6.8.14

Cubanas

Meus alunos estão apaixonados pelas doutoras que falam enrolado! As vizinhas também disseram que são pura simpatia e atenciosidade. Outra cultura. Muitas vezes um sorriso já trata metade dos sintomas do paciente, sobretudo em relação aos mais pobres.
Uma funcionária do setor de saúde me disse que está amando. Elas chegam ao trabalho no horário e saem depois do expediente; Os médicos daqui costumam cumprir 50 minutos e ganhar por 4 horas. Ela informou também não haver com as cubanas, aquela superioridade abismal médico/auxiliar de enfermagem.
No postinho de saúde aqui da esquina há algumas delas, inclusive duas estão morando na esquina de cima. Falam português, são humildes e profissionalíssimas. 
Hoje o meu Par passou com uma delas, no grupo rotineiro de hipertensos. Voltou deslumbrado com a diferença em relação aos outros médicos que sequer olham na cara do povo. Até guia de radiografia para dor no pé ela forneceu.
Ah, o abdome dele diminuiu em 6 cm... será que esta é daquelas médicas de tirar o fôlego? Espero que seja pela alimentação que forneço, porém, ela pegou no pé quanto ao triglicerídeo - não me pergunte em quanto está porque ele "alongou" o resultado do exame no fundo dalguma gaveta.
Não abro mão do plano de saúde por segurança, todavia as consultas são pagas. Sempre que possível, prefiro ser atendida aqui na comodidade da minha rua a me deslocar até o centro da cidade. Estar ao lado de vizinhos e conhecidos é bem reconfortante, inclusive a amizade com o pessoal de serviço (meus colegas de prefeitura). 
Estou doida para me consultar com uma cubana, entretanto meu ginecologista (público) é um fofo: faz valer meus impostos. Fiz por conta exames de glicose (86) , colesterol (207) e triglicérides (42). Apenas o colesterol está na zona limítrofe, visto que o desejável é até 200.
Inicia-se neste mês um curso de medicina aqui na cidade, com mensalidades em torno de R$ 6.000,00; o vestibular foi bem disputado. E por hora chega de espernear, inventar desculpas e criar bairrismos infantis. Prá  população local, os médicos estrangeiros chegaram para ficar.

8 comentários:

  1. Sabe de uma coisa Cristina, eu não gosto nem um pouco do governo Dilma, acho que não fez grandes coisas e muita trapalhadas por aí, mas neste caso, não sei se é porque também venho um pouco desalentada com a classe médica no atendimento e nas soluções, vejo com bons olhos estes profissionais cubanos. Aliás, por aqui ainda não vi nenhum, ou melhor, não tive contato com nenhum, mas creio que eles estejam mais para o interior.
    Tomara que ela acerte com seu PAR e tomem cuidado com a saúde, pois ela é nosso bem mais precioso na altura desta vida.
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Alfazema, nesta semana ele se acidentou na oficina, quanto trabalhava num dos tornos mecânicos, e foi à emergência do plano de saúde.
      Lá, foi abandonado a ponto de ser atendido apenas após "soltar a guela". Precisava de pontos e o local já estava inchando, enquanto o ignoravam.
      Se tivesse ido ao pronto socorro público, algum cubano o trataria decentemente...

      Outros beijitos procê também

      Excluir
  2. Muito legal, Companheira! Não tenho mesmo uma experiência boa com médicos. Já tenho uma enorme resistência pra ir a médico, ainda me vem médico grosso, seco, frio, que nem TOCA o paciente... ah, vá... me irrita. Tava com a garganta inflamada e fui a um UPA. Sabe o que o cara fez? Tirou uma foto das minhas amígdalas COM O IPHONE dele. Revoltante.

    Queria uma médica cubana e gentil pra me atender, também :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Companheira, muitas vezes a gentileza e atenção com o paciente já curam parte da doença. Examinar sem pressa, cumprindo o horário determinado, faz toda a diferença numa consulta.
      O serviço público é muito caro, saindo de nossos impostos, e ainda assim, por segurança, temos que pagar também o plano de saúde...

      Bjs

      Excluir
  3. Oi, Cristina!
    Assisti no jornal Bom Dia Brasil a uma reportagem/denúncia de discriminação aos médicos cubanos que estão trabalhando na cidade de Uberlândia. Lá algumas clínicas decidiram recusar exames complementares solicitados pelos médicos. À priori, as clínicas devem atender ao pedido de exame de qualquer médico e não questionar o pedido do médico se é cubano, francês, holandês, peruano ou de qualquer outro país. Isso só prova a ignorância que assola esse país. Precisamos de médicos e se os que temos aqui no Brasil não se enquadram as características que o trabalho exige, que venham mais cubanos. A saúde agradece!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luma!
      Sei que aqui no meu cantinho, a população aprovou e está amando. A maior felicidade deles é ouvir costumeiramente dos cubanos:
      "_ O Senhor necessita de mais alguma coisa?"
      Nunca um médico brasileiro me perguntou assim num atendimento público, contudo no consultório eles se transformam. Chato isso.

      Beijões a ti também

      Excluir
  4. ~
    ~ ~ Por aqui as coisas pioraram. Se os nossos médicos no atendimento publico eram geralmente atenciosos, mas alguns despachavam o doente em 5mn, os médicos dos países de leste-- ex URSS-- deixam muito a desejar, sendo frequentemente grosseiros.

    ~ ~ Pobre, ainda sofre!

    ~ ~ Beijos amigos. ~ ~

    Ps ~ Então o par escondeu os exames, seria caso para te recusares ~ a cozinhar para ele... É nuito sério!

    ~ Para o teu colesterol, aconselho-te a comprar numa loja de produtos naturais, "lecitina de soja", em cápsulas de 1000 - 1200mg, uma ao almoço, ajuda muito.
    ~ Há muita informação da net.

    ~ Não acredites na crença popular de que gordura de galinha caipira não engorda!
    ~ Ela é mais saudável, sim-- mas é uma gordura saturada.
    ~ Compra uma boa tesoura de cozinha e limpa todas as gorduras visíveis da carne e tem cuidado nas porções de oleaginosas.
    ~ ~ XX ~ ~

    ResponderExcluir
  5. Vocês têm médicos russos? Aqui não entrava estrangeiro nesta área... os nossos médicos não deixavam.
    Até o filho pediu os exames do velho, e nada! Já li sobre a lecitina, boa ideia. Tenho que redobrar o cuidado com carnes e também intensifiquei um pouco as corridas.

    Bjs

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.