2.9.14

Telúrica

Acima, eu na saída da caverna Sobradinho, com filete d'água ao meio. Só me emboquei alguns metros, não percorri de entrada a outra.
Abaixo, sentada sob a pinguela - andar sob esta estrutura é fácil, sentar-se é mais radical devido ao precipício sob os pés.

Um passeio a S. Tomé requer energia e mente aberta. Ser natureba é fundamental, pois as atrações encontram-se quase todas na zona rural: são grutas, cavernas e cachoeiras com águas cristalinas que exigem roupa rústica e calçado resistente, boné, lanterna, água potável e protetor solar. 
No tempo das chuvas a emoção é maior. Próximo às principais atrações há sempre um restaurante com venda de artesanatos e algum guia tentando fisgar turistas, porém quem estudou antes ou já esteve, não necessita ajuda, basta ter um mapa e pedir informações aos locais.
Todas as atrações estão próximas aos cursos d'água e matas ciliares, portanto vê-se de longe com certa habilidade, todavia as bocas de cavernas estão ocultas sob arvoredos, sem placas. Tino roceiro por parte de um dos integrantes é aconselhável. 
Muitos casaizinhos jovens vagam por aqueles ermos sozinhos, contudo é preferível no mínimo dois casais, pois acidentes podem ocorrer nas pedras e há até a possibilidade de se perder devido à falta de sinalização; risco de bandidagem parece não haver.
Na gruta do labirinto, um turista estranho nos emprestou seu celular para usarmos como lanterna. Saímos  e não o vimos mais. Ele reapareceu mais tarde noutra saída bem longe, então fomos lhe devolver o celular e agradecer a total confiança. O clima local induz a estes gestos.
A cidadezinha em si, se vista num todo, não passará de uma favela à ponta d'um morro - um queijo suíço literalmente. Há que se observar minuciosamente os detalhes para se captar a magia e poesia incrustados nos pequenos detalhes. 
Os três públicos coexistentes são os nativos que tocam a cidade, muitos descendentes de ex escravos; os alternativos/hippies/exotéricos e os turistas geralmente jovens com pouca grana.
Em quase todo imóvel há uma pequena pousada ou casa/cômodo para alugar. Acampar também é comum, inclusive na região rural. Tudo ali é de pedra mineira: imóveis, artesanatos, sopas, pavimentação das ruas, fonte de trabalho/renda.
Eu, telúrica que só, me sinto absolutamente em casa. Sem contar que Minas é minha paixão, lá eu desacelero, sinto o relógio batendo mais devagar, aspiro a caipirez singela das pequenas comunidades como o distrito de  Sobradinho. Por lá se vê placas do tipo "É proibido amarrar cavalos".
Foi em Sobradinho que reabasteci o galão d"água numa torneira gratuita atrás da igreja - água devidamente tratada pela COPASA. Eu evito "água plástica" o máximo possível.
Aliás, todas as atrações são gratuitas, visitamos três grutas/ cavernas e seis cachoeiras, sem pagar um tostão. Nem no parque se paga entrada, tudo bem que lá só tem pedras, vegetação endêmica e vista magnifica, porém eu pagaria.
As cachoeiras foram: de Sobradinho, do chuvisqueiro (perto do pico do gavião e isolada, quase intocada), da lua, Eubiose, corredeira "Rio do Peixe" (também retirada e vazia de turista), das borboletas (mais lotada). Outras tantas ficaram para a próxima, por falta de tempo. A falta d'água revelou as costelas pedregosas nos leitos delgados; contudo o "Rio do Peixe" está bastante caudaloso.
Fomos até Poços de Caldas, aqui perto, e seguimos sentido Varginha por estradas boas, contudo mais calmas.

8 comentários:

  1. Olá.
    Passei por aqui em visita ao seu blog.
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    www.josemariacosta.com

    ResponderExcluir
  2. Bem vindo, José!
    Já fui conhecer seu "modesto" cantinho. Amei os poemas!

    Grande abraço prá ti também

    ResponderExcluir


  3. Cheguei até aqui através de amigos comuns.

    Foi muito bom ter encontrado seu blog ao qual voltarei sempre!

    Também, estou lhe convidando para conhecer alguns dos meus blogues cujas temáticas são humor, narrativas de vida e amor.

    Amor que transcende,enaltece, valoriza e encanta a vida de cada um de nós.


    Confira: e ficaria honrado com sua presença e quem sabe seguir-me:

    FALANDO SÉRIO.
    http://ptamburro.blogspot.com.br/

    FRAGMENTOS DO ACASO
    http://paulotamburrosexo.blogspot.com.br


    HUMOR EM TEXTOS
    http://paulotamburro.blogspot.com.br/


    Se quiser conhecer todos os meus blogs, basta clicar, no meu nome, neste comentário, lá em cima ao lado da chave que espero lhe abra todas as portas.

    Um abração carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo!
      Estarei te visitando para conhecer seus cantinhos.

      Excluir
  4. Que maravilha de sitio para passear pela natureza, deve ser lindo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina!
      Você iria gostar, é bem natureba mesmo, com serrado onde há os veios de pedras e mata atlântica em volta. Uma mescla coerente entre verde e castanho.

      Bjs

      Excluir
  5. ~ ~ Uma crónica de viagem muito interessante.

    ~ ~ Amiga, gostei muito de ver o teu sorriso telúrico.

    ~ ~ ~ Continuação de boa disposição. ~ ~ ~ XX ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  6. Um bom passeio, Majo, no Estado vizinho - Minas Gerais. Conheço toda aquela região que fica a cerca de 300 km de mim.

    Beijão

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.