15.11.14

Seis princípios

O Guia Alimentar para a População Brasileira é um documento NOSSO e deve ser amplamente explorado. Para baixar PDF e deixar "à mão" na tela do PC, clic aqui. Ele segue seis princípios orientadores, eis um breve resumo:
O primeiro preconiza que saúde é mais que ausência de doenças, é pleno bem-estar físico, mental (emocional e espiritual) e social. As atividades físicas diárias (meia hora), ciclo regular de sono e vigília e ingestão de água entre refeiçoes complementam a alimentação.
O segundo prega que alimentação é mais que ingestão de nutrientes e combinação de alimentos, envolve dimensões sociais e culturais do ato de comer. Sempre que possível, fazer do ato de comer uma celebração conjunta. Planejar piqueniques junto à natureza com familiares ou grupos de amigos é chique, saudável, econômico e faz bem à alma!
O terceiro aponta a interdependência entre padrões saudáveis de alimentação e sistemas alimentares sustentáveis, que protegem e respeitam o ambiente natural de onde os alimentos são obtidos. Comer com consciência, preferindo pequenos produtores locais e fazendo recolecções / hortinhas sempre que possível.
O quarto indica que o acesso à informação esclarece consumidores, induzindo a melhores escolhas e empodera cidadãos para atuar politicamente em prol da alimentação saudável. Devemos lutar por orgânicos.
O quinto lembra que recomendações feitas por guias alimentares devem envolver múltiplas evidências e várias fontes, sendo geradas por conhecimentos de diferentes disciplinas. É o cruzamento de informações variadas e confiáveis; artigos de universidades, teses e dissertações são enriquecedores. E ser crítico com propagandas.
O sexto princípio implica na ideia de que guias alimentares devem promover segurança alimentar e nutricional e contribuir para a garantia do direito humano à alimentação. Num país imenso como o Brasil, há má distribuição e perdas excessivas durante o percurso das mercadorias. O consumo de bens locais abranda este problema e barateia a alimentação.
Divulgue o guia, repasse seus princípios, aplique seus ensinamentos e ajude a combater a epidemia de síndrome metabólica atual!

2 comentários:

  1. ~ Uma boa medida para saúde pública que nós, infelizmente, não temos.
    ~ Temos mães que fazem a vontade dos filhos. não gosta de sopa nem legumes? Come pão com fiambre ou doce, gosta e não dá trabalho. Nem se lembram de uma banana.

    ~ ~ O grande problema da síndrome metabólica, além da cerveja e seus salgadinhos, é o sedentarismo.

    ~ ~ ~ XX ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  2. O povo daqui não conhece o guia... E se o descobre, não liga. Banana é tão barato aqui e meus alunos não a tem em casa, contudo a carne vermelha e industrializados não faltam.
    Há muita circunferência exagerada por aqui, e desde a infância - preocupante.

    Bjs

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.