6.6.14

E a Matriarca...

...se foi.
Com a filha Maria Inês; tão vaidosa quanto ela!
Preciso registrar o momento importante neste meu diário. A avó, com 91 anos e meio, faleceu ontem; eu acabo de chegar do funeral.
Estava senil, porém sempre me reconhecia quando levava almoço e lanche para ela e cuidadora, toda quarta-feira. No último dia que levei (28/ 05), ela estava ótima; me despedi dizendo que voltaria na próxima. Não voltei. Terça-feira de manhã ela caiu no dormitório e quebrou a bacia.
Foi internada, fez cirurgia na quarta-feira à tarde, apenas para eliminar o hematoma, evitando coágulos. Eu ignorava os riscos do pós-operatório devido à anestesia. A família estava otimista devido ao pronto restabelecimento dela.
Na quinta-feira, pelo meio da manhã, a barriga estava imensa, os olhos foram ficando estranhos e o pessoal do hospital fez diversos procedimentos: tubos, oxigênio, exames. Com a melhora, ela aguentou até o meio da tarde, quando piorou novamente. Veio a falecer às 16 h 15, tendo a única nora ao lado. 
Ao voltar da anestesia raquidiana, os rins continuaram parados, assim como os intestinos. Tudo foi entrando em colapso, a pressão arterial veio a zero. Nem um suspiro, nem um som ou gesto. apenas esvaiu-se.
Os filhos: Corina, Edna, Aparecida, Iracilda, José Daniel, Maria Inês, Helena e Rita estavam presentes ao funeral com seus respectivos cônjuges, descendentes e amigos. Há 20 netos, 20 bisnetos e um tetraneto (tataraneto) de 9 anos. 
Aqui no interior, não é de bom tom fechar o velório à meia-noite. Varamos a noite em mais de 20 pessoas, conversando sobre ela. De manhãzinha, fui à escola passar a classe à estagiária, parei em casa para ajeitar as coisas, tomar um banho e lanchar.
Estou exausta, faminta, com sensação de dever cumprido e também de vácuo, de falta, de saudade... a imagem das 7 irmãs em estado passional, e do féretro sendo carregado intermitentemente pelos homens da família (com "Fiotão" levando a Bisa), dispensando carrinho, me faz pensar em quanto fomos gulosos, querendo a avó por mais tempo ainda.
Pragmaticamente pensando, ela estaria ferida, acamada e com certa probabilidade de não mais andar. Uma cuidadora de cada vez não daria mais conta do trabalho. Haveria grande demanda estrutural, emocional, física e financeira, sendo que mais dia, menos dia, ela viria a óbito - ninguém é eterno.

11 comentários:

  1. Um beijinho no teu coração...e um abraço apertado, apertado, Cris!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gê!
      Fico muito grata por suas condolências... mesmo sabendo que o sofrimento seria maior com ela acamada, a saudade e sensação de perda necessitarão de um certo tempo para se aplacarem.

      Fico aqui sentindo seu gentil abraço, amiga, e envio outro pra ti.

      Excluir
  2. ~
    ~ Lamento o teu luto e pesar.

    ~ Mas que grande prol tinha a senhora! E o teu par foi o bendito entre sete mulheres!

    ~ Que esteja num lugar melhor e em paz.

    ~ ~ ~ Abraço solidário e amigo. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Majo!
      Grata pela atenção... a Nina foi mãezona de oito vivos e dois que nasceram mortos, numa época difícil e sem recursos. Se criaram na zona rural, no casarão que frequento até hoje, lá na serra do Mamonal.

      Outro abraço de volta procê!

      Excluir
  3. Meus pêsames...mesmo sabendo desse sofrimento todo, sempre queremos mantê-los mais tempo conosco! A saudade e o vazio ficam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico-lhe grata, coleguinha Pati! Ela era a agregação familiar, era lá com ela que nos reuníamos... agora será mais difícil estar com as tias.

      Um abraço prá ti.

      Excluir
  4. ~ ~ Pensava que era a tua sigra1

    ~ ~ ~ ~ Um luto de serena e coformada saudade. ~ ~ ~ ~

    ~ ~ ~ ~ ~ ~Beijos muito amigos. ~ ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Majo, é a avó Nina. A minha Sogra morreu atropelada quando o marido era adolescente; não a conheci.
      Agradeço sua solidariedade,
      Beijoquitas de cá.

      Excluir
    2. ~ Cris, desculpa o lapso de escrita.

      ~ Então, era a tua avó. Num tempo em que, no campo, os rapazes eram muito desejados, ela mãe de tantas meninas, que não precisaram de bonecas...

      ~ ~ ~ Abraço carinhoso. ~ ~ ~

      Excluir
    3. Majo, vou abordar o tema num post... aguarde!

      Outro abraço apertado.

      Excluir
  5. ~ Aguardo, amiga. Bj. ~

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.