4.10.14

Alma lavada

Já corri, tomei água de limão, um banho caprichado e estudei sobre as funções de primeiro mesário. Só faço isso a cada dois anos, e fico insegura. A responsabilidade é grande.
Coloquei água prá gelar (evito água plástica), separei frutas e granola, conferi documentos e convocação, separei roupa sóbria e calçado confortável para amanhã. Bicicletarei com o Par até 6 h 20; 7 h 00 estarei a postos.
Eles servem pão murcho com algo... é possível almoçar em casa, contudo sobrecarrega demais quem fica. Desta vez serão muitos candidatos a computar, e suponho filas enormes. Vantagens desse "voluntariado" segundo o site do T.R.E.: dois dias de folga / auxílio-alimentação ($ para almoço)/ convívio social (?)/ critério de desempate em concurso (pro TRE). Já passou da hora de votarmos pela Net...

Fiz charutinhos verdes para a semana. Uma folha de couve sem talo (que coloquei no cuscuz) e colheita dos vasos: azedinha, salsinha, folhas de alfavaca, de abóbora e trapoeraba. Tudo higienizado previamente.
 Já embrulhadinho, pronto para ser congelado e depois deixar o suco bem geladinho. 
Acondiciono em sacos plásticos ou assim; ocupa pouco espaço. O sopão também vai assim. Faço na panela, esfrio em refratário; coloco nas caixinhas e cubro com filme plástico. Semana toda suprida.
Suco verde do lanche matinal que troquei pela habitual banana com granola: o charuto de folhas, casca de banana prata pequena (a Majo vai me bater), melancia ou mamão com casca (coloquei os dois só hoje), o trio limão com casca / lascas de gengibre / urucum. Ao bater, um fio de azeite para as lipossolúveis.
 Não coo, apenas mexo com a colher e retiro pedaços maiores. O da esquerda, com trapoeraba em flor; o da direita,  restinho. 
Claro que só enfeitei para vocês, mas eu sempre bebo tudo - dois copos; por isso serve de café da manhã. Prefiro mais ralinho e bem gelado - desce melhor. Não é tão bom de gosto, contudo traz bem estar!

10 comentários:

  1. Parece-me uma alimentação muito saudável!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Catarina!
    Tem me mantido forte e magra. Para quem nunca tomava cafá da manhã, é uma boa escolha.
    O sabor não é dos melhores, contudo a gente se acostuma! O limão e a gengibre auxiliam neste quesito.

    ResponderExcluir
  3. ~
    ~ ~ Cris, gostos não se discutem!

    ~ ~ Eu prefiro comer a minha salada de fruta fresca pouco calórica de manhã 30 mn antes da refeição e ao almoço, tomo o suco de maçã e vegetais.
    Quando vou comer já digeri a salada e o suco.

    ~ ~ É assim que me sinto vitalizada! Deverá ser subjetivo!

    ~ ~ Se disponho de tantos alimentos, por que razão vou comer casca que bicho não come.
    ~ ~ Nunca me provaste a qualidade alimentar dessas cascas!

    ~ ~ ~ ~ Doces beijos amigos. ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Majo!
      Toda vez que ingiro uma casca de fruta, automaticamente me lembro de você (e dos leitõezinhos lá da zona rural)! Já tentei colocar banana no suco, porém fica espesso demais.
      Ao acordar, não consigo comer, apenas bebo o tal suco. Antigamente, tomava café preto (que nem gosto). Apenas sinto fome na hora do recreio dos alunos, aí devoro uma banana com granola ou outra fruta.

      Beijão procê também



      Excluir
    2. ~
      ~ ~ Ahahahahah!...
      ~ ~ Fizeste-me rir com gosto.
      ~ ~ Imagina que te dou a rir um beijo muito amigo.

      ~ Eu uso mamão, quando quero tornar o suco leitoso.

      ~ ~ ~ Abração amiga. ~ ~ ~

      Excluir
    3. ~ ~ Com que então, ando bem associada! kkk...kkk....

      ~ ~ Tens a papaia e o mamão que alimentam, possuem nutrientes fantásticos e poucas calorias e um pouco de abacate ou coco que fornecem a gordura necessária para absorver as vitaminas lipossolúveis.

      ~ ~ Tornam os sucos deliciosamente leitosos.

      ~ ~ Como não estás a fazer dieta, uma colherinha de uma boa rapadura consola e fornece um complemento de ferro.

      ~ ~ Ainda podes juntar uma cápsula de colagénio marinho que comprarás na farmácia e que fará maravilhas pela tua pele e, melhor será se acrescentares 1c. de levedura de cerveja.
      ~ ~ ~ ~ ~ XX ~ ~ ~ ~ ~

      Excluir
    4. Estou anotando as dicas, Majo! Sobretudo colágeno marinho me interessou muito.
      Sou doida por rapadura, melado e garapa. Infelizmente não são fáceis de se encontrar como antigamente...
      Ah, levedura de cerveja é perigoso (meu Par pode descobrir e atacar o estoque)!

      Até breve

      Excluir
  4. ~ ~ Imagino que não encontres rapadura porque o Brasil exporta-a para a Europa. Eu compro-a, bem brasileira, classificada como produto biológico, numa loja de produtos naturais...

    ~ ~ ~ XX ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  5. Há uma usina aqui que exporta açúcar mascavo para a China... as rapaduras eram feitas por pequenos produtores e vendidas na feira livre. São muito abundantes em Minas Gerais, acrescidas de frutas, abóbora ou puras. Deliciosas!

    Doces beijos

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.