25.9.14

Qual o milagre?

Na reeducação alimentar, o milagre é fazer o básico, trivial, banal, corriqueiro: ingerir alimentos saudáveis e pouco calóricos, queimando calorias.
Escolher um exercício físico que dê prazer e não altere demais a rotina - eu corro quase todo dia (4 km). Para perder bastante, cedo e à noite, modalidades diferentes.
Outro milagre é trocar a quantidade de comida por qualidade, comendo mais vezes. Passei a abrandar a fome antes que ela acorde; a média de três horas foi o pulo do gato para mim. Meu gargalo estava no fim da tarde, onde a fome rugia feito leão e me consumia.
Agora, eu gosto de fazer dois lanches da tarde com intervalo de 2 h 30 e entro na noite saciada para um jantar leve, sem gula ou ansiedade - essas irmãs gêmeas precisam ser domadas.
Uma banana em rodelas finas com granola feita em casa - nada de comprar granola pronta; laranja inteira, higienizada e picadinha, onde eu consumo até um pouquinho da casca, pois é rica; um mix de frutas; um suco rosa bem espesso; mamão bem lavado com casca e sementes - masco a casca e descarto, devido aos nutrientes. 
Eu alimentava as gêmeas com muito doce, era aí que engordava. Ficava beliscando 3 ou 4 vezes após o jantar. Agora, faço logo uma escovação daquelas ardidas e marco uma hora para tomar água de canela.
A água é de ajuda crucial - dois copos entre refeições, um a cada hora: come, bebe, bebe / come, bebe, bebe. Gotas de limão e caldo de canela em pau fornecem saciedade e saúde. 
Eu evito a água plástica, água parada que está a meses prá lá e prá cá na garrafa, esquentando e gelando, recebendo toxinas do plástico. Minha água corrente aqui do interior é de qualidade e tratada pela SABESP. Levo um galão térmico sempre que viajo. Fica comigo no quarto do hotel.
Quanto à canela, deixo os pauzinhos num copo (de vidro) durante uma semana, trocando a água todo santo dia. Aquele caldinho amarronzado que sai, diluo no copo d'água. A canela está entre as 10 mais ricas especiarias do Planeta.
Ah, a diferença entre especiaria e erva aromática é que erva é folha e especiaria é raiz, casca, botão, semente e fruto da mesma ou de outra planta.
Sempre temperança e moderação é a chave. Pequenos pauzinhos de canela são suficientes. Todo fim de semana substituo por novos. Meu Par não fica sem sua água de limão à tarde e água de canela à noite, agora com grãozinhos de urucum (?).
Não custa nada evitar a água com limão em jejum, pois é bem ácida. Nutricionistas divergem nesta questão; prefiro degustá-la no "vão" entre refeições.
Imagem

8 comentários:

  1. Oi, Cristina!
    Acho muito legal vc se cuidar assim.
    Quanto a mim, sempre fui "entroncada" ;-) mas sempre andei muito a pé e fazia academia e/ou natação. Aos 47 anos tive a tal doença neurológica e tornei-me cadeirante... morria de medo de ficar ENOOOORME!!!!
    Durante uns 10 anos, tive a orientação de um Clínico Geral que me ajudou muito.
    Como você, passei por uma reeducação alimentar e aprendi "a abrandar a fome antes que ela acorde";-))
    Para combater ansiedade (nunca fui gulosa) cuido das plantas e dos cachorros.
    Ah... também leio e escrevo na blogosfera. ;-)

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jan!
    Excelente forma de conter a ansiedade: plantas, cães, ler e escrever.
    Aprender sobre alimentação é algo infindo, pois sempre surgem novidades. Que bom você controla direitinho!

    Outro abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Nunca tinha pensando sobre água em garrafas plásticas. Adorei o post e gosto da forma como você aproveita tudo!

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  4. Estou escrevendo sobre isto, Companheira!

    Abreijos

    ResponderExcluir
  5. Tô fazendo como você e tomando água de limão ENTRE as refeições!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Companheira! Apenas evite em jejum, pois algumas nutricionistas acham que agride o estômago.
      Líquido com refeição, só na sopa e suco verde. E também é preferível dois copos pequenos a cada meia hora que tudo de uma vez, para não lacear o estômago.
      Eu bebo e aguardo ao menos meia hora para comer. Depois de me alimentar, aguardo uma hora para beber.

      Até mais

      Excluir
  6. ~
    ~ ~ Experimentei a escovação dos dentes: é um truque formidável!
    ~ ~ Comi uns quadradinhos de chocolate não fosse a lavagem comia a tablete toda. Com doces, não posso começar... Só paro se ficar enjoada!
    ~ ~ Gratíssima pela partilha.

    ~ ~ ~ ~ Beijos da amiga gulosona. ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  7. Os doces são mesmo viciantes. Gosto daqueles caipiras: de leite, abóbora, bata doce, cocada...

    Bjs gulosos daqui também

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.