25.8.14

Gelinho ou charutinho?

Os adeptos (mesmo que forçados) do suco verde ao jejum já devem fazer uso do gelinho de couve. Eu, particularmente acho bem mais prático o charutinho.
Retiro o talo da couve, recheio com salsa, hortelã ou outra erva, ou meus matinhos de estimação (trapoeraba, beldroega, trevo, erva de fazendeiro, picão), formo um charuto, acondiciono num potinho e congelo. Fico livre da oxidação causada pela lâmina do liquidificador.
A couve pertence à família das brássicas, então cuidado com a tireóide devido ao bociogênico isotiocianato. Mesmo se tratando de alimentos saudáveis, moderação e temperança não saem de moda; há tantas outras folhas para se alternar...
Influem no equilíbrio da tireoide fatores alimentares, toxinas e alérgenos (inflamações constantes), exposição solar adequada, água e ar de qualidade, regulação de sono e vigília, relaxamento, movimento, fígado e intestinos íntegros. 
Profissionais capacitados direcionam individualidades bioquímicas através de uma alimentação balanceada e funcional, pois a fonte do bem estar é o estilo de vida. O que faz bem a uns, faz mal a outros, num jogo de carências e excessos.

Imagens da net

9 comentários:

  1. Não sabia que as couves e outras plantas do género Brassica faziam mal à tireóide, mas já pesquisei o porquê! Só um pormenor, Brassica é um dos 350 géneros dos da família Brassicaseae, anteriormente designada por Cruciferae (crucíferas, pois a sua flor tem um aspecto de cruz). Embora não trabalhe na área, foi a minha formação académica. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!
    Justamente, a couve é da família das crucíferas e pessoas propensas a problemas de tireóde devem ficam atentas. Ótimo saber que sua formação acadêmica é nesta área, pois pode nos auxiliar muito!

    Bjs de cá também

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cristina!
    Tenho nódulos na tireóide e o médico somente proibiu as vegetais verdes escuros no estado cru. Couve pode se estiver cozida, mas quem come couve todo dia? Também não faço uso de suco verde ou chá verde que deixam a minha pressão no pé. Alface, nem pensar! :D
    Hortelá, adoro!! Uma pena que estou proibida do refresco, mas costumo fazer o chá, espero esfriar e aí sim posso utilizar em sucos.
    Bacana você começar o dia cuidando da saúde. Você conhece o "Suco de Luz"?
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luma!
    Suco da luz deve ser o mesmo que o "suco vivo"... o que o diferencia dos outros é a semente germinada ou brotos, e sobretudo a bela filosofia intrínseca.
    A hortelã é minha paixão, mesmo que seja apenas para mascar as folhinhas!
    Quanto à couve, há pessoas que a usam no seu suco verde diário, então não custa intercalar com outras hortaliças.

    Bjs de cá também

    ResponderExcluir
  5. ~ ~ ~ Muito bem, Cristina amiga.

    ~ ~ ~ ~ Beijos saudáveis. ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Majo!
      Estou aprendendo aos pouquinhos...

      Excluir
  6. Ó, adorei os charutinhos! :D Me ajuda, se você souber. Sempre tive dúvidas quanto a oxidação. Como funciona isso do liquidificador oxidar? Como fazemos com vitaminas e até com suco verde?

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Companheira!
      A grosso modo, oxidar é sofrer perdas. Vitaminas e sucos liquidificados devem ser consumidos o quanto antes.
      Eu bato o suco verde e tomo imediatamente. Um conhecido levou o seu ao trabalho; ao tomar, passou mal - o suco havia estrgado, mudado de cor em contato com o ar.
      A planta aromática alfavaca oxida em poucas horas após colhida, mesmo intacta, e o limão após espremido perde vitamina C.

      Espero ter lhe ajudado,
      Beijão!

      Excluir
    2. Ah, sim! Achava que já ao liquidificar, perdia vitaminas. :)

      Beijoca!

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.