tomate verde também é perigosa, pois a concentração de solanina é bem maior.
Não está 100% comprovado, contudo as pessoas com inflamações crônicas, doenças degenerativas: calcificação (esporão, hérnia de disco) em qualquer parte do corpo, artrite, tendinite, e outras "ites" crônicas, podem se beneficiar com a diminuição destes alimentos, que aumentam a inflamação.
Dá pena pensar que um inocente purê de batatas pode complicar uma inflamação, principalmente nas articulações. Se a batata estiver esverdeada e meio amarga, não consuma! A solanina, presente sobretudo na casca, não desaparece totalmente com o cozimento. Alimentos com nitratos, lecitinas e saponinas se atenuam quando cozidos.
Existem outros vilões da inflamação, como glúten e outros grãos refinados (fubá, amido de milho), gorduras do mal/ carnes vermelhas (frituras), laticínios gordos, açúcar fino, álcool, química nos alimentos industrializados.
A farinha de trigo branca pode ser consorciada com mandioca, derivados do milho, mandioquinha salsa,  inhame, cará, batata-doce, pinhão, fruta pão, muita aveia e outros farináceos, minimizando os malefícios e potencializando benefícios.
Alimentos que nos desinflamam são linhaça moída, alho e cebola, açafrão da terra/gengibre, manjericão/alfavaca e outras ervas, óleo de canola e azeite virgem, aveia, clara de ovo, chá verde, leite fermentado (tipo yakult), peixes (ômega 3), folhas escuras (o espinafre contém muito ácido oxálico), cogumelo shitake, frutas e legumes alaranjados (betacarotenos), abacaxi, abacate, castanhas e amêndoas (em moderação), leguminosas bem cozidas (devido à lecitina). 
A inflamação prolongada contamina o sangue, levando a maior incidência de doenças cardiovasculares e até câncer. Portanto, a diversificação alimentar é o melhor caminho para evitar intoxicações, visto que há componentes bons e ruins em quase todos os itens.
O ovo, por exemplo, tem a gema inflamatória e a clara anti inflamatória. Se frito em óleo, fica bem inflamatório; se feito em panela antiaderente, com rodelas de cebola ou folhas de manjericão, se torna anti inflamatório. Tudo depende das preparações, combinações, porções e frequência de consumo. 
Imagem esta

7 comentários:

  1. ~ Só me vou pronunciar sobre a solanina, porque não estudei os restantes temas.

    ~ Os sinais de intoxicação por solanina, são vómitos e diarreia. Nada disto ocorre com a utilização dos vegetais supra citados, que possuem níveis muito baixos de glicoalcaóides, tóxco de efeitos narcóticos. Mas o mesmo não acontece com as suas plantas verdes, fortemente venenosas.
    ~ É por esta razão que os tomates e batatas verdes ou greladas não são comestíveis. Apresentam níveis de solanina prejudiciais à saúde.

    ~ O tomate é um exelente alimento, principalmente, para eles.
    ~ Contém alto nívei de licopeno, carotenóide, muito importante na prevenção do câncer, em especial, o da próstata.
    ~ Depois de cozido, liberta melhor o licopeno.

    ~ Se o teu par reduzir o tomate na alimentação, é bom que não descure as outras fontes de licopeno, como as bagas de Gogi, pitangas, melancia, goiaba, mamão e papaia. Quanto mais avermelhados, melhor.
    ~ Sempre acompanhados de um pouco de gordura.

    ~ ~ ~ Um grande abraço. ~ ~ ~

    Ps ~ Evito comer batatas brancas ao almoço, pois dão-me sono, principalmente se assadas com tomate...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Majo!
    Eu estou reduzindo o tomate cru (verdolengo) na alimentação dele, mantendo os molhos. Também diminui a quantidade de batatas e acrescentei baroa, mandioca e abóbora madura.
    Coisa que eu sequer imaginava é sobre o perigo das folhas do tomateiro e batatas esverdeadas, com brotos. Nunca reparei no fato da sonolência após ingerir batata, vou observar!
    A inflamação cedeu bastante, porém não queremos que volte. Intensificar a fisioterapia para amaciar a fáscia, cuidar melhor dos pés, estar mais tempo sentado, diminuir o peso corporal e diversificar a alimentação são metas.
    A meta principal e mais difícil é fazer com que o teimoso restrinja a cerveja a três noites por semana, tomando apenas uma latinha. O álcool, dentre outros males, agrava a inflamação.

    Beijos mil.

    ResponderExcluir
  3. ~ A cervejinha é o drama dos homens dos países quentes.

    ~ Os danadinhos passam a matar a sede com ela e detestan água!

    ~ Há que reeducar. Boa sorte porque essas criançonas são teimosissimas.

    ~ ~ ~ Abraço. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  4. ~ Desejo-te sucesso e que consigas ser veemente e decidida na difícil tarefa de o privar do hábito das latinhas.
    ~ É bom teres na geladeira um saboroso chá para matar a sede.

    ~ ~ ~ Abraço. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  5. Majo, você matou a charada!
    Chá apenas eu adoro, e suco é para o filho, aos litros. O turrão do pai não dispensa uma lata à noite nem com admoestação do filho... eu estou nesta teima a trinta anos.
    Certa vez, ele ficou mais de dois anos sem uma gota de cerveja, depois voltou. Eu e o filho não gostamos nem do cheiro da bebida.
    Aqui, eles não tomam destilados, como o vinho. A cerveja é a bebida nacional (a minha bebida nacional é a água).
    A abolição do cigarro foi tão forte nesta região, um dia será a vez da "loira". Espero que não tarde.

    ResponderExcluir
  6. Meu marido tem reclamado de dores intestinais e diarreia, vou observar com a redução de tomate cru na salada.Ótimo artigo, bem esclarecedor.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Joseneide!
    Os antimetabólitos podem prejudicar-nos a longo prazo. O glúten, os antinutrientes dos grãos e até a flora desestruturada causam danos.
    O kefir (aqueles bacilos de fazer iogurte) pode ajudar também - é só encontrar um doador nas imediações.
    Ir fazendo monodietas ou dietas com poucas variedades de alimentos é perfeito para sondar o próprio corpo e saber o que prejudica.

    Boa sorte para seu marido!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.