5.11.14

Normalidade

Após a seca, estamos voltando às condições pluviométricas normais  para a época. Esta bela foto demonstra o ponto azul bem sobre a cabeceira do nosso rio Jaguarimirim, que nasce em Minas Gerais e escorrega para cá.
O rio corta a zona rural e urbana de nosso município, sendo tão sagrado, que consta da bandeira, em forma de uma larga listra prateada.
Todo esse ponto azulado encontra-se sobre o "Complexo Alcalino de Poços de Caldas" (foto abaixo), fazendo o rio contorná-lo de leste a noroeste.
Eu vivo à borda desse imenso vulcão inativo (borda oeste - esquerda na foto). Extinto ele não é, pois expele água quente de odor fétido (de ovo choco - apesar de límpida e pura) no centro da cidade de Poços de Caldas- a Fonte dos Macacos.
Toda esta região é rica em água mineral devido a ele - o "Complexo Alcalino" (que não é exatamente um vulcão), popularmente chamado "Vulcão São Domimngos". São inúmeras fontes e cursos d'água brotando desta área oval em forma de panela.
Se eleva,  parecendo um imenso queijo frescal todo temperadinho com ervas e especiarias raríssimas.
Os minérios (explore as diversas páginas) são inúmeros: bauxita-alumínio, molibdênio, urânio, bomba vulcânica, lircônio, etc. Ao passear pelas trilhas da cratera, vemos nos barrancos cores terrosas que vão do branco ao laranja, do rosa ao roxo e azul. No chão, há veios negros feito ébano, denunciando escorrimento de lava.
Um desequilíbrio ambiental vem sendo causado pelas mineradoras e sobretudo florestas de eucalipto dentro e no entorno da cratera - um deserto verde. Local sombrio e monótono, onde nem passarinho faz ninho. Fauna e flora estão sendo extintos ou expulsos.
Região belíssima onde fica o "Pico do Gavião", um dos três melhores pontos para prática de voo livre do Brasil. Encontra-se na borda sudoeste, no centro deste "bumerangue".
Não é lindo o nosso vulcão complexo alcalino? 

6 comentários:

  1. ~ ~ Essas florestas de eucaliptos, destinados ao fabrico de pasta de papel, são monstros destruidores dos ecossistemas, verdadeiros desastres ecológicos.


    ~ ~ Desejo muito que os níveis dos caudais retomem os seus melhores níveis pois, indiretamente, a seca também me preocupava.

    ~ ~ Que tudo volte a ficar viçoso em terras joaninas da bacia do Jaguari Mirim.

    ~ ~ ~ Beijos amigos. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebeu meu e-mail?


      Paulatinamente o eucalipto vem nos afogando, Majo, secando nascentes, expulsando animais, dizimando vegetação.
      Nosso rio sagrado volta a respirar! é impressionante como as pastagens castanhas adquirem tons esverdeados rapidamente.

      Bjs

      Excluir
  2. Boas noticias Cris, a presença das águas por estas bandas de Minas, que via desaguar em São Paulo. Ainda esperamos as chuvas sobre o velho Chico para atender a parte mais pobre de Minas e Bahia, Pernambuco e etc.
    A riqueza do subsolo mineiro é mesmo uma bênção e ao mesmo tempo uma tentação às mineradoras que destroem coisas belas.
    Gostei da comparação ao queijo mineiro frescal é bem nosso das Gerais. Uma região rica do circuito das águas que deve ser preservada e conhecida por todos.
    Um carinhoso abraço Cris.
    Beijo de paz amiga.
    Que a semana esteja fluindo bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minas é um grandioso tesouro, Tonin, com sua cultura, suas terras e águas recheadas de fauna e flora especiais. O oeste mineiro é sossegado, sereno, calmo, leve, tranquilo...

      Um excelente domingo, e grande abraço de cá também

      Excluir
  3. Oi, Cristina!
    Que coisa boa saber da chuva aí por estas bandas, estamos torcendo para que ela chegue, de mansinho e traga a paz que tanto precisamos.
    Quanto à nossa riqueza mineral é de uma grandeza que só podemos agradecer ao Divino.
    um beijo carioca


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alfazema!
      Caberia muito bem um parque nacional sobre tão precioso complexo alcalino, antes que as minerados e os eucaliptos destruam tudo.

      Beijão interiorano

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.