12.6.14

Herança


Imagem 1

Dentre os tantos ensinamentos que herdei da Nina, três são emblemáticos: O Rugol, o óleo de peroba e as pedras de anil.
Minha avó gastava dois potes deste creme por mês (sem exageros). Toda manhã, havia um ritual de beleza focado apenas no rosto, que durava cerca de 1 h 00.
Ao menos 1 vez ao mês, faço o mesmo, pois a pele dela era magnífica, todos elogiavam.

óleo de peroba
Imagem
O óleo de peroba também era artigo de primeira necessidade, onde as filhas lustravam cada móvel nas sextas-feiras. Eu também uso desde que me casei, peço à faxineira que não se esqueça dele, inclusive nos rodapés (de madeira). Os móveis da avó ainda são ótimos, bem cuidados.

Imagem
O anil é mágico para deixar as roupas com um branco espetacular. Na época em que os lençóis e rouparia de cozinha não tinham estampa e eram lavados à mina d'água, sem alvejante, sabão em pó ou máquina lavadora, ele salvava a pátria.
Não fico sem as pedrinhas; de vez em quando passo tudo que é branco na água de anil. Na fábrica anterior onde "Fiotão" trabalhava, parte do uniforme do pessoal de engenharia era branco. Suas camisas eram elogiadas!
Também uso anil no preparado aquele líquido que meus colaboradores da oficina gostam de passar nos pneus dos carros dos clientes.
Quando moça, toda terça-feira, minha mãe e a prima ficavam o dia todo na mina d'água, longe de casa, lavando e quarando roupas  sobre pedras, tudo à mão, no sol e com sabão caseiro. Se ficasse uma marquinha azul do anil nalguma peça, a avó fazia lavar novamente. 

3 comentários:

  1. ~ ~ ~ Menina, põe mais vezes o Rugol, especialmente agora, no Inverno.

    ~ ~ ~ Não conheço nenhum dos produtos, embora já temha ouvido falar do anil, o qual, penso ser usado nos detergentes em pó.

    ~ ~ ~ Uma boa herança, Cris. ~ ~ ~

    ~ Estamos a viver dias muito agradáveis e gostosos-- os últimos desta Primavera. ~

    ~ ~ ~ ~ Grande abraço. ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  2. Oi, Majo!
    Eu corsorcio o Rugol com outros cremes, porém sei que é bom devido à pele dela. O anil deve ser o mesmo dos sabões em pó, pois tem tom azulado.

    Os dias aqui estão frios e de céu sem nuvens. O inverno chegou com ênfase. A baixa de rios e reservatórios d'água se acentuará, pois nosso inverno é sempre seco.

    Abreijos.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.