13.10.14

A Terra sem humanos

Noutro dia, revendo um daqueles documentários da History Channel "O mundo sem ninguém", fiquei a matutar. 
Focada sobretudo na arquitetura de grandes cidades, a ficção revela um mundo que floresce quase indiferente a nós, onde flora e fauna vão naturalmente assumindo papéis entre escombros.
Sempre gostei de demografia na escola, onde os professores à época da ditadura militar rasgavam preocupações (e até nos aterrorizavam) com a explosão humana pelo mundo... 
A trinta anos, quando a china tomou aquela atitude radical, restringindo a natalidade ao filho único, o mundo balançou. 
Passou-se a universalizar os métodos anticoncepcionais, o tema aborto ganhou avidência. Na escola, a Ilha de Páscoa era usada como modelo de auto destruição pelo excesso de contingente.
E num de repente, hoje países como o nosso Brasil estão com a fecundidade abaixo da taxa de substituição (1, 85 filhos por mulher), sem qualquer medida drástica implantada pelo governo. Nem mesmo o aborto é liberado e no entanto encolheremos logo, logo!
Pesquisando o tema, encontrei este gráfico, no mínimo emblemático, com uma estimativa sobre o fim de certas nacionalidades. 
Antes do ano 5000, já não haverá mais brasileiro à face da Terra... Deixaremos de existir assim tão cedo? 

2 comentários:

  1. Nossa, que futuro drástico para nosso povo!
    Mas, eu acho que não é bem assim, pois a contar pelos filhos que as mulheres andam tendo para perpetuar a benesse do Bolsa Família, o Brasil vai crescer é muiiiiiiiiiito! rsss
    Agora, falando sério, eu acho que nosso governo devia implantar com urgência, um plano de controle da natalidade, pois é um absurdo o que estamos vendo de crianças mal assistidas, abandonadas mesmo com pais.
    Saudade, amiga!
    um grande abraço carioca


    ResponderExcluir
  2. Olá, Alfazema!
    Acho instigante este tema e suas possíveis consequências, tanto em relação ao aumento quanto diminuição humana sobre a Terra.
    Na década de 90, trabalhei na sala ao lado de um escritório do IBGE e pude conhecer um pouquinho deste universo de estatísticas, estimativas, projeções, toda a logística de um recenseamento demográfico.
    Em relação `a natalidade, ainda há tanta mulher que engravida e diz estar se precavendo, usando este ou aquele método anticoncepcional... fico em dúvida se os métodos seriam péssimos ou as pessoas não seguem devidamente as regras quanto à sua utilização.
    Crianças mal assistidas podem se voltar contra a própria comunidade na adolescência, mesmo com Bolsa Família.

    saudosos beijões confabulantes

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.