25.9.14

Cada um é único

Posto tema nutrição sobretudo para mim mesma: aprender mais e também interagir com vocês. Recebo muito auxílio da Net, pois não tenho nutricionista particular. Verifico diversas fontes com o mesmo tema e cruzo informações.
Cada pessoa tem o seu ponto fraco e forte, e deve conhecê-los: o exercício prazeroso, o alimento com apelo emocional, o horário de maior fome, a quantia de sono (nem demais, nem de menos), a ingestão de água, o porquê das "jacadas", a organização têmporoespacial.
Com o tempo, fui introduzindo o suco verde em jejum, o que eliminou minha gastrite. Antes só tomava café preto (e nem ligo para café). Conheci o suco rosa, que faço uma vez na semana, à tarde. Espalhei lanche natural para marido e filho, ponderando os embutidos;
Aprendi que um suco verde deve conter duas ou mais folhas, legume e/ou fruta (uso cascas também - ricas).
Dentre frutas, um pedaço de limão com casca é crucial para a vitamina C "abraçar" o ferro do suco. Uma lasca de gengibre melhora o sabor. Ultimamente tenho acrescentado dez sementes de urucum duas vezes na semana, devido aos carotenoides. 
O suco não deve ser coado, assim vale por refeição. Um fio de azeite no copo, para as vitaminas lipossolúveis. Eu uso óleo de soja ou oleaginosa; azeite é forte demais na madrugada. Acondiciono as folhas variadas num saco limpo e congelo.
Não ligo muito para pão, porém um sanduíche aberto, bem colorido, aconchega e nutre. Os mingaus (doces e salgados - de fubá, aveia ou outra farinha) dão aquela sensação de infância, de merenda escolar, de coisa de avó.
E os antinutrientes? Não basta colorir o prato, combinação é importante. A dose define o remédio ou o veneno - diversidade, ponderação e temperança sempre! Quase toda planta tem veneno toxidade como forma de defesa, em maior ou menor graus. 
As brássicassolanáceasoxalatosfitatos e outros alimentos com inibidores enzimáticostanino e arsênico, por exemplo, podem ser combinados, mas nunca combinados entre si na mesma refeição. 
Então: batata, pimentão (pimentas), tomate, berinjela, jiló, jurubeba contém solanina e não devem ser ingeridos juntos. Couve todo dia no suco verde pode judiar da tireoide. A minha querida beldroega no suco verde (tanto miúda quanto graúda) pode agravar propensão a pedras nos rins se não for moderada.
Quando os alimentos estão marrentos, apertando a boca, pinicando, amadeirados, podem estar com excesso de tanino (ou ainda meio verdes).
Há também misturas perigosas mesmo em alimentos totalmente diferentes, como oxalatos e laticínios - nunca ingira espinafre com molho branco. Eu mesma já fiz isso para alimentar minha família!

6 comentários:

  1. Você dá muito boas dicas, amiga, sempre a acompanho e tento me lembrar do que falas.
    Isto sobre o espinafre é novo pra mim, não sei quantas vezes já comi espinafre ao molho branco e o pior, adorei! kkk Tô frita!
    um beijinho carioca primaveril



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alfazema!
      O espinafre, assim como a beterraba, a carambola, beldroega, dentro outras, consumidos em exagero, pode agravar propensão a pedra nos rins, devido ao oxalato.
      Misturados ao leite, podem interferir com a absorção de cálcio e até roubar o cálcio já instalado.
      Eu fazia flan de beterraba com leite e gelatina. Um perigo!
      Ferro deve ser misturado com vitamina C, nunca com cálcio.

      Beijos interioranos a ti

      Excluir
  2. Muito interessante a dica do óleo no copo!

    E essa do espinafre com molho branco? :O Chocada! Li uma vez que a água de cozimento do espinafre é tóxica. Foi aqui que li?

    Outro post interessante, Companheira!

    ResponderExcluir
  3. O fio de óleo ajuda a potencializar as vitaminas A, D E e K do suco verde, pois precisam de gordura.
    As vitaminas do complexo b e vitamina C são hidrossolúveis. Alimentos contendo-as são apropriados para suco sem óleos.

    Não escrevi sobre a água do espinafre, mas faz sentido. Existem variedades com mais e menos teor de oxalato: não sei identificar. O importante é lembrar das pedras nos rins e do cálcio antes de preparar os pratos.
    Tomar bastante água no dia em que se consome espinafre diminui muito os riscos de cálculo renal. Deixar os laticínios para o dia seguinte é preferível.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  4. ~
    ~ Amiga, estás uma perita em nutrição!

    ~ Mas é preciso ter cuidado e não misturar aos sucos, óleos hidrogenados, os chamados óleos de cozinha que são óleos mortos, preparados para não rançar.
    ~ É sempre preferível comer uma oleaginosa fresca, desde que não se coma laticínios. A gordura destes é suficiente para a absorção das vitaminas lipossolúveis.

    ~ ~ ~ Beijos muito bem nutridos. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Majo!
      Realmente preciso recorrer mais às oleaginosas, pois o azeite virgem considero com sabor forte para o desjejum.

      Grata pelas dicas. Devagar vou aprendendo mais!
      Beijão de cá

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.