25.9.14

O que colocar no prato?

Uma colher de servir, com arroz integral. Eu intercalo com arroz branco feito com cenoura ralada. Uma receita dura dois dias na geladeira, pois "Fiotão" almoça no refeitório da fábrica. Aliás, ele tira fotos de seus pratos saudáveis! Marido come o mesmo arroz que eu.
Uma colher de servir também de feijão, uma pequena proteína magra e legumes refogados. Salada sem tempero - eu prefiro. Não sou muito de salada, então abuso dos refogados: chicória, abobrinha, chuchu, couve, mix de legumes. 
A proteína, faço aos fins de semana e congelo prontas: bife, peito de frango, carne moída (músculo), porco magro. 
Uso muito peixe: descongelo à noite e faço na hora, com um molhinho de cebola, tomate, algum legume e especiarias. Passei a abusar das ervas aromáticas (hortelã, alecrim, orégano, louro, cheiro verde, melissa, alfavaca)! tudo que dá chá, também vira tempero. 
Degusto a proteína como se fosse uma sobremesa. Aliás, a deixo mesmo por último ou misturo à salada. Uso ovo de toda forma: cozido, frito apenas em teflon untada, omelete, pochê; não descarto gema, por estar já na manutenção do peso. Gosto de acrescentar um ovo à carne, assim fica a carne de "sobremesa" e ovo junto aos verdes.
Feijão, cozinho aos fins de semana e congelo em potinhos de vidro (sobremesa), selados com filme plástico. Também cozinho grão de bico ou lentilha e congelo em potes de requeijão para minhas sopas.
Toda semana vou à feira livre, aqui na esquina. Pego frutas, legumes, verduras, mel, queijo frescal. Intercalo bons carboidratos como batata doce, abóbora madura, mandioca, inhame e muita baroa; uma espiga de milho verde não pode faltar; quando é época, pego pinhão e macadâmia.
O carboidrato: arroz branco, batata inglesa e farinha branca deve ser moderado. O fubá é um carboidrato médio e pode compor mingaus doces e salgados, assim como a aveia, que é riquíssima. Quando digo doce, é mingau ligeiramente doce, quase insonso.  

4 comentários:

  1. Não sei como funciona aí que vocês cultivam tudo, mas li que milho no Brasil é, em sua maioria, transgênico! :( Como o orgânico é muito caro pro meu orçamento, vou evitar milho. Adoro milho.

    Eu não descarto a gema do ovo porque não teria o que fazer com ela. Iria pro lixo, a tadinha. Uso o ovo todo, adoro pra omeletes, panquecas... ovo cozido não gosto! Como de vez em raramente só por obrigação.

    Mingau de aveia é uma DELÍCIA com mascavo!

    Interessante a foto. Eu sou a de baixo, mas agora me alimentando como a de cima! hahahaha

    Beijo, Companheira!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Companheira!
    Você é um misto entre a de baixo e de cima... só por enquanto.
    Também me preocupo com milho transgênico, por isso evito latas e pego na feira livre, uma espiga por semana. Uso fubá do mercado, não há outro.
    Eu não exagero no ovo, mantendo 5 por semana, mas uso inteiro. Também tenho pena de descartar um alimento importante; há tanto alimento muito pior!
    Abuso da aveia: na granola, omelete, mingau, vitamina, bolo integral. Se descobrir malefícios, estou frita.

    Bjs persitentes

    ResponderExcluir
  3. ~ ~ É assim: cada um adapta a confeção ao seu gosto pessoal.
    ~ ~ Usar os produtos da época e variar o mais possível, é um bom princípio.
    ~ ~ Uma refeição de leguminosa, carne e ovo, é um exagero quanto a proteínas e ferro. Um prato com uma dose de feijão, legumes e um ovo escalfado é uma refeição completa para uma senhora, o homem poderá comer mais um ovo ou um bifinho de peito de galinha.
    ~ Grelhar, é um ótimo processo de confecionar alimentos. Adoro uma salada de legumes grelhados, mas há muito que me livrei do sabor viciante do calor do carvão que, aliás, é difícil de controlar.
    ~ Só a carne (e peixe) queimada é cancerígena, caso contrário, não podíamos consumir café verdadeiro ou de cevada.

    ~ ~ ~ ~ Saudações nutricionistas. ~ ~ Bjs ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com suas dicas, estou ficando craque em nutrição saudável. Quando tiver ovo, a carne deve ser de 3 cm.
      Eu não imaginava o quanto o churrasco, tão comum e exagerado por aqui, pode ser venenoso... Nossa carne é de qualidade e acessível, pena estragá-la na preparação.

      Saudações estudantis (na área)

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.