28.10.14

CNH



Este é um documento fundamental para nossa mobilidade urbana, contudo não basta possuí-lo, devemos renová-lo a cada cinco anos, ou três anos, se idosos (acima de 65 anos). Há também casos especiais onde o médico determina a validade.
Vencido o prazo de validade do exame médico, o portador da CNH tem 30 dias para providenciar sua renovação. Se for pego ao volante após esse prazo, será autuado por infração gravíssima.
Eu, consciente portadora de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) relacionado apenas à organização temporal, já estou a dois meses com este grilinho zumbindo em meu cérebro.
A minha vence em 25 de novembro, e na sexta-feira fui renová-la no "Poupatempo". Impossível,  pois estava a trinta e um dias do vencimento. Apenas se renova a CNH com trinta dias de antecedência. Voltei ontem e tudo se resolveu.
A pouco, o carteiro engraçadinho me abana uma "cartinha" do DETRAN. Gelei! Pensei que fosse minha primeira multa. Era o providencial aviso de renovação. Parabéns ao DETRAN pela eficiência!

4 comentários:

  1. Ola!

    Aprendo sempre muito no seu blog e agora ja sei como é uma carta de conduçao brasileira. Presumo que seja isso nao é?
    Peço desculpa por ha muito tempo nao comentar mas nao tenho tido muito tempo pra espreitar seu blog. Espero agora visita-lo mais vezes.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bruno!
    Estou com saudade de seus textos - MUITA. O tempo é democrático, "judia" igualmente de todos nós.

    O post é realmente sobre carteira de condução.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Cris na preocupação e partilha da importância da responsabilidade acima de um documento. E nosso transito precisa muito desta consciência e educação.
    As multas foram aumentadas excessivamente para certas faltas no intuito de coibi-las.
    Oxalá possamos reduzir o numero de mortos e acidentados.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tonin!
    Realmente o valor das multas assusta... quem sabe surtirá efeito! O uso de substâncias e a imprudente correria diária são os piores vilões.

    Outro abraço

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.