31.7.14

"Quentá sor"

Esse hábito arraigado na nossa cultura cabocla, tão simples e caipira quanto um "cigarrin di paia", vem a décadas sendo minado pelas notícias de buraco em camada de ozônio, câncer de pele, necessitando untação desde o couro cabeludo com protetor solar. 
Fato é que todo exagero é ridículo... então agora as pessoas, em pleno país tropical, estão apresentando deficiência em vitamina D. No mês passado foi uma amiga, depois a mãe de outra, agora uma colega de trabalho tendo que tomar 50 gotas da vitamina, uma vez por semana.
O médico da colega aconselhou-a a tomar 15 minutos de sol com o mínimo de roupa. Detalhe: deve ser em torno do meio-dia, quando o astro irradia sua energia incidindo diretamente sobre a pessoa, e não "di banda", como de manhãzinha ou à tardinha. E enfatizou que só faz bem.
Eu já havia lido alguns artigos sobre estes exageros, e também ficava matutando. Sendo interiorana e roceira, sempre vi as pessoas trabalharem ao ar livre, de sol a sol e nem por isso a incidência de câncer de pele é grande. Claro que um chapéu adequado e mangas longas são necessários, contudo protetor solar inexiste lá na serra, dentre os primos.
E com este inverno geladinho, ficar desavisada da vida, lagarteando ao sol que nos acaricia até aos ossos, tem nada melhor, principalmente nestes dias de céu vidrado e sem uma felpinha sequer de nuvens. Quer vir comigo "quentá sor" e prosear filosofias baratas enquanto a estação ainda permita? 

6 comentários:

  1. Olá, cara amiga!
    Pois eu sou uma dessas que não fui contemplada com razoável quantidade de vitamina De e o médico já me mandou 'quentá sor' várias vezes, mas não gosto não! Tomo lá as minhas gotinhas, às vezes esqueço, mas eu percebo que tem muita gente como eu nos dias de hoje. Acho que o medo de se expor ao sol tem sido muito grande nas últimas décadas, por isso tanta gente com este problema. Mas, vamos levando! Amanhã, prometo lagartear ao sol.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alfazema!
    Você é a primeira carioca que vejo não gostar muito de "quentá sor"!
    Sabe que até meu priminho de 8 anos está deficiente nesta vitamina? Passa muito tempo no computador...
    A nutricionista informou para expor as partes internas do braço, de pele mais delicada. As gotinhas também salvam a pátria.

    Beijão ensolarado

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto de sol! Fujo mesmo! Haha Mas, uns tempos atrás, tava dando de tomar esses minutinhos de sol. E, pois é, li que tinha que ser justamente nos horários conhecidos como "inseguros". Ia lá, tomava meus quinze minutinhos e pronto. É aquilo né, companheira: equilíbrio.

    ResponderExcluir
  4. Então, Companheira, me preocupo com meus alunos, pois a deficiência em vitamina D pode causar fraturas ósseas, sintomas depressivos, câncer de cólon e problemas cognitivos. Não custa tanto evitar.

    ResponderExcluir
  5. ~ ~
    ~ ~ Essa do sol ao meio dia, é um perfeito disparate! Médico manda cada sentença daquilo que não percebe! Sou irmã de médica e cunhada de cirurgião-- não são sábios-- não sabem de tudo!

    ~ ~ Sol até às onze e a partir das 4/5 da tarde. O problema é que se está a usar protetor neste horário em que não há nenhuma necessidade dele. Aí é que está o busilis da questão!

    ~ ~ Outro grande problema, é o leite com café e o leite com chocolate, devido aos seus compostos fenólicos que são ótimos amtioxidantes, mas reduzem muito a absorção do cálcio e ferro.
    ~ ~ Batido com fruta, é a melhor maneira de beber o leite.

    ~ ~ Outro problema é substituir um copo de leite, por um iogurte!
    ~ ~ Com um copo de leite fazem-se dois iogutes.
    ~ ~ Já ouvi um médico alemão, meu vizinho, fazer esta confusão.

    ~ ~ Tanto o leite como o iogurte contém mais vitamina D, do que o queijo, que muito mais rico em cálcio, perde vitamina com a retirada do soro.

    ~ ~ O céu nublado deixa passar muitos raios solares e o sol refletido também, como acontece, quando estamos debaixo de um chapéu de praia.

    ~ ~ Os teus primos possuem uma pele forte, queimada desde criança-- é uma pele resistente.
    ~ ~ Os nórdicos já tomam vitamina no Inverno, mas até há pouco tempo só a obtinham do leite, da manteiga e do céu nublado.

    ~ ~ Ainda te deixo um link...

    http://www.polonutricional.com.br/arquivos.asp

    ~ ~ ~ ~ ~ Beijos amigos. ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  6. Para mim também foi uma surpresa esse horário de sol para a vitamina D. Nunca imaginei que fosse tão fácil a deficiência num país tropical, justamente pela reflexão.
    Não sabia que café e chocolate abalam o leite, mas adoro iogurte congelado, feito sorvetinho.
    Já salvei o link e vou ler o texto (textão) com calma.

    Fraternos beijos a ti também

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.