5.12.14

Desperdício

O lixo orgânico do Brasil é considerado um dos maiores do mundo: são cascas, talos, folhas, sementes repletos de nutrientes, que poderiam compor pratos nutritivos, saborosos, baratos e magros. 
Pesquisando sobre cascas, encontrei  esta dissertação de mestrado, provando justamente o valor nutricional deste amplo material descartado.
As robustas cascas de banana contém mais fibra, vitamina C e o dobro do potássio das polpas. Possuem também luteína, antioxidante protetor dos olhos contra raios ultravioleta, evitando catarata.
casca de manga contém cálcio, ferro, cobre, magnésio, potássio e zinco. Pois a casca possui 20% mais antioxidante que a polpa, além de fibras; e ajuda a baixar o colesterol.
Receitas não faltam na Net, basta usar a criatividade e cuidar bem da higiene dos produtos. Os orgânicos obviamente são preferíveis,  porém aqueles com agrotóxicos não segregam as toxinas apenas nas cascas, elas penetram no produto como um todo.
No caso dos orgânicos, por serem mais preciosos e geralmente caros, devem ser aproveitados por inteiro. Nesta farta época de mangas, eu ganho bastante. Aqui no interior, há mangueiras carregadas por toda parte, basta fazer a recolecção.
Minha aluna trouxe estes mangotins orgânicos do seu quintal. Lavo bem, aproveito a poupa e reservo as cascas para meu suco verde.
Outra aluna me presenteou com estas Haden. Estou ingerindo com casca e tudo.
Tenho outro aluno que toda segunda-feira me traz algumas do sítio onde a avó mora.
Possui betacaroteno, vitaminas A, B, C, magnésio, fósforo, potássio, sódio, cálcio, ferro, manganês, selênio e zinco.

Toda terça-feira, às 6h00 vou à feira livre aqui na esquina. Procuro os moradores de zona rural que trazem muita coisa excedente de seu próprio uso.
Mangas, abóbora madura e verde, couve, alface, berinjelas, mais mangas, duas variedades de bananas, chuchu, cebola, pepinos, pimenta doce, cenouras, queijo frescal, limões, tomates.
Todos estes cajus comprei por R$ 1,00. Ela traz somente para mim, pois não há comércio e a produção é de um único cajueiro no pomar.
Abaixo, à direita, o meu trio querido: salsa, manjericão e hortelã. Tudo amarradinho com imbira de bananeira, colhido na horta da Zelinda. Três maços por R$ 2,00.
Abaixo, o sopão que cubro com filme plástico e congelo para a semana toda. Legumes, verduras, ervas, feijão batido e grão de bico. Lombo suíno para completar. Almoço quentinho e saboroso; saudável e magro.
E as saladas cruas com cenoura, tomate, cebola, couve fininha, alface, ervas, limão e manga ficam para o jantar. O talo da couve vai em farofa ou cozido no arroz.

2 comentários:

  1. Todos esses cajus por um real? :O Que coisa boa! Nunca comi caju, tenho que provar.

    Acho muito legal quando amarram os maços com restos de outras folhas ou, nesse caso, com bananeira.

    Talo de couve como farofa ou cozido no arroz? Que interessante! Você aproveita tudoooo! :D

    ResponderExcluir
  2. Caju orgânico do quintal, com muita fibra e líquido. As castanhas estão secando para serem torradas em janeiro.
    Acho lindo os amarradinhos da Zelinda, sem plástico.
    O talinho da couve vai bem na sopa de caldo de feijão também!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.