2.9.14

Sopa de pedras

Degustei e aprendi a receita secreta de uma sopa de pedras maravilhosa em São Tomé das Letras. Vou transmitir a vocês em caráter altamente confidencial, pois trata-se de um segredo enigmático e impenetrável, restrito apenas aos iniciados.
Ingredientes:
Legumes diversos;
Feijão cozido para engrossar o caldo;
Cubinhos de músculo bovino já cozidos;
Temperos e especiarias que contenham uma  pitada espiritual;
Uma pedra mística de S. Tomé para cada pessoa, do tamanho de um ovo de galinha;
Água o que baste (que não tenha sido acondicionada em embalagem plástica - imantada).

Modo de fazer:
Afervente as pedras com detergente por cerca de 15 minutos para higienizar (ou 5 minutos em micro-ondas, se as pedras não conterem ferro ou minérios similares). Enxague e reserve.
Num caldeirão, refogue os temperos a gosto, acrescente legumes picados e água até cobrir. Após 10 minutos, adicione as pedras, o músculo bovino, meio cubo de caldo de carne (pouco, pois não faz bem) e o feijão liquidificado com um pouco d'água.
Abaixe o fogo e deixe apurar por cerca de 20 minutos. Sirva com uma pedra no centro de cada prato, com especiaria fresca sobre (salsa, melissa ou manjericão).
A pedra é fundamental para manter o aquecimento correto da sopa, enquanto sorvemos-a pelas beiradinhas. Faz toda a diferença também pelo toque transcendental!

Obs.: Caso for lá, traga um pequeno arsenal estoque de pedras exotéricas. Não sendo possível, procure um regato com águas cristalinas e escolha minuciosamente os melhores exemplares pedrísticos. Por aqui há muitos, inclusive o "Regato Mamonal", tão sagrado quanto (pois nasce no complexo alcalino de Poços de Caldas). 

6 comentários:

  1. Oi Cristina!
    Eu não conhecia essa sopa.
    Não mística, mas me parece interessante para servir no inverno rigoroso, aqui em Curitiba.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jan!
      Realmente a pedra ao centro cumpre a função de aquecedor. É de grande valia nestas terras geladas daí. O misticismo é só prá dar um charminho.

      Abração de cá

      Excluir
  2. Que diferente! Sopa não é comigo, mas sim com a Ana Preguiça! haha

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente fico salivando com as sopas da Ana; sou adepta incondicional. No calor, consumo ao almoço por ser mais fresco.

      Bjs mil

      Excluir
  3. ~ ~ ~ Viva, Cristina.

    ~ ~ A nossa ASAE, (autoridade para a segurança alimentar e económica) proibiu, na semana passada, o uso das pedras na "Sopa de Pedra", especialidade da zona de Almeirim.
    ~ ~ Já apareceram especialistas em geologia explicar que as pedras empregues são totalmente inofensivas para a saúde.
    ~ ~ Já não se respeitam as tradições!

    ~ ~ ~ ~ Beijos amigos saudosos. ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  4. Oi, Majo!
    São inofensivas após higienizadas e mantém a sopa quentinha no prato. Em S. Tomé quase todo prato é feito e servido na pedra: pizzas, bifes...


    Abreijos, amiga!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.