19.8.14

Suco verde/ rosa e flavonoides


Alimentos ricos em flavonóides

Os benefícios dos flavonoides, por serem antioxidantes, estão no combate às alergias, câncer, inflamações, hemorragia, aumento da absorção da vitamina C, ação hormonal e proteção cardiovascular.
Antioxidantes são substâncias protetoras de doenças relacionadas aos danos causados pelo oxigênio reativo: artrite, arterosclerose, diabetes, câncer.
Flavonoides são encontrados em frutas, vegetais, chás, vinho, cacau, soja ((isoflavona - hormônio) e seus benefícios dependem da quantidade correta, em torno de 23 mg diárias. Tudo em excesso é prejudicial, temperança e moderação são regras de ouro!
Há várias subclasses: flavonas (inibem tumores), flavonois (antioxidantes), isoflavonas, flavononas (vascular), antocianinas, flavonols, flavonois.
A antocianina é um flavonoide de pigmento que vai do alaranjado ao arroxeado, protegendo a planta dos raios UV, insetos, fungos, vírus e bactérias. Portanto, cascas geralmente são ricas neste pigmento e enriquecem o suco - uma casquinha de maracujá, de mexerica (flavonona), de banana e muitas outras, devidamente higienizadas e orgânicas.
A naringenina é uma flavonona (flavonoide - flavonona - naringenina) encontrada nos citrus e sobretudo em suas cascas, ajudando na absorção da glicose e apresenta ação hipolipidêmica.
Duas vezes por semana o suco pode mudar de verde para rosa, com beterraba, frutas vermelhas e suco de maracujá/ laranja. A beterraba crua é magrinha, dá disposição e evita retenção de líquidos. Boa pro coração, contudo inimiga de quem tem predisposição à pedras nos rins.
Traduzindo: flavonoides são "óleos de máquina" que combatem nosso enferrujamento, afinal também temos ferro.
ALERTA - no último trimestre de gravidez, pode prejudicar o funcionamento do coração do feto, segundo um estudo brasileiro publicado no “Journal of Perinatology”. Alerta retirado daqui
A função anti-inflamatória dos flavonoides inibe a produção da prostaglandina, substância produzida pela placenta e que tem a função de manter aberto um canal, denominado ducto arterioso, que une a artéria pulmonar à aorta. Depois dos sete meses de gestação, esse canal depende da prostaglandina para ficar aberto.
Retirei a imagem daqui

8 comentários:

  1. Olá,
    Gosto de todos os alimentos aqui apresentados...
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosélia!
      Uma boa manutenção requer esses lubrificantes de primeira, que nos desenferrujarão.

      Abreijos serenos!

      Excluir
  2. Bom dia, querida Cris!
    Estou precisando de uma boa nutricionista assim como você, mas por perto, todas as manhãs me orientando para eu não esquecer desses detalhes preciosos das frutas, dos sucos, da boa alimentação.
    Ando com uma preguiça danada de fazer qualquer coisa na cozinha, adoraria ter alguém que fizesse pra mim, tenho certeza que eu seguiria direitinho estes preceitos que nos fala.
    umbeijinho carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, alfazema!
      Estou tentando ser nutricionista... de mim mesma. Mas realmente fugir dos industrializados é bom, inclusive com biscoitos aparentemente ingênuos.
      Aqui em casa a dupla reclama de tanta aveia, especiarias, grãos, abóboras enormes, sopas de talos. No fundo, comem a maioria.
      Você degustaria sem reclamar? Prometo que suco verde não te empurro!

      Beijinhos (pretenços a) naturebas

      Excluir
  3. A minha mãe sempre faz batidos com frutas e alguns vegetais, não sei se é a mesma coisa que suco mas penso que sim. Têm um ar muito saudável mas ainda não consegui aderir a esse hábito. Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joana!
      Entrei nessa no início do ano para segurar o peso, e tem dado certo, pois fica espesso e mata a fome. Tomo no café da manhã, refeição que sempre pulei antigamente.

      Bjs

      Excluir
  4. ~ Olá, Cris.

    ~ Há que ter cuidado!
    ~ Especialmente as pessoas anémicas e as grávidas.
    ~ Os flavonóides diminuem a absorção de ferro.
    ~ Nos casos que citei, não devem beber café, chá ou chocolate, depois das principais refeições e evitar os legumes e frutas ricas
    nesse antioxidante nas refeições de carne.

    ~ ~ ~ ~ Beijos amigos. ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Majo, a ponderação e temperança vale inclusive para alimentos saudáveis. Nos dias de consumo de beterraba, devemos ingerir mais água que o habitual, eliminando o excesso de oxalato.
      Grata por sua preciosa ajuda - faço esses textos para minha própria aprendizagem, visto que estou tentando ser a nutricionista de mim mesma!

      Grandes beijos de cá também, amiga

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.