23.11.14

Comer magro

Sempre gostei de sopas, todas (tá bem, a de arroz nem tanto)! Porém não é hábito local sopa ao almoço. Não era!
Fiquei adepta desta praticidade rapidinho. Foi minha melhor escolha. Faço um sopão de legumes, folhas, carboidrato bom, grão de bico ou ervilha fresca ou lentilha, e carne magra.
Do panelão, deixo esfriar num refratário semitampado, porque panela de alumínio faz mal. Ao amornar, fraciono em copões descartáveis, cobrindo com filme; ou potinhos. Congelo para a semana toda (até mais).
De manhã é só descer prá geladeira e aquecer ao almoço, em micro-ondas (que não pretendo abolir, assim como o congelador). Gosto da sopa "pelando". Me acalenta tanto... depois uma fruta de sobremesa e pronto.
Meu lanche da tarde costuma ser a refeição mais substanciosa, e poço fracioná-lo em dois, conforme a fome. Tem banana, batata doce, outra fruta, castanha...
Taí o sopão.
Meu "Par" ganhou duas lindas abóboras - coisa de interior (sempre há desses presentes). A primeira e menor já se foi: metade no sopão e metade com casca em pressão, açúcar só para serenar. Bom e saudável.
Verde, a abóbora é legume; madura é carboidrato complexo. As sementes secas à sombra são boas prá petiscar durante a TV. No vaso, algumas sementes viram pequenas abobreiras, que viram suco verde, folha a folha.
Pão de abóbora (crua liquidificada) é excelente, cheio de carotenoides, todavia solta muita água. Devemos amassá-lo devagar sem acrescentar muito líquido.
Chuchu ao molho branco, com cheiro verde e alfavaca (do vaso). Paguei quase um nada por eles e fiz com cascas por serem orgânicos (do pomar particular do feirante).
Adoro comprar as sobras de safra para consumo próprio dos feirantes: é certeza de pureza. Comi  com uma proteína ao lado. Delícia leve!
Creme de mandioca com tomates ganhados. Sim, o Par tem sorte, desta vez foram cerca de três kg de tomates bem maduros. Higienizei, liquidifiquei, congelei em caixas de leite com filme. Vou tirando aos poucos. Abusei do manjericão que comprei fresco na feira.
Esse prato pede somente proteína - está completo.
 Meu almoço básico, intercalado ao sopão: feijão com muito louro, arroz integral, abobrinha refogada com cenoura, omelete com queijo frescal e salada de beterraba bem azeda no limão.
Sobremesa? Uma colherinha de mel do produtor, sem pasteurização.
Eu saio da linha de vez em quando, comendo sobretudo bobagens doces. É normal.
E minha água da termogênica canela uma vez ao dia (lembrando antinutriente / antimetabólito), sem contar as sementes de urucum duas vezes na semana. O urucum abaixa colesterol e o meu estava em 207 - nada grave, mas o ideal é até de 200.
Deixo os paus de canela uma semana na água (geladeira), porém trocando a água e usando-a todo dia. Aos domingos, substituo os paus (que colhi da árvore do primo).
Os alimentos que fiz são livres de glutamato (caldos). Não realçam tanto o sabor, contudo evito toxinas severas. Só de vez em quando uso um pedacinho mínimo, lembrando os riscos.
Comemos glutamato demais nos industrializados: o "saudável" peito de peru e todos os outros embutidos, restaurantes (comida chinesa), biscoitos, molhos prontos, enlatados... Tudo muito saboroso tem realçador glutamato demais (veneno). E o pior é desbalancear nosso paladar.  

2 comentários:

  1. Nossa, você COLHEU pau de canela! Menina, te falar viu... Você tem uma vida interiorana cheia de oportunidades FANTÁSTICAS!

    Que bom que gosta de abóbora com casca. Acho tão gostosa a abóbora baiana! Aqui, todo mundo descarta as cascas. Curioso que elas podem variar, se verdes ou maduras. Esse post tá cheio de informações valiosas, adorei!

    Seu chuchu ficou liiiiiiiindo! Quis. E nem gosto de chuchu. (Fui atraída pelo molho branco! :P)

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. No sítio do meu primo tem uma árvore de canela!
    Eu abuso da abóbora: novinha, de vez e madura; muito saborosa, saudável e barata.
    O molho branco faço com leite integral e farinha de trigo. Não uso margarina porque o leite já é gordo. Escolho os chuchus menores e faço com casca e miolo - aproveito tudo dele.

    Também ataco umas guloseimas de vez em quando, porém com moderação.

    Beijão saudável.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.