15.11.14

Corrigindo provas...

Me deparo com cada coisinha nos textinhos espontâneos! Vários alunos escrevem da forma coloquial e no dialeto caipira: "arvi", "xicra", "apá" (pá de lixo), "borsa", "brusa", "ponhá" (colocar).
Depois de uma comunicação oral sobre "Papai Noel", a maioria escreveu que se trata de uma fantasia que uns homens vestem, tipo homem-aranha... alguns contestam inconformados.
Eu não me meto, deixo fluir. Afinal, os mais novos só completam sete anos em março! E apesar de não acreditarem, os pedidos de presentes são suntuosos para as posses dos pais.
E assim o ano letivo se esvai... mais cinco semanas de aulas e há tanto que aprender! Estou me atendo aos jogos, sobretudo do campo aditivo e dezenas.
O sistema de numeração decimal é complicado para esta faixa etária. Apenas com atividades concretas começam a perceber que o número um pode valer 1 ou pode valer 10, dependendo do lugar que ocupa.
É interessante saber que no Brasil todo, devido ao curso "Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa"", se usa um "tapetinho" com palitos amarrados para dezenas e se diz:
_  Eu te autorizo a jogar!
E já me aperta o coração ter que deixar uma turma tão gratificante, vinte e duas fofurinhas. Tive sorte demais este ano; coisa rara. Nenhum caso de TDO, que emperraria toda a rotina de trabalho, como acontece na sala ao lado...

6 comentários:

  1. Um amor os errinhos e quando a turminha é legal, fica a saudade no fim do ano! bjs,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou agoniada, Chiquinha, apesar de saber que continuarão por lá no futuro!

      Beijão de cá

      Excluir
  2. Sei bem deste teu sentir, Tina, apesar da trabalheira que se acumula nesses dias de final de ano letivo, o peito aperta na sabida saudade dos pequenos que ganharão mundo novo.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico com uma pontinha de ciúmes ao saber que irão para outra professora, se esquecerão paulatinamente de mim, apesar de exercitar o amor exigente e desgarrado.

      Abreijos pedagógicos

      Excluir
  3. ~ Não vais ficar com a tua turma para o ano?!!
    ~ Por cá, as professoras acompanham os seus alunos, todo o 1º ciclo.

    ~ ~ ~ Amiga, beijos refrigerados... ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acompanhei muitas turmas por dois anos seguidos, todavia eles ficam levados demais...
      E tenho todo o material de primeiro ano, faço curso; é mais prático uma turma nova, apesar de trabalhoso.

      Um abraço apertado.

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.