25.10.14

Tomara que chova...

alt
... dez dias sem parar!
As consequências deste ano emurchecido pelos baixos índices pluviométricos ainda continuarão por 2015: a safra de café já está comprometida; a cana está com gomos tão enxutos que encurtou-se a safra; atrasou-se o período geral de plantio (onerando futuros alimentos); o gado sem pastagens está magro (carne e leite caros). 
Após quase quarenta graus na semana anterior, esta semana foi mais fresca. Ontem foi exceção, a tarde se aqueceu para trazer um chuvisqueiro intermitente desde o início da madrugada. O céu está carregado e a previsão é que verta água dos céus até a noite de amanhã.
Nosso sagrado rio "Jaguari Mirim" resistiu bravamente, apesar de minguado. As cidades vizinhas estão racionando água a tempos e nós, apesar da economia, não tivemos um momento sequer de torneiras secas.
Águas da Prata sofreu uma pane hídrica aguda nos dias 10, 11 e 12 de outubro, deixando a população em polvorosa. As águas cristalinas (e minerais) que vertem dos campos secaram; a SABESP, sempre colocando "panos quentes", contornou a situação e passou a colher água do rio que corta a Cidade.
Diz a população que uma graaaaande (e conhecida) fazendeira lá do alto da serra simplesmente abriu as comportas do açude em sua propriedade num ato inconsequente. Está sendo processada - é que a terra lhe pertence, contudo a água armazenada é sempre de propriedade da Marinha, o que a incomodava... possessividade elevada ao cubo!
Se a "Rainha das Águas" chegou a este ponto de escassez, imaginem as súditas... contudo a água mineral que escorre abundantemente, sobretudo da "Fonte Vilela" (a mais radioativa do Continente - fonte), ainda abastece gratuitamente os galões de toda a vizinhança. O único risco é armazenar em casa fora de geladeira, visto que não é tratada. 
Esta chuvinha rala, sem temporais, é perfeita para reabastecer as nascentes e umectar a terra tórrida, revigorando as pastagens ressequidas e permitindo que se inicie o período de plantio (apesar de não encher represas). O final de semana, apesar das eleições (onde trabalho) será fresco e agradável, esperançoso mesmo.

4 comentários:

  1. Que a chuva chegue, com força e fazendo bem! bjs, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. E chegou, Chiquinha! Chegou deslizando tão elegante e suavemente e quanto uma cobra cega...
    Valeu, São Pedro!

    Beijos satisfeitos a você

    ResponderExcluir
  3. ~ Nós estamos a agradecer a Deus a falta de chuva que nesta altura do ano costuma ser abundante.

    ~ É habitual termos uns dias de sol pelo S. Martinho a 11/11, mas este ano o santo está a dar-nos um longo e atípico Verão! Eu nem me lembro de andar sem mangas, em Novembro!

    ~ Tomara que chova por aí, sim, bastante, para repor nos caudais e nas reservas os níveis habituais.

    ~ ~ ~ ~ Beijos amigos. ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  4. E chove, Majo, estamos a quatro dias com chuvas brandas, deliciosas. Não se fala n'outra coisa por aqui!
    Tinha até gente tentando doar os cães, por não poder lavar quintal todo dia...

    E que seu outono seja ameno e gostoso.

    Outros beijos americanos

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.