6.9.14

Respeitável público!

E o circo chegou! e circo tem tudo a ver com cidade interiorana... e fomos ao circo ontem à noite. Adoro a magia circense, e adoro mais aqueles cirquinhos requengueles, ralés, com artistinhas improvisados. Não foi o caso.
Sem animais, claro - maravilha! E sem crianças nem em breve aparição, dançando ou como palhaço mirim. Ser circense não se trata de profissão e sim estilo de vida alternativo, que requer prática e aprendizado desde a infância. Sem criança aprendiz como será o futuro do circo?
A polivalência sempre me atraiu no circo, o fato de exercerem inúmeros papéis concomitantes, viverem comunitariamente, serem meio hippies e meio ciganos. Não é profissão mesmo... é muito mais. E não dá para entrar ou sair assim do nada.
A bailarina é a moça do canhão de luz, da venda de maçã do amor, a fritadeira de pastel. O cara do som é o audaz motoqueiro no globo da morte. O preparador de palco é o malabarista e o trapezista... e possivelmente todos montam e desmontam o circo, cuidam da casa-trailer, fazem panfletagem, compram provisões. 
Acima, Ni, Mãe, meu lugar e o Par - crianças abobadas. Aos poucos, as arquibancadas lotaram. Levei balas, água (evitamos água  plástica) e amendoins torrados na hora.
A entrada é R$ 15,00 - baratíssimo. Eles complementam a renda com propagandas locais, venda de brinquedos e guloseimas.
Estava um friozinho delicado neste final de inverno, após chuva no início da semana, contudo pais desavisados levaram crianças com shorts e regata, que se contorciam de frio na saída 23 h 00.
 O cearense palhaço "Maxixinho", em alusão ao legume maxixe. É o elo aglutinador de todo o espetáculo.
 Equilibrista, trapezista e motoqueiro do globo da morte.
O malabarista arrasou, assim como os dobradores de ferro. Eu e o Par ficávamos especulando sobre que metal seria aquele... liga de alumínio cromada? Estanho? Ferro é que não era...
Dançarina suspensa. As dançarinas são também ilusionistas, contorsionistas, trapezistas, vendedoras, ajudantes de palco...
O globo da morte, ao final, contou com cinco motoqueiros em acrobacias assustadoras. Para quem pilota um mínimo como eu, dá para sentir o drama - o menor deslize e pode haver morte mesmo!

8 comentários:

  1. Há muito que não vou ao circo. O último que vi foi o “Cirque du Soleil” que é fabuloso. Todos os anos vem a Toronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Catarina!
      Circos grandes e famosos assim não chegam ao interior, contudo esse é de médio porte.
      Por aqui sempre passa algum a cada três, quatro anos. Pena que os jovens já não se interessam por eles.

      Excluir
  2. Diversão garantida, horas distraídas entre risos e surpresas... o circo e sua magia ultrapassam gerações.Bom demais da conta, né Cris?
    Bjos e alegre final de semana.
    Calu

    Ps:
    :D venho lhe pedir, se possível, uma foto dum rio que já vi por aqui para colocá-la num post futuro com o devido crédito.Vc me arruma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Calu!
      Olha, a gente se perde dos problemas e se esquece da vida. Aquela lona armada num terreno amplo, o público se acomodando nas arquibancadas, a pouca luz noturna trabalhando a favor do encantamento. Bom mesmo!

      Pode pegar a foto à vontade, se for de minha autoria nem precisa de crédito! Depois irei saborear o post.
      Beijão e excelente tarde de domingo.

      Excluir
  3. Olá minha amiga, vim aqui e acabei tambem no circo consigo!!!
    Por cá costumamos ter o circo por altura do Natal, é muito bom!!!
    Beijinho Português!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cidade está animada, com o carro de som anunciando o espetáculo a toda hora, o circo traz um novo alento e nos faz crianças novamente!

      Bjs do sudeste brasileiro

      Excluir
  4. ~ Também gosto da arte circense, mas sem estar a tiritar de frio. No Verão, os circos andam pelos países ricos do norte da Europa. Com a crise, nem aparecem no Outono.

    ~ ~ ~ Abraço nublado. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  5. Esse estava bem mais barato que o anterior, que veio a três anos. E a qualidade é parecida. Ótimo para espairecer!

    Abraços empoeirados (falta chuva)

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.