10.8.14

Urucum

Meu Par agora invocou de tomar 10 sementinhas de urucum todas as manhãs, em jejum com a água de canela, que já era rotina. No meio da tarde ele toma água com limão, e eu preparo-lhe tudinho. 
Alguém lhe ensinou a receita de urucum, dizendo ser para diminuir a taxa de triglicerídeos, e confesso que no início pensei ser mera simpatia. Ele é chegado numa simpatia, inclusive fez duas vezes para esporão, usando palma, aquele cacto.
Uma coisa é fazer simpatia externamente ao corpo, outra coisa é ingerir sementes. Claro que urucum com temperança não é veneno, contudo deve-se pesquisar estes corações cheios de carotenóides, sobretudo a bixina.
Encontrei na net muita coisa favorável ao assunto, e como ele insistia, consegui com um aluno que tem um pé no quintal. Dias depois, o amigo do Par trouxe outra sacola e um colaborador da oficina trouxe mais.
Conclusão: estou com uma coleção de sementinhas de urucum e ele já iniciou o "tratamento". Fato é que semente nenhuma faz efeito sozinha; se não diminuir a ingestão de pão líquido (cerveja) e não der uma volta de bicicleta toda madrugadinha, fica difícil.
Na infância, em meu quintal tinha um urucunzeiro, assim como em qualquer colônia de fazenda. Era o substituto da massa do extrato de tomate: se colocava na batata, no frango caipira, na macarronada, na mandioca ensopada. Para fazer o condimento, era só esfregar um bom punhado das sementinhas noutro punhado de fubá.
Até hoje sou adepta do coloral, colorífico aqui na cidade. O fubá faz com que o molhinho fique espesso e não há a acidez do molho de tomate (nem a solanina). Uso no frango, peixe, inhame e batatinha refogada. Hoje experimentei amassar o pão de abóbora com grãos, usando água de urucum e realçou mais a cor laranja..

Falta 1 nozinho - comi! Ofertei à vizinha, à noiva do fisioterapeuta do Par e à sogra do filho. Congelei três pães maiores. Usei abóbora cabotiá madura e com casca, liquidificada com linhaça. Acrescentei aveia, gergelim e girassol.
A fonte de ômega 3 da linhaça não é de boa qualidade como nos peixes, e a farinha pronta oxida, perdendo as propriedades. A semente inteira não libera os nutrientes... mas mesmo assim há benefícios do ácido linolênico!
A terceira doação de urucum. Esses coraçõezinhos não podem ser usados em chás, pois atacam fígado e pâncreas. Mesmo as sementes não podem ser usadas por tempo indeterminado, sem descanso. Meu Par tomará dois meses e repetirá exames. Baixou - parou. Depois é criar vergonha na cara e manter dieta saudável com exercícios.
 Sementes verdes e secas da safra anterior (são duas por ano).
 Coloral pronto - tempero suave e saudável.
 As folhas também em forma de coração. A raiz é emenagoga.
Parte da safra. As sementes mais frescas podem ser mastigadas, possuem sabor amadeirado menos marcante que a canela.

11 comentários:

  1. Oi, Cris!
    Você está ficando expert em conhecer coisas naturais para fazerem bem ao organismo heim!
    Eu não conheço o tal urucum, aqui não é coisa vendida facilmente e não se costuma colocar o tal colorau na comida, mas vejo que ele é bem mais natureba do que estes tais extratos que veem em latinhas.
    Tomara que seu Par fique bom e depois conte pra gente se deu certo. Vou ver se acho tal sementinha por aqui ou lá pela serra.
    um abraço carioca

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alfazema!
    Ele não pode tomar medicamentos sintéticos para diminuir triglicerídeos, pois lhe dói o corpo todo... O colesterol e a circunferência abdominal estão na zona limítrofe, nada tão sério.
    Aqui no interior, as pessoas ainda acreditam muito nos fitoterápicos e em simpatias; doar plantas para serem convertidas em remédio é bem comum. Veremos!

    Abração também procê

    ResponderExcluir
  3. Puxa, acho tão lindo o fruto, mas não sabia nada sobre ele.Bela aula aqui e esses pães, com cara ótima! bjs,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muita tintira de betacaroteno, Chiquinha, então veremos... milagre não faz, contudo pode ajudar.
      Gosto de fazer pães, são fáceis e duram bastante na geladeira ou freezer.

      Beijokas procê

      Excluir
  4. Anônimo13/8/14

    Salam, Cris!

    cada vez mais posts interessantes! ...E saborosos.
    O sabor da vida está por aqui.
    um abraço do Rio (com ventania na praia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      Aqui também venta...
      No interior, as ervas e outras plantas são muito usadas, contudo há que se ter critérios, pois em excesso causam danos.
      Outro abração caipira

      Excluir
  5. Eu tô pra experimentar o colorífico. Sempre achei que não era saudável, que era artificial, porque deixava tudo daquela cor. haha. Saudável devia ser o que eu comia, então...

    Não sabia que a linhaça oxidava. Sabia que tinha que triturar na hora, mas não sabia porque. Você sempre informativa :) Gosto da farinha de linhaça (dourada) no feijão. Fica bom! Mas a que tenho aqui já veio triturada...

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. O colorífico é betacaroteno de qualidade, sobretudo se feito em casa. E emagrece, viu Companheira?
    A oxidação da linhaça compromete a gordura ômega 3 que já não é tão boa quanto de outras fontes alimentares (peixes). É melhor triturar na hora de consumir.
    Beijão procê também

    ResponderExcluir
  7. ~ ~ Cristinaamiga.
    ~ ~ Desculpa ser dsmancha prazeres, mas o calor altera completamente a composição das gorduras, transformando as gorduras saudãveis das sementes e peixes-- ómega 6 e ómega 3-- em gorduras saturadas.

    ~ ~ As sementes devem ser consumidas cruas.

    ~ ~ ~ ~ ~ Grande abraço. ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  8. Cruas e com água de canela, toda manhã em jejum... 10 delas; será que farão alguma diferença nos exames?

    Beijitos

    ResponderExcluir
  9. ~ Não esqueças de contar como foi...
    ~ O resultado.

    ~ ~ ~ XX ~ ~ ~

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.