25.10.14

Canola

Antigamente eu pensava que "canola" fosse uma planta: óleo de girassol vem do girassol; óleo de soja vem da soja; óleo de dendê ou de palma vem da palmeira dendê - um coquinho (e não azeite, que é de azeitona).
Não! Canola é uma invenção tecnológica aperfeiçoada no Canadá, uma marca de óleo que se generalizou. 
É um óleo modificado da brássica colsa.. Dizendo a grosso modo, sementinhas de mostarda melhoradas através de cruzamentos, onde o teor de ácido erúcico (uma modalidade de ômega 9 que possivelmente atacaria o coração) é menor. De óleo lubrificante passou a comestível.
Minha tia usa e endeusa enfaticamente a canola justamente por acreditar fazer bem ao coração... e na outra ponta, grupos mais radicais consideram-na artificial e até mesmo maléfica. Cadê o meio termo?
Enfim, controvérsias à parte, uma grande jogada de marketing elevou sua reputação como um óleo saudável acima de qualquer outro e de qualquer suspeita. Mas ela pode ser tão transgênica quanto a soja, envolvendo aquela empresa "M...", apesar de ser comercializada a um custo bem maior.
Talvez a solução para tantos impasses seja mesmo diminuir e variar ao máximo o consumo de óleos, intensificando exercícios físicos. A qualquer hora poderão encontrar / colocar "defeitos" até mesmo no tão afamado azeite extra virgem!
Aliás, o termo "azeite de oliva" é uma nomenclatura estranha... ou deveríamos dizer simplesmente azeite (da azeitona) ou então óleo de oliva (da oliveira), ambos designando o mesmo produto.

8 comentários:

  1. O canola exporta-se bastante... claro!

    O óleo original foi criado na universidade de Manitoba no princípio dos anos 70 do século passado. Desde então tem-se modificado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catarina!
      Este óleo era vendido no Brasil sem qualquer fonte de informação. Até hoje, muitos pensam que "canola" é a plantinha da qual se extrai o produto...

      Beijão brasileiro!

      Excluir
  2. Canola é abreviação de "CANadian Oil, Low Acid". Não é nome de planta, como muitos pensam. rs
    A gente nunca sabe o que vão "decidir" que seja bom para se comer. Na mesma hora que um alimento é bom, passa a ser ruim, do nada...
    O jeito é plantar tudo o que se quer comer, né? rs E criar galinhas, porcos, cozinhar com a banha, que é muito mais saudável.
    Beijo e bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucinha!
      Vocês aí em Minas, com tanta terra boa, até pedem virar roceiros... Minha avó viveu assim (à base de banha orgânica) e durou quase 92.
      A diversificação e a temperança acabam sendo o único meio de não errar tanto. Não dá um nó na cabeça da gente?

      Beijão maior ainda e uma semana serena.

      Excluir
  3. ~
    ~ Não sabia a origem do óleo referido e não ouço falar dele. O facto é que não frequento a prateleira dos chamados óleos de cozinha que são extraídos com calor e solventes, seguidamente são hidrogenados para poderem aguentarem temperaturas altas e não oxidarem. São gorduras "trans", tal como as margarinas.

    ~ Geralmente, falam de uma mistura e não indicam os óleos de tal mistela, não incluindo a data de validade porque são óleos mortos.

    ~ A banha, tal como o azeite e óleo de amendoim aguentam altas temperaturas sem se queimarem, facto que os torna cancerígenos.

    ~ Tu, amiga, vais durar mais dez do que a vóvó-- 103 aninhos-- bem dispostos.

    ~ ~ ~ Vou fazer exercício. ~ ~ ~ Beijos bem nutridos. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  4. O óleo de canola é considerado moda por aqui a bom tempo, como algo muito bom (melhor que os similares).
    No fundo são todos parecidos, temos que moderar o uso - tenho que estudar mais sobre.
    Gostei do termo "óleos mortos", assim como dizemos "água morta" ao refrigerante.
    Espero longos anos ( e de intercâmbio) para nós duas! exercite-se.

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Agora que sei que azeite vem de azeitona, é mesmo uma nomeclatura engraçada.

    Pois é, tanto a canola foi vendida como saudável... pra depois ser descoberta que é só uma semente transgênica. Também achava que era planta.

    ResponderExcluir
  6. Como é importante termos acesso à informação para poder discernir!
    A Net é maravilhosa, sobretudo se digitarmos "universidade" na frente das buscas: teremos textos de qualidade.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.