24.8.14

Decifrar rótulos

tabela nutricional aprenda a ler rotulos dieta blog da mimis

Este exemplo de Portugal especifica bem; para facilitar a leitura, copie e cole no word, ampliando.
Eu tenho aulas com nutricionistas da merenda do setor de nutrição escolar, para transmitir às crianças a leitura de rótulos. Bonitinho vê-las à procura do sódio, da gordura saturada, da quantidade de fibras.
Note os primeiros alimentos elencados na lista de ingredientes (pois sempre estarão em ordem decrescente). Se um pão integral não tiver a farinha de trigo integral, e sim a branca, dentre os primeiros ingredientes, cuidado! Se o açúcar estiver no início da lista, descarte. Se gordura ou sódio aparecem logo no início, fique atento.
Na tabela nutricional, observar o tamanho da porção diária (VD) é fundamental, pois às vezes diz respeito a apenas um biscoito tipo cookies, por exemplo. E quem consegue comer só uma unidade diária? Se na outra marca a porção for de 3 biscoitos, parecerá falsamente de pior qualidade, mais calórico.
No caso de apenas um biscoito, aparecerá 0% de gorduras trans, pois quantia inferior a 2% entra como isento pela ANVISA. Comendo-se mais de um, a quantia de gorduras trans aumenta... grave! Uma lupa escolar (simples) na bolsa é fundamental, pois as letras são mínimas.
As gorduras boas são excelentes fontes de energia e ainda ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. É um item importantíssimo a ser observado: mais mono e polinsaturadas; menos saturadas/trans.
Biscoitos industrializados podem ser perigosos; faça-os em casa. Biscoito água e sal aparentemente inocente (2 unidades)- 1 g de gordura trans; biscoito recheado (2 unidades)- 1,5 g; biscoito tipo wafer (4 unidades)- 5 g. Que veneno! Há quem consuma um pacote todo... trans ajuda na crocância e aumenta o prazo de validade.
Observe: muitos alimentos doces são ricos em sódio; todo cuidado é pouco. Veja primeiro as gorduras, sódio e fibras do produto, eles determinam sua qualidade. As fibras, juntamente com muita água, farão nossa faxina interna, eliminando toxinas e resíduos.

5 comentários:

  1. ~ ~ O tempo que é indispensável perder, para ler os rótulos!!

    ~ ~ ~ ~ Abraço amigo. ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  2. Com a prática, vamos nos focando apenas nos itens essenciais. Vira mania, desde que se tenha uma lupa à bordo.
    Meus alunos pegam qualquer embalagem e vão olhar o código de barras, prá ver se foi feito no Brasil. Se feito aqui, a numeração começa com 789.
    Noutro dia, ficaram horrorizados ao ver que um feijão veio da Argentina!

    Abração apertado

    ResponderExcluir
  3. Adoro ler uma embalagem, Companheira! Depois que comecei a ler, não parei! Fujo muito desses biscoitos com cara de bonzinhos. Pra mim, tinha que ser tudo sem conservante. É possível. Por que, então, uns e outros insistem? Por mim, poderiam fazer embalagens menores e sem conservantes (e aditivos).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo, Companheira!
    Que diminuam as embalagens e aumentem a logística, em prol da saúde.
    E que também diminuam o sabor exacerbado, as colorações falsas, a crocância apelativa.

    Abreijos saudáveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, nem fala! Depois que passei a comer mais natural, difícil engolir tanto sabor artificial.

      :)

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.