8.12.14

Que são as amizades?

Imagem
Todo fim de ano, saem professoras, estagiários e até funcionários de uma escola para outra. Com a nossa não é diferente.
Uns querem ir para mais perto de casa, outros conseguiram cargo melhor e outros perderam a vaga por diminuição de alunos, restando a periferia; estagiários com contrato vencido são obrigados a parar o trabalho.
Fico pensando de convivi nestes meus 50 anos com tanta gente. Há apegos curtos, há longas convivências superficiais, há casos a se manter uma distância inteligente (pessoas duvidosas, chefes, pais de alunos).
Quantas grandes amigas, parceiras de um ano todo que hoje viraram apenas velhas conhecidas! Quanta gente ali do nosso lado a anos, que nem sabemos o nome da mãe (vizinhos, determinados colegas de trabalho).
E aquele amigo esquisitão e transparente, que a gente pode xingar, pedir comida, adotar como um ente familiar. Aquele que até solta flatulências em nossa presença. 
E as amizades unilaterais, onde alguém valoriza tanto o outro, prezando pela amizade e não é correspondido à altura. Mas só ele não vê! 
E aquelas duplas inseparáveis, quase siamesas,  que se isolam do restante do grupo e levam a amizade hermética para a vida pessoal...
E aquelas pessoas populares, que se dão bem com todos e de longe marcam presença. São os palhaços do grupo, ou os políticos ou os gurus.
E aquela pessoa que está lá no canto, independente e reservada, que entretanto podemos confiar, pedir apoio e desabafar, mas que jamais dará um passo em falso.
E os falsos amigos, que tentam manipular este ou aquele, que  procuram impor sua vontade pelas entrelinhas, que se fazem de bonzinhos e estão sempre tentando levar vantagem.
E os puxa-sacos de plantão, que levam e trazem fofocas, criam polêmicas, que tentar arrancar a opinião alheia para distorcê-la no grupão e possuem os chefes como melhores amigos.
Fico imaginando quem não tem família e se depara com estas questões existenciais justamente nesta época delicada (e até perversa) do ano... 

2 comentários:

  1. Deve ser mesmo tenso. Essa época do ano consegue ser perversa pra muita gente, há muita cobrança de felicidade, de família.

    O amigo transparente é o melhor tipo :)

    ResponderExcluir
  2. E a cobrança por lindas festas, muitos presentes, fazer a virada de forma triunfal... Quem fica na contramão é discriminado.
    O pior é aquele amigo "saliente", que sabe te pegar pelo ponto fraco e sabe sair pela tangente.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.