23.11.14

O "clínico geral"

Segunda de manhã começou a escorrer líquido, foi esbranquiçando (excesso de umidade). Ao final do dia fui ao plantão do plano de saúde. O péssimo médico plantonista não quis receitar a pomada que pedi (e só vende com receita -  sulfadiazina de prata), alegando não ser dermato. 
Me mandou pagar consulta urgente, pois estava virando erisipela. Uma vaga com dermato aqui no interior demora semanas! Se ele como clínico geral não dá conta duma simples queimadurinha de moto, que rasgue o diploma! Melhor seria se eu fosse à saúde pública.
Desabafei com a enfermeira enquanto ela curava e informei que não concordava com aquele curativo abafado. Ela disse para retirar em casa; perguntei pela qualidade da pomada que aplicava e disse ser pior que Nebacetin.
Procurei a farmacêutica de minha confiança, que conferiu e disse estar normal; indicou "queimalive" e não abafar. Na caixa consta: "Muita atenção durante o uso em  feridas abertas" e aquela frase tremulava na minha cabeça. O que exatamente significa?
A palavra erisipela foi absurda, contudo me assustou. Me lembro de pessoas na zona rural com feridas incuráveis na perna. Dormi mal. Não chorei de madrugada por ser durona. 
Só na tarde seguinte associei a frase à posologia: "aplique uma fina camada". Diminui a dose e dormi. Acordei com a ferida "saudável", seca. Passei a manhã toda sem pomada e ela não escorreu líquido. Apliquei intermitentemente, o mínimo, apenas para não trincar.
O nascimento de pelos no ferimento foi boa indicação de que a parte interna está saudável. Nunca apreciei tanto os meus pelinhos crescendo na perna!
Aliviada! Se eu ficasse literalmente lambendo, como TODO animal silvestre, certamente já havia sarado. Bora trocar esse escape da moto (que deveria ser proibido) por outro com proteção.
A foto foi tirada dia 21, com dez dias do ocorrido. Agora está bem melhor, estou passando mel para umectar e evitar cicatriz. Ao acordar e à noite, passo pomada de Aloe Vera.
Minha amiga, que queimou mais, chamou a dermato na hora. Ela orientou mascar folha de couve fresca e colocar sobre a queimadura. Saliva é mesmo um grande antibiótico, aliado ao sumo da couve... Ela usou três vezes ao dia, deixando meia hora. Sarou rapidinho. E olha que a perna dela colou no escape! 

8 comentários:

  1. MEU DEUS AMIGA!!!!...Que susto:) ainda bem que já está melhor! Estava tão feia na primeira foto. As suas melhoras:) Sim?! Jinhoooooosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gê!
      Estou pronta para outra... (nem tanto); grata pela solidariedade!

      Beijão prá família suricato

      Excluir
  2. Caramba, Cris! Que história! Claro que você ficou assustada com a palavra, quem não ficaria? Esses médicos...

    Gostei muito de saber do negócio de mascar a couve e aplicar.

    E estou muito feliz que esteja tudo caminhando bem! Fiquei preocupada quando vi. Um beijo, querida companheira. Cuide-se.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Companheira, usei a couve mascada mesmo aprendendo tardiamente.
      Esse médico do plano de saúde tem má fama... antes tivesse passado no SUS com a Cubana, aqui na esquina de casa.
      Agradecida pelo apoio,

      Beijão

      Excluir
  3. ~ Eu tenho sulfamida em pó: "Septil", que me garante uma defesa confiável contra a infeção e assegura-me uma cicratização sem líquido.
    Formada a crosta, aplico uma pomada ou óleo essencial de alfazema.

    ~ São terríveis essas queimaduras de escape. O meu irmão teve uma, quando jovem.

    ~ ~ ~ As melhoras para o dói-dói. ~ ~ ~ Beijos. ~ ~ ~
    ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tal médico poderia ter me receitado e orientado. Me vali do "Dr. Google", da farmacêutica e da experiência de outros descuidados.
      Na infância, o pozinho de sulfa com mercurio cromo era um dos poucos remédios que dispúnhamos.
      Agora, só resta uma casquinha ao centro. A aloe vera mantém a umidade.

      Obrigada por se preocupar,
      Abreijos!

      Excluir
    2. Olá, Cris.
      acabei de ter uma queimadura como a sua, tb no escapamento da moto. Já tomei todas as medidas necessárias e aguardo ela cicatrizar completamente. Mas estou com muito medo de dar uma mega cicatriz ou marca. Como está a sua depois de quase 1 ano? vc poderia me relatar? vc usou algum creme depois que ela fechou? me ajuda! grande abraco

      Excluir
    3. Oi, Anne!
      Ainda tenho uma marquinha sim. A minha demorou um pouco mais a fechar porque eu umedecia muito com pomada... Deixando mais seca, fecha logo.

      Não usei nada após a cicatrização; fica na parte de trás da perna e nem lembro dela.

      Depois de rever a foto, esta "tatuagem" não é nada!
      Desejo um rápido restabelecimento,
      Abraços.

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.