31.7.14

Expatriação

Na oficina do "Par" trabalha um colaborador europeu - de Portugal. Antes do contato estreito com um imigrante, eu não fazia ideia das emoções (positivas e negativas) envoltas nesta trama, pois nesta região quase não há expatriados contemporâneos.
O moço de 32 anos é um sujeito miudinho, espontâneo e ingênuo (lento em aprendizagem). Em Portugal, cursou o equivalente ao ensino médio e trabalhou vários anos numa fábrica de tijolos, operando máquinas. Depois passou outros tantos anos pertinho de casa, numa padaria.
A casa da família, lá no norte do país, é daquelas que vão passando de geração a geração. Toda feita de pedras e madeira; foi comprada dos outros herdeiros (tios) e reformada.
O rapaz saiu da terrinha a quase oito anos, trazido por um tio para melhores chances, instalando-se em Fortaleza, onde passou privações e foi assaltado três vezes. Desceu para Minas Gerais, conheceu a esposa e literalmente caiu aqui.  
A esposa (em união estável) é enfermeira, daquelas que cumprem 12 horas num hospital e correm para mais 12 no outro. Internado, conheceu-a, 12 anos mais velha. Vivem com os pais dela e a bisa de quase 100 anos, que faz bolachinhas especialmente para ele. Uma poesia pura!
Mas como nem tudo é poesia, a mãe faleceu neste meio-termo, o pai se ajuntou novamente e tudo corria bem. No ano passado, porém, ele chegou desconsolado para o trabalho, dizendo que o pai havia perdido a perna num trágico acidente de trabalho com o trator, em Portugal.
Sem poder viajar devido aos custos, sofreu à distancia, e como desgraça pouca é bobagem, agora, após 6 meses, o seguro do pai ( tipo nosso INSS) foi cortado, até que saia o resultado da ação trabalhista em decorrência do acidente. 
O benefício de cerca de 480 euros (um salário mínimo), diminuiu para 120 euros aproximadamente, sendo que o senhor de 60 anos gasta 400 euros apenas em despesas essenciais: comida num asilo (150 euros mensais), prestação do mini-carro para locomoção, água e luz, farmácia, empréstimo.
Agora, o rapaz terá que mandar todo o seu provento mensal para o pai, visto que o irmão tem duas meninas pequenas,  paga aluguel e está depressivo ante tantos perrengues. A esposa (e família maravilhosa que praticamente o adotou) se prontifica a mantê-lo pelo tempo de penúria, enquanto não sai o resultado da ação trabalhista.
O pai já gastou todas as economias com advogado e ainda faltam 5 anos para completar tempo suficiente para  aposentadoria. Sua prótese não vingou, deixando bolhas na perna cortada à altura da coxa. Uma nova será confeccionada. A companheira? Já deu no pé assim que ocorreu o desastre, e o induziu a assinar um empréstimo bancário. 
É angustiante ouvir os suspiros do português, enquanto trabalha absorto em pensamentos longínquos...

8 comentários:

  1. Tadinho do portuga! Fico aqui imaginando os suspiros e o coração pesado dele, não é fácil saber de entes amados distantes e passando dificuldades, sem ao menos vê-los de perto!
    Sua escrita foi tão boa e clara que visualizei completamente o drama, seria bom que desse continuidade ao tema para ficarmos sabendo se as coisas vão melhorar pro lado do pobre coitado.
    Por enquanto, só nos resta pedir a Deus que tudo melhore para ele e sua família.
    um grande abraço carioca

    ResponderExcluir
  2. Então, Alfazema, como é difícil e angustiante... a mãe faleceu quando ele já estava "cá", e faltou aquele virar de página.
    Agora, o governo corta a seguridade do pai. Tem 5 anos ainda para a aposentadoria, (65) e ele não pode trabalhar no serviço braçal em que atuava, pois a decepação foi alta.
    Com a desvalorização do real em relação ao euro, todo o seu salário irá para Portugal. Como o governo pode cortar assim o benefício de um trabalhador acidentado apenas por ter se passado seis meses?

    Abração procê também

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cristina!
    Que tragédia! Pior que em Portugal tudo é mais lento do que no Brasil e o governo está na penúria - eu não quero desanimar, mas o processo pode demorar mais do que o esperado...
    Pelo menos, aqui no Brasil ele tem apoio emocional e um emprego, o que em Portugal está muito difícil de encontrar desde que a crise começou.
    Talvez se o pai do portuga procurasse um trabalho que fizesse uso apenas das mãos, mas até isso é difícil, pela idade e pala falta de habilidade afora as coisas do campo.
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luma!
    Eu que pensava ser a Europa mais avançada... foi um acidente de trabalho, aos 60 anos de idade, e cortaram o benefício para um quarto do salário mínimo!
    A prótese ruim que providenciaram causa muitas bolhas. Prometeram fazer outra para o futuro. Ele está debilitado e sem dinheiro para o essencial. A merreca que recebeu no último mês não foi suficiente nem para pagar a alimentação que ele faz num asilo.

    Ótima semana também a ti,
    outros beijos

    ResponderExcluir
  5. Sofrer a distância deve ser muito triste. Tomara que tudo possa se resolver pro seu amigo.

    Beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Companheira!
      Ele se sente culpado por não estar lá nesta etapa tão difícil; até o relacionamento do irmão com a esposa melindrou um pouco.
      Também espero que ao menos o benefício ($) lhe seja restaurado.

      Bjs de cá

      Excluir
  6. ~ O Estado Social está em vias de rotura competa, os acidentes de trator penso que são difíceis de indemnizar, mas a Assistencia Social vai conseguir-lhe a reforma antecipada.

    ~ Não é nada fácil, ficar a viver à custa da família.

    ~ Nunca podemos dizer que estamos bem!

    ~ ~ ~ ~ Abraço encalorado. ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O acidente foi tão grave, Majo, sobretudo na idade dele... ter a perna decepada pela engrenagem do trator, e a companheira fugiu. Estar sozinho e convalescente aos 60 não deve ser fácil.
      Se ele conseguir logo a aposentadoria, o filho pensa até em trazê-lo para cá, onde o benefício financeiro valerá mais.

      Meus abraços refrescados pelo inverno brando!

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.