4.11.14

Cervo almiscarado

produtos-exoticos
Imagem
O almíscar é um perfume que possui versão sintetizada. A versão natural, entretanto, é extraída d'uma glândula no abdome do cervo, sacrificando-o para tal e colocando-o em risco de extinção.
Possivelmente usada para fins sexuais e demarcatórios enquanto na natureza, ao cair nas mãos humanas tornou-se fonte de cobiça e barbárie. Seu perfume é o mais potente e mais persistente que existe, conferindo robustez e longevidade às essências.
Devemos repensar o consumo dos produtos que contenham a essência natural, visto que a fauna selvagem está encalacrada no processo de fabricação.
Outros animais almiscarados além dos cervos, quando não sacrificados, são capturados e podem permanecer até por mais de uma década presos em gaiolas, sendo manipulados apenas para retirada da secreção que produz o perfume.
São torturados no cativeiro para que ocorra a contração involuntária da glândula, onde o precioso néctar é raspado com espátula esporadicamente. A prática ocorre sobretudo na Ásia, mas não só.
Para não nos lambuzarmos com gotículas de tortura, piores que a própria morte desses animais, devemos observar a procedência de fragrâncias com musck, almíscar, almiscarados, âmbar e ambarados, mesmo que o perfume não faça menção às essências no nome.

Perfume Chanel Nº 5 Chanel 100ml - edt (fonte)
Perfume Feminino Lançamento 1921
Notas do perfume: Neroli, ylang ylang, bergamota, limão, aldeídos, íris, orris root, jasmim, rosa, lírio do vale, vetiver, almíscar, sândalo, patchouli, baunilha, oakmoss, âmbar e civeta.
Fragrância do perfume: Floral Floral
Origem do perfume: França, Paris

6 comentários:

  1. É revoltante o tamanho da cobiça humana e seu grau de destruição.Não sabia da origem e do processo de extração da essência.Valeu o alerta, Cris.Sempre fui mais inclinada nas fragrâncias cítricas e frescas, por conta do clima aqui.Sigo com minha preferência mas, espalhando teu alerta por onde for.
    Uma bela quarta.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Calu!
      Com a proximidade do natal, presentes devem ser repensados por tantos motivos... quem sabe se voltássemos à moda dos biscoitinhos caseiros, como na zona rural!

      Excelente domingo,
      Beijos preocupados

      Excluir
  2. ~ No Ocidente, já não se fabricam perfumes com o almíscar natural que não permite o fabrico em alta escala.

    ~ Tens razão, quando te referes à barbaridade não só com o sacrifício dos veados almiscarados, mas também com os que forneciam peles.
    ~ Foi e ainda é uma luta dos defensores dos direitos dos animais, pois os caçadores não cumprem as leis que, entretanto, se conseguiram.

    ~ ~ Na China, ainda se criam tigres, para os sacrificar e transformar em remédios. Aproveitam tudo, até os pelos.

    ~ ~ ~ Abraço de amigas da ecologia. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, amiga, o não cumprimento de leis, o contrabando, a facilidade nas importações, costumes arcaicos, ainda demandam o sacrifícios de animais inocentes.

      Abraços apreensivos

      Excluir
  3. É lamentável que tal procedimento ainda se faz presente sobre a fauna, não só para os perfumes mas para outras vaidades humana.
    Um belo grito Cris e que possa ecoar nos salões suntuosos das pessoas desalmadas e cheias de vaidades sem limites.
    Gostei.
    Um abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Tonin, quanto mais sofisticada a comunidade, mais demandas cruéis. Uma vida natural, em harmonia com a natureza se faz urgente!

      Grande abraço procê também

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.