16.11.14

E o peso?

Tenho mantido nos 62. Já me habituei com os alimentos, pois eu não tinha tão maus hábitos anteriormente. O que pegava eram os doces...
Começo o dia com suco verde na madrugada (dois copos sem coar); lanche saudável no recreio; sopão ou legumes com proteína no almoço, uma fruta de sobremesa. Procuro tomar água uma hora após cada refeição
Lanche da tarde bem reforçado às 16h00, com frutas, batata doce, abóbora madura adoçada, granola, castanhas, etc. e duas balas; no jantar, uma proteína ou omelete, uma fatia de pão integral ou um pouco de arroz e mel de sobremesa; um iogurte congelado na ceia e fruta leve.
Nesta semana, comprei duas berinjelas na feira, pois estavam frescas, lindas, enormes e a cinquenta centavos cada. Agora sei da importância de estar meia hora em água e sal, devido à solanina. Coloco um prato pesado sobre, para que não boiem.
 A maior, fiz com azeitonas, muito louro e cebola. Usei o próprio sal da azeitona. 
 Ficou delícia! Comi puro, com arroz e no pão integral. Agora devo comprar novamente só mo mês que vem, devido à solanina que a deixa inflamatória. Tenho medo da água de berinjela por esse motivo.
A menor, fiz com a pimentinha chapéu de palha, que também agrega um sabor incrível, contudo são dois solanáceos, então fiz no domingo e comemos com o fiotão e a namorada. 
Aqui, a primeira cheia no piscinão na esquina de baixo de casa, após longa seca. Em volta dele há a pista onde corro 4 km (5 voltas) todo dia, principalmente nos fins de semana. Ontem e hoje, corri ao clarear do dia e ao anoitecer.
O maior segredo é a rotina disciplinada, com planejamento (anotado) e organização do tempo. Toda terça vou à feira 6h00, procuro os produtores e compro intercaladamente mel, hortelã, caju, mangas, manjericão, verdura, cheiro verde, tantas frutas, legumes frescos e carboidrato bom. Peço aqueles menos sulfatados.
Não esqueço as frutas do filho, aquelas do Par, limão, gengibre e o queijo frescal.
Minha vedete tem sido a manga comum, onde guardo as cascas para o suco verde, pois são orgânicas, do quintal do produtor. As mexericas estão no fim, mas ainda há laranjas, que consumo picadas com casca, descartando só parte da casca, rica em flavonoides. 
Não ingerir líquido nas refeições (nem água) é fundamental, e mexer o corpo ao máximo. É importante não confundir vontade de comer com sede ou fome, isso é um treino. Se aprofundar na teoria ajuda a manter o foco e fazer melhores escolhas.

7 comentários:

  1. Bom dia;) Cris:)

    Continuas a portar-te lindamente:) Fico feliz por ti:)
    Eu nem por isso , aqui com o inverno é mais dificil permanecer a comer "verde" ...eu também estou com 62, mas esses 2 têm de ir à vida!!! porque eu sou mais baixinha que tu:)

    Jinhooooooosssss e um abraço apertado:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gê!
      Calma que o inverno passa, e na primavera fica mais fácil abrandar o estômago. Eu soube que o dia clareia às 9h00 aí nesta época... deixe para 2015.

      Abreijos muito queridos

      Excluir
  2. Verdade verdadeira, não confundir fome com sede. Desde que peguei essa dica, fico melhor. Mínimo de 30min pós-refeição, estou bebendo minha aguinha gelada. No começo era muito difícil, depois, tão fácil, que fico até 1 hora só digerindo a comida.

    Interessante, não sabia da solanina como tóxica. Bom saber. A partir de agora, deixarei minhas berinjelas de molho. Aliás, tô com umas aqui pra fazer. Acho que vou preparar como você.

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Companheira!
    Eu confundia fome com sede e ingeria frutas aquosas (melancia, mexerica) sem necessidade e sem o tempo de espera. Agora, sou muito atenta à água.
    Quanto à solanina, eu misturava solanáceos no mesmo prato: batata com tomate e pimentão; berinjela com tomate. Hoje apesar de ainda fazê-lo, faço com temperança.

    Grande beijo interiorano

    ResponderExcluir
  4. ~ O nutriente principal da beringela, o nasuin, é uma antocianina que está contida na casca, pelo que, prefiro comprá-las pequenas.
    ~ Não retiro o seu suco porque as beringelas são ricas noutros flavonóides e o seu teor de solanina não prejudica a saúde humana.
    ~ Um dos pratos mais famosos a nível mundial e que muito aprecio, provém do sul de França, "o Ratatouille". É preparado com a beringela, tomate, curgete e pimento. Tudo muito bem temperado com azeite e ervas aromáticas da Provence, muito frescas.

    ~ Vou experimentar a receita das azeitonas, mas com um pouco de tomate. Importante é não comer todos os dias.

    ~ ~ ~ ~ Abraço, amiga. ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  5. Boa dica sobre comprar berinjelas miúdas! Acontece que aqui se vende por unidades e minha gula fala mais alto... Sendo o mesmo preço, acabo escolhendo as maiores.
    A mistura de berinjela, tomate e pimentão (maduro) é deliciosa. Com batata e bacalhau então...
    Eu gosto muito de berinjela grelhada. Nesses dias com a perna "zangada", estou evitando solanáceos por cisma de inflamação. Meu Par vive inflamado (esporão, gota...), então fico atenta.

    Abreijos bem temperadinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ~ Corrijo o nome do antioxidante, trata-se do ""nasunin"". ~ ~ XX ~ ~

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.