6.9.14

Cuidado com o pai...

Ufa! Ainda bem que acabou a semana estrepada... após a viagem, fiquei em casa de manhã na segunda-feira, em dia de folga devido ao trabalho nas eleições passadas (TRE).
A terça-feira começou quente com as avaliações do terceiro bimestre. E crianças ausentando-se, perdendo prova, e pais sem noção arrumando confusão ao léu...
Um pai foi reclamar à direção escolar devido a uma atividade com a literatura infantil acima. Neste conto de fadas às avessas, traduzido por Ana Maria Machado, o menino tapeia o lobo com sagacidade e o faz de bobo, numa aula de culinária divertida. Ao final, ainda é solidário com ele, trancando-o na caverna com muita comida e água.  
No início da aula, momento da leitura deleite, apresentei o livro, explorei conhecimentos prévios, lembrei "Chapeuzinho Vermelho". Luz apagada, todos em "bracinhos de travesseiro" fomos saboreando e devorando o livro. Ao final, explorei justamente a esperteza do garoto, seu medo disfarçado e vencido.
Após o recreio, retomei o livro numa aula de letramento e Ciências (Naturais e Humanas), para explorar as duas receitas sugeridas pelo moleque ao lobo para ganhar tempo: sopa de menino e empadão de menino (pois o lobo não devia comê-lo assim cru).
Foquei a estrutura do texto receita culinária e a questão dos ingredientes saudáveis. Ao final, criamos uma receita de "salada de menino", onde eu fui a escriba e eles elencaram ingredientes o mais saudáveis possíveis, contudo o menino devia compor a lista humorística  para driblar o lobo.
Ao final, revisamos; todos registraram no caderno, para sistematizar a estrutura deste tipo de texto em duas partes: texto-lista (ingredientes) e texto instrucional (como fazer). Ilustraram. Criança precisa brincar, e não há mais tempo para tal; então tentamos tornar as aulas mais lúdicas, com pitadas de folia, irreverência e jogo simbólico (faz de conta).
A preparação dessas aulas ocorre em casa, na semana anterior - reservo as noites de terça e quarta-feira apenas para o plano semanal (semanário), onde componho uma tabela com todos as aulas de cada dia e tarefas de casa. Leio antecipadamente os livrinhos, preparo materiais e encho uma maleta. 
Não é que um pai inverteu a animação de seu filho e achou absurdo criar uma "salada de menino"? Normal, ele sequer imagina estas questões envolvidas. O que não é normal é a Diretora, acabada de voltar d'uma licença gestante, dar corda...  um pai que leva endereço falso para o filho estudar conosco, pois ele pertenceria a outra escola municipal, menos "afamada". 
Parou aí? Nãããão!
Uma mãe, chegada a pouco de outra cidade, armou confusão porque a "V" bateu em sua filha e "eu não fiz nada". A "V" é portadora de nanismo, com estatura que bate ao quadril da filha dela (com puberdade precoce). Me poupe...
Outra mãe ligou na secretaria para reclamar que teve "beijinho" na sala e eu não dei à filha dela. O "beijinho" na verdade eram meia dúzia de bolinhas numa sacola azul de mercado suja. Havia um fio de cabelo enorme naquilo e a criança "trelelé" que trouxe, o fez sem autorização. Pedi que jogasse ao lixo, mas ela comeu...
Quando a Coordenadora ligou de volta explicando, a mesma mãe reclamou que sua "anja" apanhou de alguém e eu solicitei que o ajudante do dia intervisse para sanar o conflito. Ela não aceita, no seu tempo "dava" diretoria.
Os conflitos são ótimas oportunidades para as crianças serem eticamente autônomas e auto confiantes. Governar-se a si próprias. Porém, as mães preferem a proteção (conceito totalmente falso e ineficiente).
Ah! Na manhã seguinte, após dois minutos de aula, a mesma "lascou" um beliscão na colega, deixando o braço roxo. A garota chorava copiosamente. Não é meu hábito, mas chamei a inspetora e foram à direção. Frisei que deviria ligar à mãe da agressora.
Ao voltarem, expliquei que a criança, indo à diretoria, fica exposta e passa vergonha, por isso resolvemos em sala, com apoio do ajudante do dia. A garotinha percebeu a atitude avessa da mãe.Uma mãe sem reversibilidade de pensamento (capacidade de se colocar no lugar do outro, entender o ponto de vista alheio).
E é assim, chegando o final do ano o circo pega fogo... imagine o período integral! Daí minhas reservas quanto a esta modalidade de ensino, que segundo os especialistas com quem fazemos formação continuada, subentende a falência da família em educar devidamente e autonomamente sua prole.

4 comentários:

  1. Puxa, quantas coisas e problemas podem aparecer sem menos esperares,né? Que tenhas mais sorte nessa próxima semana! bjs, chica

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  2. Assim espero, Chiquinha. Grata pela força!
    Há países em que a cultura gera em torno dos interesses da maioria populacional, e há países em que as minorias tentam se sobrepor...

    Beijokitas de cá

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  3. ~ É necessário uma santa calma.
    ~ Então, estás no final do ano letivo! Férias na Primavera, que bom.
    ~ Aqui, começou ontem. ~

    ~ ~ Beijos fresquinhos. ~ ~

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  4. Estes dias de férias (recesso escolar) são atípicas, nunca haviam acontecido. É que os jogos escolares serão neste município neste ano e os jogadores estarão alojados nas escolas.
    Aqui no Brasil, costumeiramente as crianças só tiram férias na virado do ano, quando termina o ano letivo e em julho - cerca de três semanas de recesso.
    Vamos aproveitar para acertar a vida e descansar!

    Outros beijos, já calorentos

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