4.11.14

Inflamatório

Imagem
Cristina, "adondé" que cê tirou tanta cisma com a "tar" Solanina, "muié"?
Realmente eu passei a respeitar muito a solanina após estudá-la. Ela está presente sobretudo em vegetais da América do Sul, como batata inglesa, tomate, pimentão (certas pimentas), berinjela, jiló, jurubeba (tabaco, beladona). Aquele amarguinho característico é a dita cuja! Na batata, como já disse, percebe-se mascando a casca.
Sendo alcaloide - oriundo à planta, é uma toxina tipo escudo, agrotóxico natural. Por isso, quanto mais verdes, pior. Seu consumo cotidiano pode "machucar" e dilatar nosso trato gastrointestinal.
Uma tal  enzima acetilcolinesterase é inibida, o que causa grande estímulo neuro-muscular, infligindo debilidade e cansaço. Então, pessoas mais sensíveis e pré-dispostas pela genética à inflamação do intestino e / ou das juntas (artrite), cuidado!
No geral, a solanina pode agravar processos inflamatórios... Meu Par com esporão, deve manter uma proximidade inteligente dessa turminha. Inflamações crônicas podem vir a ser precursoras de alguns tipos de câncer.
A solanina também "destempera" o sangue e pode agravar hemorroidas e certas dores de cabeça. Há quem desaconselhe solanáceos nos dois primeiros meses de gravidez por precaução à formação do feto.
Certa época, eu vivia "empachada" - com abdome estendido, doloroso. Não podia abotoar a calça, até braços cruzados me incomodava. Talvez eu estivesse envenenada, pois consumia demais esses produtos, sobretudo a batata de segunda linha, com pontos esverdeados.
Veja no link da imagem o que expressa a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto - Portugal. Clic em todas as abas na lateral esquerda. É um dos trabalhos mais didáticos e completos que encontrei sobre o tema, inclusive com vasta bibliografia.

2 comentários:

  1. ~ ~ Muito bem, Cristina.

    ~ ~ É saudável consumir mais vezes as batatas doces, embora tenham mais calorias, o seu índice glicémico é mais baixo e, portanto, conveniente aos diabéticos.
    ~ ~ Por possuir caroteno, dispensa o uso do acompanhamento de cenoura ou abóbora.
    ~ ~ A sua pele interior fornece uma ótima dose de antocianina.
    ~ ~ Ficam deliciosas cozidas ao vapor.

    ~ ~ ~ Abraço amigo. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha o hábito, muito comum em nossa culinária, de misturar batata, tomate e pimentão num só prato. Hoje, aprendi que sendo solanáceos, devem ser intercalados por via de dúvidas.
    Já na feira procuro comprar no máximo duas variedades a cada semana, intercalando-os. Abandonei o hábito dos tomates verdolengos e observo melhor a qualidade das batatas.

    Abreijos sem toxinas

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.