5.12.14

Comparando rótulos

Marquei consulta com a Dr. Maylen, a cubana, para dia 15 no postinho aqui da esquina. Eu e o Par em horários seguidos, assim entraremos juntos. 
Preciso pedir uma batelada de exames, pois completei 50 anos. Quero orientações sobre o sal amargo, visto que comprei esta outra marca na farmácia e fiz a comparação (e comprarei outras).
Ambos são sulfatos, pois embora não esteja escrito no condimento (abaixo), pela fórmula lá exposta pude comprovar. O medicamento não traz a fórmula, contudo está escrito "sulfato de Magnésio".
Pelo código de barras, constatei que o da farmácia é nacional e o outro é oriundo dalguma mina no Equador. A validade é a mesma: Três anos. Ambos são industrializados / embalados no interior de São Paulo.
O remédio vem em pó seco bem branco; parece ter sido refinado e se espalha. O condimento vem em cristais úmidos, amarelado, parecido ao de minha infância. 
O condimento, à esquerda, fica amontoadinho, tem aparência mais integral, natural e saudável que o medicamento e dissolve melhor em água, embora o sabor seja idêntico. 
No medicamento há indicação "via oral"; no condimento nada consta, todavia por ser condimento subentende-se que também possa ser ingerido.
O da farmácia vem numa caixinha, pesa 25 g e custa R$2,10. O condimento não tem a caixa sobre o saquinho e pesa 100 g, custando R$1,00. 
Ambos são baratíssimos pelos benefícios a que propõem, entretanto a diferença monetária... O da farmácia custa 8,4 centavos por grama. O condimento custa 1 centavo o grama. 
E a qualidade? Aquele da farmácia possui 99% de pureza; a pureza do condimento é de 95%. Quero conferir com a Dra. Maylen se esses 4% acarretam diferença significativa, se o condimento pode também ser ingerido sem risco. Espero que em Cuba, pela carestia, o sal amargo seja popular e a Dra. tenha afinidade com ele. 
Por que? Ora, se o esporão do Par realmente regredir, vou alardear para os quatro pontos cardeais, e quero dar informações corretas às pessoas. 
Qual seria o risco? Por ser  mineral, o magnésio não é puro. Vem acompanhado de metais pesados como alumínio e arsênico ( metaloide trióxido de arsênio), dentre outros, dependendo do local da mina. Preciso me certificar de qual porcentagem é segura para ingestão. 
Como já citei, dependendo do local, a própria água mineral, o arroz integral e tantos outros produtos naturais agregam outros minérios.  
Encontrei aqui um magnésio com 91% de pureza e os outros metais agregados - mas é para alimentação animal.
Existem potencializadores de Magnésio: São o mineral Boro (ajuda também no cálcio, vit. D e testosterona) encontrado na banana, certas hortaliças, leguminosas e oleaginosas (suco verde com casca de banana). E o aminoácido Taurina, contida em peixe, carne vermelha, frutos do mar, beterraba, leguminosas.
Aliás, a vitamina D está mais para hormônio que para vitamina em si...

2 comentários:

  1. Eu andei lendo sobre e comprei um desses pra minha mãe! Ô gostinho ruim!

    ResponderExcluir
  2. Quando ela for fazer os pés, peça que acrescente à água e a pele absorverá o magnésio.
    Eu sinto não poder tomar devido à gastrite. A gente se acostuma ao sabor logo, logo.
    O cálcio sem magnésio não se organiza.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.