14.6.14

Chernobyl


Há temas contemporâneos extremamente relevantes para toda a humanidade, que por vezes fogem da mídia, porém não da nossa consciência.
Dentre os muitos escritos sobre o pior desastre atômico, encontrei este, traduzido no português de Portugal, que também pode ser acessado daqui, procurando-se o link laranja. O site original encontra-se aqui.
Por que este site em especial? Por eu ter encontrado todas reunidas nele, informações pescadas em outros locais, e diversos links de vídeos sobre o tema. Creio ser um site bem completo; a autora, aparentemente, viajou de moto pelos locais mortos, produzindo o trabalho a partir da vivência prática. 
Para quem se interessa por polêmicas, vale a leitura, contudo deve ser complementada e confrontada sempre com outras fontes e lida com radar crítico ligado.
Imagem

8 comentários:

  1. Ola.

    Este artigo chamou-me a atençao porque se nao me engano é raro falar de coisas fora do Brasil. Ainda por cima um acontecimento que lembro-me bem.
    Devo dizer que dei uma olhada no blog da Elena mas ainda nao li. No entanto, e como faço habitualmente, fui de imediato explorar sobre a pessoa e li no wikipedia que parece que esse blog é falso. Ela fez de facto a viagem mas com o marido numa excursao turistica e nao sozinha numa mota. Por isso nao sei até que ponto é credivel a historia dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno!
      Eu adoro moto, contudo é estranho alguém adentrar um local tão contaminado de peito aberto. Em certos pontos parece até propaganda da máquina.
      O que me atraiu ao site foi a quantidade de informações e os links, todavia achei polêmico. Gosto dessas leituras em que ficamos com a pulga atrás da orelha.

      Um abraço.

      Excluir
  2. ~ ~ Que boa partilha, Cris!

    ~ ~ Ao tempo que eu não ouvia falar de Chernobyl!

    ~ ~ Tomei nota do site para, de algum modo, apoiar a corajosa motoqueira.

    ~ ~ ~ Beijos amigos, com perfume de maresia. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Majo!
      Ela aparentemente viajou, porém não há provas. O que vale é nos lembrarmos deste desastre, e de Fukushima.
      A autora nos traz várias informações, que com discernimento, podemos filtrar e tirar algum proveito. Me assusta o fato de espetacularizarem a região, tornando-a um "local turístico", mas creio ser importante estarmos atentos ao desenrolar da trama.
      O importante é que a região vem se recuperando aos poucos, segundo várias fontes, apesar de que talvez jamais fique totalmente livre da radiação .
      No Brasil, a energia por hidroelétricas é gerada em larga escala, mas temos as usinas nucleares de Angra dos Reis, consideradas um risco desnecessário por muitos críticos.

      Outros beijos a você, porém empoeirados, pois a maresia está a quase 400 km daqui (não em linha reta).

      Excluir
  3. ~ Também já vivi no interior, Cris.

    ~ Já passaste algumas férias à beira mar?

    ~ ~ ~ Abraço amigo. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  4. Então, Majo, pela longa distância e estradas lotadas em feriados prolongados, tenho evitado ir à praia.
    O litoral norte do estado de São Paulo, mais próximo daqui, é belíssimo . Com a melhora na renda do brasileiro médio, as praias ficam lotadas ultimamente - perigosas.
    Num dia normal, a viagem é de 4 horas no máximo. Com engarrafamentos de feriados, chega a passar do dobro... não podendo usar dias alternativos em virtude de trabalho (Marido ão tira férias), prefiro então o rápido sossego da roça.
    Amo as ondas, o horizonte marítimo, o cheiro de mar, as serras envolventes. Aglomerações humanas, porém, me tiram o fôlego!

    Grande abraço de cá também.

    ResponderExcluir
  5. ~ Agora com o filho criado, trabalhando ao sábado e descansando à segunda feira, teriam melhores hipoteses de rumar ao mar, nas tuas férias.
    ~ Tens de convencer o marido a fazer uns dias de férias para relaxar. É muito importante para o equilibrio, não só psíquico, mas também físico.

    ~ ~ ~ ~ Bjs ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  6. Minhas férias (recesso escolar) estão chegando, contudo ele não deixa a oficina na mão de seis colaboradores que não comandam...
    Não abro mão dos passeios curtos, nas cidades circunvizinhas, mesmo que só em fins de semana.

    Bjs

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.