4.11.14

Empoderamento


E se eu vos disser que no cérebro existe uma pequena estrutura que comanda a motivação?
Independentemente do resultado, passadas as eleições, me recordo saudosa daqueles octogenários de ambos os sexos que empunharam seu título eleitoral com todo o poderio que o documento acarreta e foram à urna em que trabalhei.
Mesmo sendo o voto uma árdua competição (incivilizada), havia tanta cooperação dos votantes para que esses ilustres brasileiros passassem à frente e lhes fosse dado todo o tempo que uma assinatura possa demandar.
Ao final do pleito, numa última tentativa de agarrar o poder, viu-se aquela história de Brasil dividido, que perdurou poucas noites. Nossa unidade nacional é nosso bem maior, nos fortalece e deve ser preservada.
Então, agora procuremos um consenso para que o diálogo construtivo e a reversibilidade de pensamento prevaleçam na política. Há tantos Conselhos Populares instalados pelo país; a participação pública é um ato trabalhoso e rico, que supera o simples instrumento de poder votante e parte rumo à cidadania.
Assim como a mídia é considerada o quarto poder, feito um ruidoso cão de guarda do país, façamos dos Conselhos o nosso quinto poder, qual um inteligente e estratégico cão-guia dos valores éticos.
No poder de voto, vence a maioria, deixando um rastro de minorias desiludidas e rancorosas. Caso haja diálogo democrático e intercâmbios convergentes, venceremos todos em prol de um único e robusto Brasil. O jogo competitivo acaba aqui e inicia-se a imprescindível cooperação mútua.
Ambos os candidatos eram e continuam sendo grandes autoridades políticas, com responsabilidades daí advindas. Mantêm-se nos postos de trabalho que já  exerciam e dali devem transparecer-se como verdadeiros representantes do seu povo. 

6 comentários:

  1. Temos sempre o desejo que as coisas melhorem...qualquer que seja o candidato, não foi fácil para Dilma, vamos ver o que muda, ou não...
    Que tudo corra bem por aí, por cá só cortes, aumentos e pouco dinheiro para todos nós, os trabalhadores.
    Beijinho Português!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina!
      Temos no Brasil, uma janela de oportunidades que se fechará talvez na década de 2030... Então passaremos a envelhecer e problemas parecidos aos seus surgirão.
      Se não fizermos caixa até lá, corremos o risco de cair (novamente) nas garras dos Estados Unidos!

      Torço por vocês,
      Beijitos atentos

      Excluir
  2. Um dos mais lindos e coerente discurso que li neste tempo.
    É lamentável os discursos que lemos por ai, falando até de intervenção militar por pessoas que cria sabiam bem o que é uma ditadura militar ou pelo menos leu sobre tal. Claro que o povo tem como participar e reivindicar dias melhores e preservar a democracia que conquistamos a duras penas.
    Aplausos Cris nesta bela inspiração neste velhos que acreditam no dever cumprido muito além de uma suposta vitória ou derrota de seu voto.Isto não existe. Ganha a democracia toda vez que o pleito se concretiza. Foi engraçado ver as pessoas na Paulista pedindo intervenção militar, será que elas pediriam em praça se estivéssemos numa ditadura militar?
    Parabéns Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelo apoio, Tonin!
      A emoção sobrepondo a razão Brasil afora... um presidente não governa sozinho. A palavra governabilidade já explica os tantos jogos de poder que mescam a trama.
      Que toda a equipe instalada em Brasília dê o seu melhor antes do país entrar em estagnação devido à demografia.

      Agradecida, até mais

      Excluir
  3. É, pois é ... e nós, o povo, continuamos na mesmice!
    Mais 4 anos para um governo que não vem dando certo, mas se as urnas são mesmo verdadeiras, coisa que desconfio que não faz tempo, temos o governo que merecemos.
    Nada mais a declarar. rsss
    um abraço carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alfazema!
      E a insegurança se aproxima cada vez mais do interior, com o assalto ao carro forte numa cidade próxima (Aguaí), resultando na morte de um policial.
      Não tínhamos isto por aqui...

      Abreijos assustados

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.