24.8.14

Agosto

Aqui no interior, diz um ditado que agosto é o mês do desgosto, daí ser o mês do folclore e de cachorro louco. Não concordo com o desgosto. Tudo bem que é o mês mais seco e ventoso do ano, que é loooongo e não tem feriados, que vem logo após o recesso escolar, trazendo a ressaca das festas de peão.
Verdade é que agosto tem o céu de azul mais vidrado, sem fiapinhos de nuvens, e é ótimo para soltar pipas no dia dos pais, e seus dias são um pouco mais longos e quentes que junho e julho, e está próximo à primavera, e coincide com as férias europeias, e é o mês dos citrus, e tem campeonatos voo livre no Pico do Gavião.
Em minha infância rural, havia um feriado muito importante no dia 15 de agosto - assunção de Nossa Senhora. Os festejos envolviam reza, quentão com pipoca e dança de catira.
Neste ano, agosto foi economicamente atípico. Tradicionalmente é o mês mais fraco calmo do ano na oficina, contudo tivemos serviço a não mais poder. 
Na escola, eu tinha economizado dois dias de descanso a que tenho direito por ter trabalhado nas eleições (T.R.E.). Todo mundo já compensou, porém eu sou TOC de tempo e sinto muita necessidade de deixar esses dias em caderneta de poupança até o último instante.
Ser TOC  de tempo implica manter um grande controle na organização temporal, por exemplo: um TOC de tempo prefere trabalhar aos finais de semana e ter uma folga semanal para possíveis eventualidades; prefere entrar de madrugada no trabalho, sabendo que não perderá a hora; prefere tirar férias aos poucos e deixar um resto para imprevistos.
Com a aproximação de novas eleições, vou descansar amanhã e na primeira segunda-feira de setembro. Amanhã, para arrumar as malas, pois até que enfim vingou a viagem a S.Tomé . Na outra segunda, para desfazer as malas e ajeitar tudo. As segundas-feiras são estratégicas, pois assim me livro também das reuniões pedagógicas noturnas.

12 comentários:

  1. Excelente planos!
    Boa viagem.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristina, falta uma grande característica de agosto:
    É o mês em que comemoro o aniversário do meu filho mais velho rsrsrsrs.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o meu! Porisso puxo a sardinha prá agosto...
      Parabéns prá nós!

      Abraços daqui

      Excluir
  3. Olá Cris! Por aqui ainda temos o feriado de 15 de agosto, Assunção de Maria. Achei giro ser o mês de cachorro louco, mas não percebi porquê. Boa viagem a S. Tomé, diverte-te muito! Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom manterem o feriando em que Maria fora levada aos céus por dois anjos, era tão bonito!
      Cachorro louco por ser um mês-tabu, de muito vento, fim de inverno, seca.
      A mística S. Tomé me aguarda novamente,
      Bjs!

      Excluir
  4. ~ ~ Mas Cristina, amiga, és uma mulher cheia de força de vontade!

    ~ ~ Tens de me dizer onde é esse S,Tomé. Só encontrei o arquipélago do Atlantico e, no Brasil, na cidade de Lages, em Santa Catarina.

    ~ ~ ~ Boas viagens e estupendas mini férias. ~ ~ ~

    ~ ~ ~ ~ ~ Abraço alegre e amigo. ~ ~ ~ ~ ~

    ~ Ps ~ A ilustração é europeia. Tens de pensar visitar-nos em Agosto. É quente e muito animado no Algarve e litoral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São Tomé das Letras, cidadezinha em Minas Gerais, aqui no sudeste. É "natureba", fica sobre um grande veio de pedra mineira; esta rocha sedimentar em camadas, propicia grutas e cacheiras incríveis.
      No Brasil, as férias são diferentes da Europa: acontecem "picadinho", à prestação. Pinta oportunidade e saímos por aí. Dificilmente se fica muito tempo fora, prefere-se muitas viagens curtas ao longo de todo o ano.
      Escolhi a ilustração na Net, lembrou-me clima seco e nossa ventania de agosto, com sol "de rachar" mesmo no inverno (usamos regatas à tarde).
      E você pode vir à esta parte do Brasil a qualquer época, menos em janeiro, que chove todo dia, mas é verão.

      Abreijos

      Excluir
    2. Oops pensei nas ilhas de S. Tomé e Príncipe, mas o teu S. Tomé também deve ser lindo!
      E se vieres ao algarve, tens que me visitar também :)

      Excluir
    3. E vocês a mim! Sempre é possível...
      Nosso S. Tomé fica no sul mineiro, interior também. O Brasil é tão grande que apenas uma pequena porcentagem de brasileiros sai a passeio.

      Bjs

      Excluir
  5. É reconfortante ver os dias se esticando!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.