8.11.14

Um gênio sob a batina

Imagem
Este ilustre brasileiro, o quarto filho de uma "ninhada" de quatorze - algo comum à época, uniu o sacerdócio à ciência - também algo comum à época, visto que o mundo acadêmico - científico era restrito a poucos, incluindo os clérigos.
Nascido no Rio Grande do Sul, percorreu várias cidades do interior de São Paulo, inclusive Caconde, aqui pertinho. Sendo padre e cientista, se via obrigado a migrar de paróquia devido ao incômodo tanto de certos beatos, quanto de superiores enciumados de sua genialidade.
Sua maior proliferação inventiva ocorreu entre 1890 e 1928. Desenvolveu teórica e pragmaticamente equipamentos que possibilitam as transmissões primogênitas da palavra falada, através de ondas eletromagnéticas dispensando a utilização de fios. 
Landell era um inventor-fazedor! Não dispunha de um ajudante sequer, mesmo para as tarefas mais artesanais. Criou protótipos para o rádio e telefone sem fio.
Tal feito foi creditado à época ao italiano Gugliermo Marconi, e até hoje não se reconhece a supremacia de Landell. As condições gerais para incubar ideais tão vanguardistas num país sul americano eram infinitamente inferiores a um país europeu.
Diferentemente de Santos Dumont, não se estuda Landell nos bancos escolares, e talvez nem mesmo em determinados cursos de jornalismo e engenharia na área comunicativa. 
A diferença gritante entre as duas patentes é o fato de que Marconi transmitiu apenas sinais e Landell transmitiu voz humana real através de luz, somando-se ao telefone e telégrafo.
Muitas razões convergiram para o não reconhecimento de sua obra como primordial, dentre elas, a suposta falta de apoio de seus superiores imediatos e sobretudo do próprio governo brasileiro e sua incipiente comunidade científica.
Resta ao menos conhecermos um pouco deste que encontra-se dentro os nossos maiores inventores: Um livro especial que retrata o cientista é "O incrível Padre Landell de Moura" de Ernani Fornari, encontrado apenas em sebos.
Outro livro intitulado "Brasileiro, Gaúcho, Um Gênio Diferente: Landell de Moura" do autor Ivan Dorneles Rodrigues, é bastante amplo e mais recente.

2 comentários:

  1. ~ ~ Não conhecia!

    ~ ~ É lamentável, o Rio Grande do Sul não dar divulgar s sua obra!!

    ~ ~ ~ Abraço. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  2. Oi, Majo!
    Paulatinamente, o Brasil vem dando visibilidade a um de seus grandes expoentes: o pai das telecomunicações!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.