23.9.14

Canastra - Delfinópolis

Mini-férias e fomos ao entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra. A nascente do "Velho Chico" agora é em Araxá, contudo vale mesmo assim. 
Eu e o Par trabalhamos sábado até meio-dia e seguimos mundo afora. Ninguém se habilitou a nos acompanhar... o parque fica a quase 300 km ao norte de casa. S. Tomé fica a leste, um pouco mais longe porque as estradas são mais sinuosas. 
Eu já conhecia Delfinópolis, contudo vale voltar mais. Cidade pacata, apesar de turística (não aconselho feirados). Muitas pousadas, estilo mineiro clássico.
Esta é Pratápolis, pequenina, e não tem prédios históricos interessantes. Foi só uma parada prá piquenique, sob garoa.
Eu em frente à igreja.
Já acomodados em Delfinópolis, saímos a pé pelo centro. O Par com casaco "imbruiadin" - quase noite com risco de chuva.
Outro casarão com ampla área externa. Aqui, as ruas são largas e desertas em pleno sábado quase noite. 
Mais atrás desde casarão fica a imensa e magnífica Canastra, tomando todo o norte da cidade, porém estava nublado - enfim chuviscou por aqui!
 Na entrada de trás funciona uma repartição pública. Veja as janela que remontam à época sem energia. Já é noite.
Do quarto da pousada, no centro. Está garoando logo cedinho, no domingo. As suítes são aqui aos fundos, esta porta ampla é da sala de TV e lanche.
Novinha, no centro. Piscina, estacionamento e refeitório do outro lado da rua. Café da manhã após 7 h 00 com queijo canastra. R$ 130,00 por casal (S. Tomé foi R$100,00).
 De saída para o mato "Complexo do Claro", região pedregosa com cachoeiras cristalinas (quase sem água desta vez). Como em S. Tomé, aqui também a pedra mineira - quartzito dá o tom.
 Tempo fechado e sem chuva. A represa de Delfinópolis foi abduzida por Furnas.
 A população perdeu um belo centro de lazer que havia aqui, e está temorosa. Seco e poluído.
Mapa da região: Parque, Cidade e represa seca rasa. Chega-se, atravessando de balsa. Pensamos em dormir na bela Cássia, por não ser turística, contudo havia um casamento e o único hotel no centro estava lotado. Volto lá.
Minha cidade fica entre Mogi Mirim e Mococa. Retornamos por Passos, pegando estrada não pavimentada até acima de Mococa - loucos!

2 comentários:

  1. Oiiiiiii Amiga:)

    Por falar em férias:) sabe qual era o "segredo" que eu te queria contar? Simples em 1996/1997 fui duas vezes ao Brasil, conheci muitas cidades tão diferentes umas das outras, fui muito, muito feliz aí...e ganhei um carinho muito grande pela tua terra, pelas tuas gentes: Para fazeres uma ideia estive em Manaus, fui a Salvador da Bahia, Rio, Belo Horizonte...morrer feliz , para mim era acabar os meus dias velhinha com MorMeu aí...na tua terra junto ao mar que tanto nos une...como nos separa:)


    Jinhoooooooossss e um Abraço

    ResponderExcluir
  2. Que beleza, Gê!
    Olha, o Brasil é tão grande que não conheço nenhuma destas cidades. Belo Horizonte e Rio de Janeiro estão quase à mesma distância para mim.
    Por ser interioranos, temos medo do Rio...
    Quem sabe você não visita esse interiorzão um dia. Conte com meu apoio e receptividade! Só não temos o mar.

    Abreijos prás 3

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.