2.12.14

Sal amargo prevenção


Eu comprei Magnésio (sal de Epsom) para Marido fazer escalda pés (banho morno) pois é bom para dissolver esporão e gota. 
O sal amargo é um produto de minha infância, muito utilizado via oral na zona rural como depurativo do sangue, para má digestão, como purgante, sonífero. Para dores musculares, faziam com ele escalda pés.   
Naquela época vinha em pacotão direto da mina e possivelmente com bastante impurezas como arsênico e alumínio em altas concentrações. 
Resta lembrar que até água mineral e arroz integral possuem essas impurezas; o importante é observar a porcentagem.
O sal de cozinha consumido em minha infância era rico em magnésio: na estação chuvosa ficava úmido, feinho, pois o magnésio "puxa" umidade. Para ficar mais "estético", retiraram do sal esse mineral e o supervalorizaram separadamente. A opção é consumirmos sal marinho integral grosso.
Após os 40 anos e culminando aos 55, passamos a não mais armazenar Magnésio no organismo e com a ingestão de produtos industrializados / refinados aliado a estresse, que "chupam" magnésio, podemos ficar com falta (deplação).
Sua falta acarreta baixa imunidade, dores articulares (artrite / artrose), calcificação (gota, esporão, bico de papagaio), osteoporose, cristais (cálculo renal), cãibras, formigamentos, pressão alta, fadiga / fraqueza, fibromialgia, insônia e melancolia, dentre outros. 
Atualmente há nas farmácias em forma de óxido, cloreto, sulfeto, sulfato, hidróxido (leite) fluoreto, brometo, quelato, óxido, dimalato. Ufa!  Tudo para encarecer o produto.
Todos são chiques e o preço é absurdamente maior daquele comprado na gôndola de condimentos do mercado e mesmo assim são baratos.
O do mercado aponta o mínimo de 95% de pureza - magnésio integral, bruto, tosco, rústico, com todos esses ingredientes acima num só produto. Vem em forma de cristais e não é tão amargo ou ruim. A dose ideal para consumo preventivo via oral (cloreto) é uma colherinha de café à noite, para já melhorar o sono. Quem tem gastrite,deve dividir em duas doses (cedo e à tarde). 
Precisamos de 350 mg por dia. Seria um terço de 1 grama? Numa dieta calórica, a absorção é maior; em dietas magras a absorção é de 30%. Mesmo o magnésio presente nos alimentos (o preferível) é absorvido nestas porcentagens.
Além do sal marinho, podemos obtê-lo em castanhas, farelo fibra de cereais, certas frutas e folhas escuras, feijões, peixes marinhos (visto que a água do mar é rica em magnésio). A semente de abóbora é campeã, todavia não se pode exagerar no consumo, pois  possui antinutrientes.
O suco verde (rico em clorofila) é uma boa fonte de magnésio.
Ele é um "faxineiro" que organiza todos os outros minerais, principalmente o cálcio e açúcar do sangue: retira-o onde há excesso e coloca onde há falta.
Se ingerirmos sem precisar, o excesso será eliminado pelos rins, pois é um mineral natural. Pessoas com problemas renais não devem utilizar o produto.
Gastrite pode ocorrer em dosagens maiores. Pessoas com inflamação intestinal de qualquer ordem devem abster-se. Quanto às grávidas, nem pensar! 
É tão importante que o sangue é o último a estar deficiente, e aí já há sintomas...
Prefiro a Cubana do SUS, no postinho aqui da esquina, pois se voltar ao plantão do plano de saúde e cair com aquele médico novamente, dirá que estou com leucemia...
Quer um sono pesado e sensação de felicidade? Quer evitar a proliferação celular (câncer)? Quer ficar longe da demência? Fale sobre o sal amargo com seu médico! Eu não aconselho a ingestão daquele da gôndola de condimentos por ser menos puro que o da farmácia.

12 comentários:

  1. Oi, Cristina!
    Quando era criança, ouvia referências ao sal amargo, mas nunca soube o que era. O leite de magnésia tem alguma associação com o sal amargo? Sei que o sal de epson faz bem para quem sofre de depressão, mas também nunca vi de perto. Ah, também nunca ouvi falar em antinutriente. Estou aprendendo muita coisa por aqui!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luma!
    O leite de magnésia, que ingeri muito na infância, é uma variação do sal amargo - o hidróxido de magnésio.
    Sal de Epson é o sal amargo. Usa-se em banhos terapêuticos (não precisa cobrir o corpo todo) e ajuda muito na depressão. E não é faixa preta. A pele - uma peneirinha, "chupa" o magnésio da água direto para a corrente sanguínea.

    Os antinutrientes são defesas das plantas; se ingerirmos um único alimento em excesso, mesmo natural, podemos nos intoxicar aos poucos. A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.

    Grata pela visita,
    Beijão de cá também

    ResponderExcluir
  3. Olá!! vim conhecer seu cantinho pela amiga Luma, me indicou o sal amargo para minha artróse...será que se encontra fácil? eu não conheço!


    obrigada bj

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lena!
    O sal amargo é encontrado em qualquer farmácia e na gôndola de especiarias do mercado.
    Para ingerir (uma colher de café - dia), eu uso o da farmácia, que é mais puro. Para o escalda-pés, compro na lojinha de "um real": Com R$ 10,00 levo 1 kg!
    Na hora da TV, é só colocar os pés na água quentinha com uma colher de sopa rasa do magnésio e deixar por meia hora. Deve virar rotina - fazer toda noite. A pele é uma peneirinha e o magnésio cai na corrente sanguínea.
    Ao ingerir, se observar desconforto estomacal, deve-se cessar o uso por uns dias e depois diminua a dose, intercalando os dias. Quem tem problema intestinal não deve ingerir, apenas banhar.
    É um remédio antigo, natural, barato, e praticamente sem contra-indicações. Cuidados especiais às grávidas, crianças e idosos enfermos.
    Espero que surta efeito em sua artrose!
    Beijão também para você.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada , marido já foi atrás para comprar.. com tu diz acho que não vou poder tomar , pois tenho diverticulite!
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Lena, com diverticulite não pode ingerir mesmo. A banheirinha infantil é a melhor opção para você.
    O magnésio não substitui o tratamento convencional, porém agiliza a melhora.
    Consumindo uma colher de sopa/ dia no banho, o ideal é comprar a quilo (a granel), o produto não refinado (bruto).
    Contacte empresas de condimentos; o que eu uso vem da cidade de Franca - SP.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Dissolvo 30 gr em 1 litro d'agua,tomo um copinho de 100 ml em jejum por dia,isso é suficiente para ir ao banheiro o dia todo...to me sentindo muito bem e o melhor é que estou emagrecendo.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Alessandra!
    É mesmo uma maravilha este produto tão esquecido pelo mundo moderno. Eu recomendo para "Deus e o mundo" e vivo dando caixinhas de presente.
    Insônia? sal amargo;
    Melancolia leve? Sal amargo;
    Osteoporose? Sal amargo... e por aí vai!

    Boa sorte com o emagrecimento, um abraço

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4/11/15

    Tenho pressão alta, ácido úrico e obesidade... Posso utilizar esse sal amargo???

    ResponderExcluir
  10. Oi, Anônimo!
    Sal amargo (magnésio) não é remédio; é suplemento. As contra-indicações são para problemas gástricos e intestinais apenas.
    Comece com uma colher de café rasa ao final do dia e observe padrão de sono e funcionamento intestinal.
    Vá aumentando aos pouquinhos até obter uma colher de café bem cheia.
    Ele sozinho não fará milagre, porém uma caminhada leve diariamente com diminuição dos carboidratos e aumento de gorduras boas fará toda a diferença.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo Fernandes19/4/16

    tenho depressão profunda, síndrome do pânico, e síndrome mista de humor além da bipolaridade, com alguns eu sou uma manteiga derretida, mas com outros, principalmente estranhos em determinadas situações me torno até agressivo e preciso ser contido, mesmo com medicação, Dalmadorm de 30mg, durmo no máximo 3 horas por noite, foras 2 ou 3 vezes nessas 3 horas que levanto para urinar já que sou diabético e hipertenso. Entre tudo o que relatei, no que o sal de Epsom(sal amargo) poderia me ajudar? Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rodrigo!
    Tente estudar a fundo o estilo de vida "Low Carb", evitando ingerir alimentos ultraprocessados pela indústria alimentícia e também carboidratos refinados.
    A saúde intestinal afeta positivamente todo o organismo. Um cardápio rico em vegetais desde o café da manhã faz maravilhas, e o magnésio está contido nas folhas verdes naturalmente.
    Low Carb reverte quadros de diabetes e hipertensão. Procure um nutrólogo nesta linha.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.