25.10.14

Sulforafano e as brássicas

Sulforafano trata-se de uma substância encontrada em abundância no brócolis, que além de prevenir certos casos de câncer (se aliado ao licopeno), inibe a proliferação da Helicobacter Pylori, a resistente bactéria estomacal que provoca gastrite e úlcera, se fugir ao controle. 
Em menor quantidade, a substância também é encontrada em outras brássicas, veja acima; porém não devem ser ingeridas em excesso por precaução à tireoide: possuem grande quantidade do antinutriente goitrogen, um glicosinolato. 
Eu uso as brássicas com moderação no suco verde (cruas), nas refeições consumo-as preferencialmente cozidas para diminuir os efeitos dos antinutrientes. Nunca mais a incômoda gastrite (com dor de vacuidade) me acordou às 2 h 00 da madrugada.
Sem neura, ponderando excesso e temperança, podemos nos beneficiar de alimentos saudáveis, sem intoxicar o organismo com seus veneninhos, que servem de proteção a eles.
Goiaba, folha de goiabeira, canela e cítrus com cascas, além da alimentação a cada três horas intercalada com água, também ajudam a manter a bactéria em colônias aceitáveis.

2 comentários:

  1. ~ ~ ~ Olá, Cristina.

    ~ ~ Existem outras plantas e alimentos com atividade bactericida.
    ~ ~ Este site está muito completo.

    http://pt.wikihow.com/Curar-a-Bact%C3%A9ria-H.-pylori-Naturalmente

    ~ ~ Esqueceram o cardamomo e o mel.

    ~ ~ Tornar o meio do estomago o mais básico possível, com fruta e legumes em sucos ou cozidos a vapor, é fundamental para reforçar o tratamento com antibióticos.

    ~ ~ ~ ~ Beijos bem desinfetados. ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  2. O mel, pego do produtor - sem esterilização e uso como sobremesa noturna (uma colherinha). O acesso ao cadamomo é difícil aqui no interior, mas anotei. Salvei o link, grata!
    Estou a um ano sem incômodo estomacal.

    Beijos aprendentes

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.