14.6.14

Ovos

A tempos caiu o mito moderno de que o ovo é maléfico, se for de galinha caipira, melhor ainda (apesar de mais calórico). Agora temos direito a 5 ovos semanais ou mais, a 178 miligramas de colesterol cada.
Meu Par extrapola esta quantia, porém ovos são mais saudáveis que carne nas refeições principais, acompanhando arroz com feijão. Também nos lanches, com pão integral ou caseiro, folhas e cenoura ralada, são preferíveis a presunto, salsicha, mortadela ou mussarela.
O preparo deve ser isento de sal (ovo já é salgado), e se for frito, apenas na manteiga ou gordura untando frigideira anti aderente. Os cosidos são excelentes para se fazer variações, e omeletes não devem conter muita gororoba, para não deixá-los calóricos demais.
Para cozer ovos sem quebrar, envolva-os em guardanapos de papel e use fogo baixo. Deixá-los cozidos em geladeira por dois dias é opção prática.
Um ovo mexido com cheiro verde, talos e cebola, ou outras ervas, é básico e bom para acompanhar arroz integral, feijão cremoso e muita salada / legumes. Ovo pochê, feito com um molho de tomates frescos e ervilhas congeladas também é saudável.
Também não se deve exceder duas unidades em cada refeição, pois já consumimos ovos nos pães, bolos e outras massas, que precisam entrar nesta conta, perfazendo a média de dois ovos por dia.
Não há necessidade de completar o prato com carnes, visto que a proteína do ovo é suficiente para equilibrar uma refeição. Enroladinho com legumes ou verdura refogada, torna-se uma "mistura" chique, fácil e saborosa.
Faz bem para a visão e ossos (vitamina A e D) , cérebro (atrasando demência) devido à "colina" e recuperação muscular (não aumenta a força), ajuda na distribuição de líquidos pelo corpo. Sua digestão é lenta, causando saciedade (alimento funcional).
Para evitar salmonela, devemos evitá-lo cru (creme maionese caseiro, cobertura de bolos e gemas muito moles). Evitemos acondicionar ovos na porta da geladeira, preferindo seu interior, mas refrigerado. 
Ovo de galinha - 50 g (uma unidade)
Calorias71,5 kcal
Proteína6,5 g
Gorduras4,45 g
Carboidrato0,8 g
Colesterol178 mg
Cálcio21 mg
Magnésio6,5 mg
Manganês--
Fósforo82 mg
Ferro0,8 mg
Sódio84 mg
Potássio75 mg
Cobre0,03 mg
Zinco0,55 mg
Retinol39,5 mcg
Tiamina0,0035 mg
Riboflavina0,29 mg
Piridoxina--
Niacina0,375 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - TACO, 2011.   

5 comentários:

  1. ~ A gema do ovo é praticamente gordura pura e não engana ninguém, pois tem exatamente o aspeto do unto da galinha, mas a presença de lecitina, beneficia a digestão.

    ~ Os ovos são mais saudáveis quando pouco cozinhados, com a gema crua. Poché, escalfados e ligeiramente fritos, em temperartura mínima, são as confeções ideais.
    ~ Os ovos cozidos são os menos saudáveis.
    ~ Não esqueças que qualquer que seja a gordura usada, torna-se saturada com o aquecimento da fritura, pelo que, o que o teu par só deveria comer ovos escalfados, mesmo que coloques um pouco de azeite cru por cima, mas o molho do feijão deveria ser suficiente.

    ~ A minha tabela tem 8.8 mg de ferro por 100g-- o mesmo valor que o peixe branco, o que é muito pouco. Dois ou três bifes de cerca 120g, são muito importantes para um sangue bom e saudável.

    ~ ~ Quem tem o nível colesterol alto, não pode escapar-- tem que ter mesmo muito tento e moderação no consumo de ovos e de tudo o que é gordura animal.
    ~ ~ Um pouco de carne branca magra estufada com tomate, alternando com o ovo escalfado, é o acompanhamento ideal para o feijão.

    ~ ~ ~ ~ ~ ~ A b r a ç o . ~ ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Majo!
    O ovo escalfado, chamamos estrelado, e faço sobre molho de tomate, todavia não é bem aceito... preferem frito ou omelete. Marido sempre extrapola, se não controlo, come uma dúzia por semana.
    O hábito que tirei dele, foi comer ovo e carne no mesmo prato - colesterol demais. Quando diminuo os ovos, ele aumenta a carne, não tem escapatória. Intercalo ovo e carnes no almoço, jantar ou lanche; procuro diminuir os embutidos.
    Aqui no Brasil, temos o risco da bactéria salmonela, o que nos impede de deixar as gemas moles, cremosinhas. O brasileiro consome muito ovo, sobretudo durante a semana.
    Meu Par fará novos exames. Veremos se as taxas principais diminuíram. Apesar de trabalhar pesado na sua oficina, ele não pratica exercícios físicos como deveria (mesmo com minha insistência chata).
    Gostei da ideia de colocar azeite extra virgem sobre ovos estrelados; nunca pensei nisso!
    Não encontrei sinônimos para "unto de galinha". Será gordura ou pele? Untamos panelas e formas com óleo para não grudar.

    Gostei de trocar ideias, outro abração!

    ResponderExcluir
  3. ~ Unto é gordura-- a cor dos ovos é a mesma da gordura da galinha que o põe...

    ~ Para nós, ovos estrelados, são fritos em gordura, com gema crua.
    ~ Para evitar que os escalfados agarrem, unto a frigideira com uma gota de azeite, abro o ovo e depois da base solidificar, junto a água a ferver, umas pedrinhas de sal e um pingo de vinagre.

    ~ Nós também temos por cá salmonela, mas eu tenho arriscado e tenho me dado bem.

    ~ ~ ~ ~ Bjs ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  4. Deduzi que fosse gordura, mesmo. Também pensei na pele por não fazer bem.
    O nosso ovo frito, é feito com algumas gotas de óleo em frigideira antiaderente, quase assado. Vira-se com espátula e pronto. Vou experimentar o escalfado como você faz.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.